10 coisas que aprendi no Canadá

 


1 – Frio intenso - É o lugar mais frio em que já estive. Lembro que uma vez na Alemanha o termômetro marcava -6 e eu achei que fosse morrer congelada. Aqui já peguei temperaturas de -28, com sensação térmica de -32. Me sinto louca olhando o app de clima marcando zero grau e pensando: ok, não está tão frio assim.

2 – Maple Syrup - Eles podem usar Maple Syrup em tudo! Eu não conhecia, mas ele é uma forma de xarope, extraído da seiva bruta de uma arvore a Maple tree. O xarope é extraído da mesma maneira que extraímos o látex da Seringueira. A seiva é retirada das árvores entre o final do inverno e o início da primavera, quando o metabolismo das árvores ainda está reduzido, como resultado do rigoroso inverno. Com o clima frio, as árvores armazenam amido em seus troncos e raízes, que é convertido em açúcar. É uma delícia e eles utilizam com Wafles, panquecas, fazer doces, em alguns drinks e até para cozinhar carnes e tudo mais o que se possa imaginar.

3 – Verão marcando 40 graus - Eles vivem me dizendo que preciso apenas esperar o verão chegar para me sentir no Brasil, pois os termômetros aqui também passam dos 40 graus. Eu mantenho as minhas esperanças, já que estamos na primavera e já chegamos a 29 graus, mas só acredito vendo. --40 e 40 graus positivos, será que isso é possível?

4 – Hóquei – O hóquei está para os canadenses assim como o futebol esta para nós brasileiros. Parece que as crianças antes mesmo de aprender a caminhar já sabem como patinar no gelo. Se prepare para passar vergonha se for em alguma pista de patinação. As crianças vão dar um show, assim como os adultos.

5 – Calçados na porta – todo mundo tira o calcado quando entra em casa. Eu sei que em algumas regiões do Brasil isso ainda é comum, mas aqui isso é praticamente uma regra social. Você não irá ver ninguém usando calcados da rua dentro da casa, sendo visita ou não.

6 - Muitas fazendas – Talvez nem todo mundo pensa como eu pensava, mas em minha cabeça o Canadá era um país de industrias e tecnologia. Ok, ele pode ser isso também, porém pelo menos na área em que eu moro o que mais se vê são enormes fazendas. Tipo aquelas fazendas que estamos acostumados a ver nos filmes, sabe? Com grandes celeiros e uma enormes casas...

7 – Conexão com a família real – O príncipe Philip morreu mês passado e as bandeiras de todo o pais ficaram em meio mastro. Canadá ainda faz parte do Commonwealth e em muitas situações ainda dança no ritmo da monarquia. É claro que o país tem bastante autonomia, mas em muitos aspectos ainda é comandado pela rainha, que aliás tem sua face estampando notas e moedas que circulam pelo país.

8 – Mais ruivos do que na Irlanda – Sim, pelo menos na região onde moro eu vejo muito mais ruivos do que vi na Irlanda, país que carrega esse estereótipo de gente ginger. A explicação é, sem dúvidas, a massiva colonização escocesa que aconteceu por aqui ao longo dos séculos XIX e XX.

9 – Jantar mais completo que o almoço – Assim como na Irlanda a principal refeição deles não é o almoço e sim o jantar. Já estou faz algum tempo nessa rotina, mas ainda não me acostumei com isso. Pois pelo menos de onde eu venho no Brasil o almoço é a maior refeição do dia e tem gente que até evita comer muito na janta. Aqui, completamente diferente.

10 – Canadá > USA – Está bem que essa afirmação pode ser bem polemica, mas para mim é verdadeira. Os dois países apesar de estarem tão próximos fisicamente, são muito diferentes entre si. Canadenses não gostam de ser comparados com os vizinhos americanos e eu consigo entender bem o porquê. A forma como os canadenses vivem é muito diferente da deles e em meu ponto de vista, muito melhor.



Postar um comentário

0 Comentários