O Ambiente universitário

Todo mundo deveria fazer uma faculdade, não só pelas tendências mundiais, pelo mercado de trabalho, pelo seu futuro, mas por você, pelas experiências de vida, para viver, aprender, criar seu ciclo social, ser feliz.

Um dia Li em algum lugar que os melhores anos da juventude são quando se está na faculdade, e eu não acreditava nisso, até passar por ela.

Quando entrei na faculdade eu tinha 17 anos, era envergonhada, cheia de pudores, e achava que sabia bastante da vida. Na verdade eu era uma criança, e não sabia nada de nada.

Foi a evolução de uma patinho feio pra alguém forte e um pouco mais confiante.

Foi a descoberta do amor mais lindo e enorme do mundo, que foi de platônico a engraçado em pouco tempo, são história, pessoas, viagens.

Criciúma a ilha da magia, o CA, o posto, as impressões do primeiro dia, Tia Meg, os ponto e virgula do Ramon, o poney do Guzatti, Cerveja pro Alvarino, o Rexona do Rômulo, o Vendel, o olhar da Juliana, a mulher do coordenador, o gordo, são coisas que jamais vão sair da minha memória. No Baile de formatura cada um tinha um brilho no olhar, foram 4 anos, a gente cresceu, criou laços, e agora cada um tem seu rumo, nem tudo se perdeu, mas tudo isso já ficou no passado.

Um dia meus filhos vão perguntar: “Quem é aquele que a mamãe deu oi?” e eu direi: “Ele fez faculdade com a mamãe”, para alguns vai ser só isso, mas também terei amigos para toda a vida, com quem quero vibrar com as conquistas, poder participar da vida, ajudar com os problemas, quero que sempre estejam presentes, perto de mim.

Já morro de saudades de todo aquele universo, dos corredores, escadas, dos desconhecidos que eu sempre encontrava, do JUNIPLAC, da copa NERD, de todos os nossos eternos calouros e até daquela garrafa vermelha com o adesivo de SI.

E nunca na minha frente ninguém falará mal da UNIPLAC, porque foi lá, que eu aprendi a viver.

Carol Pereira

Postar um comentário

34 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ah, que lindo, nostalgia? Hahaha mas sim, concordo, imagino como se cresce estando numa faculdade. Estou começando agora, ainda sou um patinho feio? Oo hahaha Pode deixar que não falarei mal x) Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa ate fiquei emocionada...quero só ver a hora q a minha acabar =(

    ResponderExcluir
  4. Mariana (Mulher do Coordenador, aauauahhha)17 de maio de 2009 às 22:17

    Oi Carol, muito lindo tudo o que você escreveu, principalmente para quem acompanhou do seu lado muitos desses momentos inesquecíveis... e engraçados!!!
    Não podemos esquecer nunca do "Pão de queijo", fomos convidadas a nos retirar da aula, lembra?!?!?
    Da prova de arquitetura, que levamos uma placa mãe para estudar em casa, haahuauahuha!
    Do meu tombo na escada da biblioteca, kkkkkkkkkkk
    Enfim, foram momentos únicos e todos os dias encontrávamos algo para rir e esquecer um pouco dos if e else...
    Te adoro muito, vc foi e é muito importante para mim, me ensinou a ser menos estressada!
    Bjão, saudades...

    ResponderExcluir
  5. Deu aula moça, somente estudo pode livrar os ignorantes da escuridão. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  6. ohhhh q linda kkkkk patinho feio nada =P adorei o texto carol!!

    ResponderExcluir
  7. hahahaha
    quaaantas historias!
    bagagem q levaremos pro resto da vida...
    nem mesmo todos os anos que virão poderao apagar da memoria esse tempo maravilhoso!

    bejãaaao Carol!

