Cuba - Meu 32º país

Cuba é um país lindo, de praias paradisíacas, águas claras e quentinhas e areia de um branco que poucas vezes vi na vida. Terra dos famosos charutos, do rum, do café e de um povo alegre e gentil.

Fomos para Cuba para comemorar nossa lua de mel e não poderíamos ter escolhido um lugar melhor para relaxar. Essa foi a nossa primeira viagem internacional juntos – apesar de termos nos conhecido na Irlanda e hoje morar no Canadá - e o meu companheiro de viagem e de vida foi aprovadíssimo. 

Muitas Pina coladas e Mojitos depois estou aqui, já em casa, colocando no papel algumas das minhas percepções sobre essa ilha tão peculiar. 

Peculiar pois existem alguns fatos muito interessantes sobre o país caribenho: Primeiro, eles vivem sobre o polêmico regime do socialismo; por causa do socialismo, Cuba erradicou o analfabetismo, todo mundo tem acesso a universidades e, é muito comum ver gente com mais de um diploma universitários; Cuba, um país de terceiro mundo é referência em formação de médicos e tem até mesmo sua própria vacina contra Covid-19, a Soberana – com alto nível de eficácia. A imensa maioria dos carros são anteriores a década de 60, quando ocorreu o bloqueio econômico, e então se você é fã dessas antiguidades, Cuba é um grande museu a céu aberto e a em uma mão a extrema proximidade territorial e em outra a completa aversão aos Estados Unidos. 

Quando a gente ouve falar em Cuba, logo vem a cabeça o lendário Che Guevara e o polemico Fidel e estando lá, a gente pode ter a certeza da importância deles para o país e de que as razões que levaram a revolução Cubana são muito plausíveis, porém o regime socialista se perdeu faz tempo. Com tons de regime ditatorial o sistema levou a população cubana a pobreza e carência do básico.

A revolução queria uma Cuba realmente independente e livre das emendas da constituição que davam plenos direitos aos Estados Unidos de intervir em tudo relacionado ao país vizinho. Essa é uma história de luta pelos direitos e pela liberdade, daquelas que a gente gosta. O problema foi que aos meus olhos o poder subiu a cabeça do Fidel e ele insistiu em um sistema que não funciona tão bem na realidade, quanto na teoria. Enfim, andar pelas ruas de Havana, apesar da quantidade de museus e história, é também um tabefe na cara. Gente pedindo dinheiro, tentando vender qualquer coisa, pedindo leite, comida, a dificuldade de encontrar coisas básicas e extremamente insatisfeitas. Além disso, ninguém aceita pesos Cubanos, só dólares, dólares canadenses e Euros. Trocamos e se livramos de alguns dando gorjeta, pois no comércio, não aceitavam. 

Mas fora os problemas sociais, dos quais me faltam autoridade para falar sobre, principalmente por ter sido uma viagem apenas com fins turísticos, Cuba é linda – principalmente se você ficar no conforto de um resort em Varadero ou em outros locais da ilha que sobrevivem do turismo.  

Varadero fica a menos de duas horas da capital, Havana. É um balneário, repleto de resorts de frente para o mar e foi que ficamos a maior parte do tempo. Eu não sei se esse é meu estilo de viagem, mas adorei. Foi perfeito para descansar da loucura que foi a preparação do casamento, me reencontrar com um clima tropical e com altas temperaturas. Eu estava precisando disso, depois de mais de três anos no Hemisfério Norte. Sol, calor, praias, piscinas, água quentinha... estava sentindo muita falta de tudo isso. 

Mergulhamos com peixes tropicais, aprendemos muito sobre a história do país, andamos em carros conversíveis dos anos de 1927 e 1957, visitamos o Beatles Café, comemos lagostas frescas em restaurantes locais e Rory degustou e comprou mais charutos do que eu gostaria rsrs, com certeza essa viagem ficará na nossa memória para sempre e fica a esperança de um dia voltar a Cuba e aquela gente que nos serviu tão bem no hotel, ter a oportunidade de ter na mesa deles tudo o que serviam para a gente.  


Extra:  Você sabia que foi Hemingway, em sua temporada morando em Cuba que criou o Mojito? E não só ele, mas também o Daiquiri outro drink tradicional de Cuba, além disso, foi morando lá que ele escreveu um de seus maiores sucesso, “O velho e o mar”, que, se você assiste Pantanal, deve lembrar que Juma estava lendo e ficou completamente fascinada pelo “Véio do mar”.

Postar um comentário

0 Comentários