Grécia - Meu 33 país

Dia 1 - O Desafio do Fuso Horário

O primeiro dia de nossa jornada foi marcado por um desafio significativo - a diferença de fuso horário. A lacuna de sete horas entre aqui e o Canadá pode não parecer muito no papel, mas na prática faz uma diferença enorme. Chegamos em Atenas por volta das 10h da manhã, o que parecia ser 3h da madrugada em Alexandria. Tentamos usar esse dia para nos adaptarmos, mas não foi o suficiente. No entanto, estamos nos acostumando!

Outro destaque do dia foi a comida. Tivemos a chance de visitar o Little Kook e, à distância, já podíamos ver a Acrópole, uma visão que nos deixou maravilhados.

O Little Kook é um café temático em Atenas que muda a decoração de acordo com a estação. Como visitamos a Grécia em outubro, o tema era Halloween. O lugar era fascinante, mas devo admitir que o banheiro era um pouco assustador, pequeno e cheio de palhaços. Senti uma vibração um tanto sinistra, mas vale a pena considerar que sou facilmente assustada! Haha.

Inicialmente, pretendíamos almoçar ou jantar no Leônidas, um restaurante altamente elogiado. No entanto, depois de caminhar vários quilômetros para chegar lá, acabamos entrando no restaurante ao lado por engano. Felizmente, também acabou sendo excepcional. Lá, saboreamos algumas delícias da culinária grega, como Moussaka (lembrando um escondidinho de carne moída com batatas e berinjela), Pastitcio (semelhante a um escondidinho, mas com macarrão) e o melhor Calamari da minha vida (eu só tinha comido à milanesa antes, mas esse estava frito e veio com tinta de lula).

Dia 2 - Conquistando a Acrópole

O segundo dia foi dedicado à Acrópole. Foi uma experiência de tirar o fôlego, e eu quase me emocionei. A jovem Carol jamais teria acreditado que um dia visitaria todos esses lugares pelos quais sonhou tanto, assistindo a programas de viagens quando criança. Foi incrível, e devo reiterar que encontrei no meu marido o companheiro de viagem perfeito. Ele é ótimo, divertido, solidário e sempre cuidando de mim, especialmente nessa nova fase de nossas vidas.

Estar lá em cima é impossível não ficar boquiaberto, primeiro pela grandiosidade de tudo e depois pela destruição e imposição dos conquistadores. É quase inimaginável pensar que eles chegaram ao topo e a primeira coisa que pensaram foi: "Vamos destruir tudo!" E foi exatamente o que fizeram. Muito triste (sei que os gregos também fizeram isso nos lugares que conquistaram, mas isso não torna a situação menos comovente, não é mesmo?).

Além da Acrópole, também visitamos a "Ágora Antiga", que é para Atenas o que o Fórum Romano é para Roma.

À noite, jantamos no Thissio, um restaurante situado em um terraço com uma vista premiada da Acrópole. Foi quase mágico e incrivelmente cênico. Foi uma ótima visita, mas minha única dica seria esquentar a quinoa na próxima vez!

Dia 3 - Explorando Atenas a Pé

Este dia foi dedicado a explorar! Nossos amigos, Guilherme e Ana, que moram em Amsterdã, estiveram em Atenas no mês passado e nos deram algumas dicas frescas. Entre elas, estava comprar um bilhete combinado para várias atrações, o que nos permitiu ver todos os principais pontos turísticos economizando muito dinheiro.

Um dos destaques do dia foi a visita ao Museu da Acrópole, que abriga muitas esculturas e partes originais do local, além de cerâmica e outros utensílios da civilização que ali viveram milhares de anos atrás.

Outro ponto notável é a quantidade de esculturas que faltam e que agora estão no Museu Britânico, em Londres. Lembro que isso me impressionou quando visitei o mesmo museu, vendo tantos objetos de outras culturas expostos lá. É incrível pensar que um império tão rico e poderoso foi saqueado pelos britânicos da forma como foi. Diplomaticamente falando, seria apropriado que os ingleses devolvessem tudo o que pegaram!

Outro aspecto triste é ver mais uma vez como os conquistadores se deleitavam em destruir a cultura do território conquistado.

Além do museu, visitamos mais ruínas, incluindo o Templo de Zeus, que costumava ser gigantesco e imponente, mas agora está em ruínas romanas, e a vasta Biblioteca Romana!

Em todos esses dias e nos dias seguintes, exploramos tudo a pé, percorrendo em média de 15 a 20 quilômetros por dia. Estou aqui no aeroporto de Atenas enquanto escrevo essas linhas, com as panturrilhas doendo, mas com a certeza de que cada passo valeu a pena. Sem tempo a perder e tanto para ver na cidade, fomos assistir a uma tragédia grega chamada "Medeus and the Friends from Atlantis". Incrível e inesquecível, com a Acrópole ao fundo.

Último Dia em Atenas

Nosso último dia em Atenas foi dedicado a recarregar as energias, passear pelo centro da cidade e gastar nossos dólares. Foi um dia para relaxar e comprar lembranças.

