NÃO VÁ PARA PORTUGAL



Não vá para Portugal, eles roubaram nosso ouro, nosso pau Brasil, mataram nossos índios, mandaram bandidos para cá e ainda nos obrigaram a falar a língua deles.
Porto, Aveiros, Coimbra, Batalha, Fátima, Nazaré, Óbido, Lisboa, Sintra, Cascaes, tudo isso vai te deixar muito desanimado....
Se você for para Porto, pode vir a suspirar pelas construções da Ribeira e ser obrigado a tomar um vinho do porto por lá, com vista para o Rio Douro. Chaaato. Ou podem te fazer comer uma Francesinha, além de ouvir de todos que Porto é muito melhor que Lisboa. Se tiver muito azar mesmo, pode estar sentado em um barzinho da Rua Santa Catarina e passar um terno de reis, cantando músicas tradicionais portuguesas. Nada cultural, desanimador.
Se você insistir nessa viagem, vai estar sujeito a se encantar pelas águas de Averos. Lá eles dizem que a cidade é a Veneza portuguesa. Um pouco de exagero, né? Ela nem cheira como Veneza. Uma cidade linda, limpa, colorida, com as cores refletindo no reflexo da água, aqueles barquinhos circulando pelos canais, aves exuberantes pousadas nos cais. Coisas totalmente sem graça.
Sua teimosia pode te levar até Coimbra e lá é capaz de te bater uma leve vontade de estudar naquela universidade, viver toda aquela energia da vida universitária, que só a cidade que possui uma das mais universidades mais tradicionais do mundo pode te oferecer. Uma bobeira.
Em Batalha você corre o risco de tirar a mandíbula do lugar, de tanto ficar de boca aberta com a arquitetura do mosteiro. Não vale o risco.  
Outra dica muito importante, se você for católico não vá para Fátima, pois aquele local te leva a reflexões profundas. Capaz de te dar vontade de acender uma vela e agradecer pela vida, tamanha a paz que aquele lugar te transmite. O som do sino repicando pode te provocar uma emoção difícil de transcrever em palavras.  
E Nazaré então? Essa sim, não vale a pena! Se você tiver o azar de ir em um dia sem ondas, pode se ver obrigado a ficar do alto de um mirante, sendo obrigado a ficar admirando suas falésias e um pôr do sol sobre o atlântico, que depois será difícil de apagar de sua memória. Deus nos livre.
Em Óbidos, credo! Você vai sentir a sensação de estar andando em uma cidadezinha medieval, quem quer isso? Suas ruas apertadinhas, calçadas com pedras milenares, construções seculares, tudo muito antigo. Ui! Andar em uma cidade cheia de histórias, cercada por uma muralha de proteção que a defendeu de ataques durante séculos? Não quero, obrigada.
E Sintra com aquele monte de castelos? Muita ostentação! Berço de reis e rainhas, pedras que estão lá, amontoadas umas em cima da outras, testemunhando descobertas, mudanças da sociedade, da política, guardando uma história tão rica. Quero é distancia disso.
Cascaes então, aff. Imagina você ter que caminhar por aquela orla? Com aquele monte de  pequenos castelos, pontilhões de pedra, rodas gigantes e um mar de um azul sem igual. Não, não vá. E a Boca do Diabo, como pode uma construção natural daquelas? Certamente aquilo é plágio, não deve ser natural. E lá ainda corre o risco de você ter que ver um pôr-do-sol em Estoril, enquanto um violinista toca no alto de uma construção medieval. Absolutamente dispensável.
E a cereja do bolo para você não ir para Portugal é Lisboa! Ela tem tudo o que a gente não busca em um destino. Cultura, arte, história, arquitetura milenar, sistema de transporte público de qualidade. Quem vai querer ir para um lugar desses? Cheio de ruas históricas, castelos, bibliotecas, sebos, teatros? E aqueles restaurantes? E as cervejarias? Sério, não vá!
Não vá para Portugal, eles vão te obrigar a comer ovos moles, muitos doces e a conhecer um país que é do tamanho do estado do Pernambuco, mas consegue te fazer ficar louco por cada cidade que conhecer. Sério, não vá para Portugal, pois corre o risco de acontecer com você o mesmo que aconteceu comigo. Embarquei para lá sem nenhuma expectativa e voltei completamente apaixonada pela terrinha!
Portugal é demais!!!

Postar um comentário

0 Comentários