    ResponderExcluir
  8. NOSSA!!!.. a nossa faculdade.. as nossas historias, jamais sairão de nossas mentes.. é inexplicável, incomparável, momentos únicos, como vc disse, momentos que marcaram nossas vidas, anos que nos fizeram amadurecer.. anos que fizeram a diferença.. E QUE DIFERENÇA neh Carol, dava de escrever um livro uhauhauh, o dia da formatura então.. INDESCRITIVEL.. a primeira coisa que vem na minha cabeça é MARAVILHOSAMENTE MARAVILHOSO!!!
    Já estamos com saudades.. mais o que importa é tudo o que estes anos agregaram em nossas vidas.. as experiências, as amizades, COMO A NOSSA, que JAMAIS vai ser uma simples amizade de colegas de turma.. é de CORAÇÃO.. CAROL.. VC FAZ PARTE DA MINHA VIDA!! vc sabe neh.. heheh e agora VAMOS FAZER POSGRADUAÇÃO JUNTAS??? vamos.. vamos \o/ uhauhuah

    ResponderExcluir
  9. Eu não concordo contigp pq nunca na faculdade estive, mas estarei! E tava contando ontem pras minhas amigas como estou anciosa pra isso, anciosa pra minha vida começar, pq acredito que só na faculdade a gente vira gente de verdade! Seu post caiu direitinho nisso que ando pensando esses dias! Ótimo texto :)

    ResponderExcluir
  10. Lindo Carol é bem isso tudo que vc falou bah guria meu olho encheu de lagrima lendo pensar q esse tb é meu ultimo ano já da um apertinho, mas é a vida neh muitas coisas boas pra lembrar e muitas coisas ainda pra viver mas concerteza posso dizer que vivi os melhores dia da minha vida na Facul, os JUNIPLAC's então vão ficar grandados na memória acredita que esse ano acabamos em 2º no Geral foi muito show...
    hehehehehehe
    otimo blog flor e ve se aparece neh ahh ainda num esqueci que estou te devendo uma pizza na minha casa hehehehehehehehe

    bjussss

    ResponderExcluir
  11. Esta me devendo mesmo Katy, e Mariana Mulher do Coordenador, muito bem colocadoo, eu nunca vou esquecer dessas coisas que vc falou, o seu tombo entaoo, huaua Jamais... uhauha E Dani, como nao falei da Arvore? HUAUHAHUHUA A Arvoree, ela existeee! E o Puma? a o fatidico dia da phaellos? HUAUHUHAUHA muita saudade!

    ResponderExcluir
  12. Poxa, pior q é verdade! Apesar das correrias, das loucuras e preocupações, se olharmos pros 4 anos (ou seja lá qtos forem) passados, veremos o qto tudo vivido foi unicamente especial!

    ResponderExcluir
  13. Sou muito suspeita pra falar sobre esse assunto...me apaixonei tanto pelo ambiente universitário que resolvi ser professora universitária pra nunca abandonar esse mundo fantástico! A facul me transformou numa nova pessoa, menos tímida, mais destemida e madura, me deu amigos incríveis, me apresentou pessoas que ficarão pra sempre na minha vida!!! Saudades demais do meu tempo de graduanda...uma das maiores saudades da minha vida...e lá se vão 5 anos já...melhor assunto impossível amiga, amei!!!
    bjs de uma rata de universidade...não vou sair nunca dela kkkkk

    ResponderExcluir
  14. Tão lindo saber que a vida de uma pessoa q é importante pra gente foi tão legal, esta sendo tão legal, e será muito mais!
    Mal posso esperar p fazer parte de alguma das aventuras dessa coisa mais linda e especial q eu tenho orgulho em chamar de "mana"!

    ResponderExcluir
  15. EH mesmo o PUMA.. huahua nao poderiamos esquecer deste detalhe nunca uhauhauhuhau

    ResponderExcluir
  16. Post estilo discurso de colação de grau, heheh

    gostei do blog Carol.

    bjos

    ResponderExcluir
  17. Restaram muitas lembranças... =D

    Beijoo, se cuida e boa sorte em sua "jornada"... =D

    ResponderExcluir
  18. Um dia eu vou entrar pra faculdade, aí venho aqui e faço um comentário de "já passei por isso"!
    Legal, legal! Deu mais vontade ainda!
    Ahuaihauhahuhaau
    Beijoooca!

    ResponderExcluir
  19. É verdade prima, falasse tudo. Sem o estudo não somos nada hoje em dia. Aprendemos muito a cada etapa da nossa vida.. Quantas lembranças, hein moça ?! PArabéns pelo blog prima, escreves mto bem.