Voltamos ao Little Kook e aproveitamos um delicioso smoothie. Ficamos lá, passando o tempo, e depois fomos assistir à troca da guarda no Parlamento, um espetáculo peculiar e interessante, apesar dos escaldantes 39°C. Para concluir nossa estadia na capital da Grécia, tivemos um jantar delicioso e um drinque com a vista mais bonita da cidade. Foi um final apropriado para nossa aventura em Atenas.

Santorini: Um Paraíso na Grécia

Santorini é tudo o que você já ouviu falar e muito mais. Prepare-se para uma viagem emocionante pelas paisagens deslumbrantes da Grécia, onde cada detalhe surpreende e encanta. Você não vai querer perder nenhuma das maravilhas desta ilha, que deixa qualquer viajante completamente satisfeito.

Quando pensamos na Grécia e em seu apelo turístico, imediatamente nos vem à mente a imagem icônica de Santorini. As casinhas brancas, as igrejas de telhados azuis e o mar profundo e cintilante são exatamente o que você encontrará lá, especialmente na vila mais famosa da ilha, Oia.

Para chegar a Santorini a partir de Atenas, existem duas opções convencionais: balsa e avião. Optamos pelo voo, que uniu duas características essenciais em nossas viagens: rapidez e economia. A viagem de avião é surpreendentemente curta; a passagem dizia que levaria 50 minutos, mas, na realidade, em apenas 30 minutos já estávamos desembarcando na ilha mais badalada da Grécia.

Em Atenas, tentamos economizar dinheiro, mas em Santorini, esquecemos completamente o conceito de economia. Abraçamos o lema "só se vive uma vez" e decidimos aproveitar cada segundo, sem saber quando teríamos a chance de voltar à Grécia. Fizemos tudo o que tínhamos vontade, mergulhando de cabeça na experiência

Logo no primeiro dia, encontramos nossos amigos AG e Megan, com quem compartilhamos algumas das melhores experiências. Eles estavam em lua de mel na Itália, e combinamos de nos encontrar em Santorini. Antes de sua chegada, decidimos alugar um quadriciclo para explorar a ilha. Essa ideia já havia surgido em 2020, quando muitos dos meus amigos foram para a Grécia e alugaram motos. No entanto, naquela época, optei por uma opção mais segura. A experiência de dirigir o quadriciclo foi incrível, e eu definitivamente recomendo. Com o veículo, fomos até a deslumbrante Praia de Perissa, mas, é claro, nos perdemos no caminho, chegando ao Porto por acaso. A praia era linda e frequentada por pessoas sofisticadas, mas o que mais me chamou a atenção foi a areia, ou melhor, as pequenas pedras vulcânicas que a cobriam. Era diferente de tudo que eu já tinha visto, e agora tenho a impressão de que deveríamos ter explorado mais.

Nosso hotel em Santorini era um refúgio encantador, com piscina e jacuzzi, oferecendo vistas espetaculares. Altamar Suítes é o local perfeito para relaxar e desfrutar da paisagem deslumbrante da ilha.

No mesmo dia, fizemos um tour por uma vinícola, a Santo Wine. Embora eu não estivesse bebendo por motivos pessoais, todos os outros aproveitaram os vinhos locais. Talvez fossem tão bons ou talvez a generosa quantidade tenha tido um efeito embriagante, deixando todos em alta. Os vinhos de Santorini são únicos devido às condições climáticas e aos nutrientes encontrados no solo, sendo em sua maioria vinhos brancos. A visita à vinícola, no entanto, teve um ponto negativo: subestimamos completamente a caminhada de 4 km até lá, devido à distância, ao calor e à topografia. Minha dica: pegue um táxi. Encerramos nosso primeiro dia em Santorini com uma taça de vinho na varanda do hotel, contemplando o esplendor dessa ilha mágica.

Santorini é realmente um destino de tirar o fôlego. Nossa aventura estava apenas começando, e mal podíamos esperar para explorar mais desse paraíso grego. Continue acompanhando nossas experiências nesta viagem dos sonhos!

Segundo Dia – Aventuras no Mar Egeu

O segundo dia em Santorini começou cedo para mim e para o Rory. Tenho certeza de que ele ainda estava lidando com os efeitos colaterais da quantidade absurda de vinho que havia consumido no dia anterior, mas sem reclamações, pulamos da cama cedo e fomos para mais um passeio de quadriciclo por Santorini, seguido de um café da manhã reforçado para nos manter firmes e fortes para o dia que estava por vir.

Vocês se lembram de quando mencionei que o Rory e eu não somos os turistas mais habilidosos em termos de orientação? Nós nos perdemos facilmente e, às vezes, temos dificuldade em encontrar atrações, mesmo quando estão bem na nossa frente. Em Santorini, passamos um dia inteiro sem explorar a melhor parte de Fira, onde estávamos hospedados. Então, naquela manhã, por acaso, decidimos explorar o outro lado da ilha e, voilà! Encontramos o melhor que a ilha tinha a oferecer.

