16

16 - De forma breve comente como era a vida antigamente na comunidade do Caeté. (Levando em consideração os relatos concedidos pelo Senhor Leopoldo, em entrevista)

Postar um comentário

18 Comentários

  1. Os invernos eram rigorosos, e o trigo era um luxo, nossa vida é uma vida de deuses comparada a vida daquela epoca
    (Ataline)

    ResponderExcluir
  2. 16=as pessoas traziam suas mercadorias para vender no barracao.os alemaes moravam perto de rios,e os italianos em cima dos morros.se sustentavam com o que tinha em casa,vinham somente para o barracao para comprar querosene.
    elaine.

    ResponderExcluir
  3. 16=as pessoas traziam suas mercadorias para vender no barracao.os alemaes moravam perto de rios,e os italianos em cima dos morros.se sustentavam com o que tinha em casa,vinham somente para o barracao para comprar querosene.
    illana.

    ResponderExcluir
  4. 17-quebra dentes,pois as mulas passavam por um pequeno carreiro,e as mulas caiam e batiam o queixo no solo quebrando os dentes,.
    elaine

    ResponderExcluir
  5. 17= quebra dentes, diante das dificuldades que as mulas dos tropeiros encontravam para subir os aclive do caminho, escorregando e batendo com o queixo no solo, "quebrando os dentes".
    ILLANA

    ResponderExcluir
  6. 18= leonardo harger, professor.
    ILLANA

    ResponderExcluir
  7. 19= a instalação da rede de energia eletrica. o traçado da BR-282.
    ILLANA

    ResponderExcluir
  8. 20= a tradição alemã é exaltada com o grupo de dança que preserva a cultura e os costumes de seus antepassados. os visitantes são atraidos por suas belezas naturais, pela riqueza de sua historia e por sua culinaria de alto padrão.
    ILLANA.

    ResponderExcluir
  9. 21= 237 espécies de passaros.
    ILLANA

    ResponderExcluir
  10. era uma vida melhor, porem mais dificil, pois eram longe os locais, era tudo por bois, e mulas, nao havia um carro para se carregar o peso, era caminhando, ou em charretes algo do tipo, nada motorizado, tudo eito a mao.

    ResponderExcluir
  11. era tudo mais facil. exteto pelo fato de ter que fazer tudo a mão, e sem carro.

    ResponderExcluir
  12. mais facil, exeto pelo nao ter carros, e energia eletrica, era tudo feito a mao, sem mecanica.


    Hugo

    ResponderExcluir
  13. Éra uma vida nao muito facil, eles trasiam leite, ovo queijo prara vender na cidade pra compra o basico , e vivian do que se plantava , as camas eran sacos com palhas e dormian tudo juntos, ia de cavalo, carroça Ou charrete para a cidade vender seu produtos, na epoca era muito friu e naose tinha muita roupa ....
    *MARIA LUIZA

    ResponderExcluir
  14. 16- tinham que ir a pe ate o barracão para fazer compras, cvendiam mercadorias la, o inverno era rigoso, plantavam e vendia alimentos. alexsandro

    ResponderExcluir
  15. ANTIGAMENTE OS INVERNOS ERAM MAIS RIGOROSSOS PASAVAM O INVERNO TRATANDO PORCO FICAVAM NA ROÇA ESPANTANDO OS CHUPINS ...
    SAULO

    ResponderExcluir
  16. 16-segundo Leopoldo Schaffer sua infância ele lembra de quando estava nas plantações de milho com o irmão e ambos ficavam batendo em uma lata para espantar os chupins que teimavam em comer o trigo. “Trigo era um luxo, pão de trigo só no Natal”.
    Ele relembra de tempos do passado, quando a vida era muito mais difícil e os invernos eram muito mais rigorosos – “Hoje não dá mais inverno”. Falou-nos sobre as grandes nevascas que caíram sobre a região e de como era bonito ver a neve caindo feito pedacinhos de papel. Segundo seu Leopoldo, uma nevasca que aconteceu na década de 1950, chegou mesmo até a derrubar os galhos de alguns pinheiros devido ao grande peso que a neve acumulava.TATIANA

    ResponderExcluir
  17. era dificil, os invernos eram rigorozos ate com neve.
    aluna giovana truppel.

    ResponderExcluir
  18. A vida era muito difícil,as pessoas viviam da agricultura e naquela época fazia muito frio.
    marcos gabriel

    ResponderExcluir