As falésias com as casinhas brancas, as barraquinhas de souvenires, os passeios de burro, os teleféricos – tudo estava ali. À medida que avançávamos, nos encantávamos a cada curva do caminho (e havia muitas). Entre fotos e risadas, encontramos um restaurante com um cardápio tentador e decidimos esperar por AJ e Megan (que também estavam lidando com os efeitos da indulgência de vinho do dia anterior) para almoçar por lá. Eu já estava na fase de "enjoei da comida grega" e optei por um Chicken Souvlaki, mas todos os outros saborearam a culinária local, especialmente Rory e AJ, que são grandes fãs de frutos do mar.

Após o almoço, tivemos uma das excursões mais esperadas da viagem: um passeio de barco pelo Mar Egeu. Foi um cruzeiro de catamarã completo com jantar, vinho à vontade, paradas para explorar as fontes termais vulcânicas, snorkeling com peixes e outro pôr do sol hipnotizante. O barco cumpriu todas as promessas. No entanto, o tempo apresentou um desafio. Estava uma agradável temperatura de 24 graus Celsius, mas bastante vento, o que me impediu de dar um mergulho no Mar Egeu (por favor, me perdoem, mas não sou fã de água fria e não conseguiria suportar ficar molhada e passar horas tremendo para me aquecer).

O sol se pôs sobre as águas de forma épica e certamente será uma memória eterna em meu coração.

À noite, foi mais um Chicken Souvlaki para mim, enquanto meus amigos se deliciavam com a alta culinária grega (em um restaurante que tocava música brasileira). Depois, voltamos para o hotel.

No dia seguinte, Rory precisava estar em Londres para uma reunião de trabalho, então essa foi a sua última noite na Grécia, e eu passaria o último dia na Grécia apenas com meus amigos. No entanto, mais uma vez, o dia prometia grandes aventuras."

Last day

No último dia, decidimos explorar Oia para finalmente conhecer a parte mais movimentada da ilha, e foi incrível. Se já havíamos ficado impressionados com a beleza da parte costeira próxima a Fira, mal consigo encontrar palavras para descrever o que senti ao chegar em Oia. É simplesmente magnífico. Parecia que eu tinha sido transportado para dentro de uma revista sobre a Grécia. Absolutamente perfeito.

Sim, estava lotado de turistas. Claro que sim, e eu não sou do tipo que reclama disso. Se sei que é assim e mesmo assim escolho ir, não tenho direito de reclamar. Começamos o dia com um café da manhã reforçado e depois convenci Aj e Mega a fazerem literalmente uma grande bobagem. Como alguns devem saber, a Grécia também é conhecida por usar burros como meio de transporte. Eles eram usados no passado para transportar mercadorias do porto para as vilas. Com a popularização do turismo na região, os turistas também começaram a querer experimentar esse meio de transporte. Os passeios de burro são muito comuns em Santorini, e decidi que iríamos experimentar.

No momento em que me sentei no animal, o arrependimento já veio. Sabe aquela sensação de andar a cavalo em uma descida? Então, multiplique por 20 e terá mais ou menos a sensação que tive descendo, tendo que me equilibrar no burro, fazendo força para não cair e ainda tendo de um lado um precipício e do outro rochas. Me arrependi muito, e minha única reação foi gritar e rir como uma louca. Coisas desnecessárias na vida, não é mesmo? Enfim, sempre revivo essa cena com muitas risadas, mas jamais repetirei. Além disso, quando desci do meu burro, fui atropelada por outro que estava subindo, e o cara que estava em cima nem sequer pediu desculpas. (Os burros não obedecem aos comandos da pessoa que os monta, mas por educação, ele deveria pelo menos ter gritado um "desculpe").

Depois da aventura de burro, chegamos ao porto e encontramos alguns italianos muito mal-educados, que até fizeram Megan, que é uma verdadeira dama, perder a paciência e discutir. Nossa intenção era pegar o bondinho de volta para o topo, mas a fila estava enorme, então optamos por pegar um barco até Oia, que já seria, de qualquer forma, nosso destino final.

No barco, novamente ficamos maravilhados com a beleza da ilha, e a cereja do bolo foi chegar em Oia, que, como já mencionei, parecia saída de uma revista (sim, sou antiquada e para mim faz todo sentido). Em Oia, passeamos bastante, visitamos várias lojinhas e, é claro, encontramos um bom restaurante para almoçar. Esperamos alguns minutos por uma mesa, mas valeu a pena. A comida estava deliciosa e a vista, privilegiada. Sentia-me como a protagonista de uma novela das 9.

Depois de explorar bastante, voltamos para Fira, descansamos um pouco e fomos para nosso último jantar em Santorini. Mais uma vez, uma vista maravilhosa e comida deliciosa, encerrando com chave de ouro nossa viagem à Grécia.

(Meu pobre marido estava em Londres, correndo para chegar ao local da reunião a tempo).

Nossa volta para a Europa não poderia ter sido melhor. Obrigada, Grécia, por nos proporcionar uma experiência fantástica, compartilhando sua história e belezas naturais. Quem sabe um dia voltaremos a nos encontrar!