    ResponderExcluir
  20. Ahh eu quero muito fazer faculdade, por todos os motivos que vc disse na verdade, mas eh dificil, sabe como eh neh?
    quando trabalho to o dia todo
    n consigo conciliar tempo!!
    mas eh super prioridade minha, msm q fique dez anos duro, mas quero facul rs
    Bju Carol

    ResponderExcluir
  21. ehhhhh... vida de universsitario eh um momento q agente tem q aproveita... passa rapido e agente nem ve... eu como bom exemplo de aluno resolvi fica alguns semestres a mais pra aproveita um poco mais ... hehehhehe



    bjaumm Carolzita...

    ResponderExcluir
  22. Carol,vc ta de parabens msm amiga,seu texto sobre a facul bom demais,mas tipo,bom nao..Otimo..rsrsr,to doido pra ir pra facul logo.rsrs.ah e parabens de novo.rsrsr..Beijao

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Carol...
    Belo texto, eu posso lhe dizer que sinto falta agora da minha primeira faculdade, pois nessa segunda como eliminEi muitas matérias, não criei elo com ninguem, ainda mais que faço nesse semestre o 3° e o 4° semestre pelo fato dos aproveitamentos de materia. Mais a vida de faculdade é muito buena, festas, nervosismo com provas apresentações, professores, amigos, bares, e no fim a temida e compensatória monografia, a senção de dever cumprido com a colação de grau o orgulho é fantastico. Aqui vos falo, não pararei mais de estudar, me formo em Agronegocios primeiro semestre de 2010 minha segunda faculdade e já darei inicio a minha MBA na ESALQ USP em Piracicaba o curso tenho duvida em Estratégia em Agribusiness, ou Gestão em Processo Sulcrualcooleiro, tenho um semestre pra pensar.
    Escrevi demais, na proxima lhe escrevo mais
    Beijos fique com Deus guria

    ResponderExcluir
  24. Olha aí... a Carol escrevendo textos bonitos e tocantes!!
    Ficou massa hein...
    Mas até o ponei foi citado... kkkkk
    E eu que me esforcei tanto para que fosse lembrado em textos escritos depois da faculdade...
    Tudo em vão. Acho que vou fazer contábeis...

    ResponderExcluir
  25. auhsiauhsias q pena q eu fui lembrado por cerveja!?

    e o gui que nem foi asiuhaiuhsaisas

    carol fico 3 meses escrevendo o texto asuyaisuhaiushasas
    brincadera, mais é isso ai mesmo que vc disse... deveria ter outra facul de sistemas tipo SI II

    ResponderExcluir
  26. Ai ai, que amor dedicado a UNIPLAC!!!
    Eu não vo amar a FACVEST assim não!!
    hahaha
    Tá, adorei teu texto
    não sei mais oq escreve
    xau bju

    ResponderExcluir
  27. Mari, está é mais uma das diferença entre as duas faculdades! hehehe..
    Entao, Gui, eu te citei, não diretamente, mas qdo falo do posto, da tia Meg, das impressões do primeiro dia.. é claro que estou falando de vc, pois sem a sua alegria e humor nada disso seria tão legal quanto foi! Sem falar que sempre que ouço aquela mśucia "quem é o gostosão daqui" eu lembro de vc, javaboy!
    E Bino.... COmo nao associar vc a Bebida? UHAhuauh Nem comentei sobre o nosso ribiti neh? Mas tbem eh memoravel... Ahhh e o Khristian com K, reclamou que eu nao falei dele, mas eh que VC É MUITO CHATOOO uhauhauha mas eu até sinto saudades de vc! :P

    ResponderExcluir
  28. Aeee CaroOlL...

    Mando beem...facul foi inesquecível mesmo, só o ponto e vírgula que eu ja tinha esquecido!
    sdauhdsudahusdhdasdas..

    mas faço suas palavras, as minhas, saudades enoormes que a gente vai sentir, e agora a gente vai viver esses momentos só contando a outras pessoas...

    parabens pelo texto!
    fico muito bom!!

    beeijos!

    ResponderExcluir
  29. Pois è Carol concordo com vc no ambiente universitario damos os primeiros passos para nosso crescimento interior e intelectual estes servirão de bagagem e luz para trilharmos os nossos caminhos futuros.
    Beijos Linda!!!

    ResponderExcluir
  30. Depois de tanta insistência irei deixar um comentário, mesmo sem ter sido citado em suas lembranças :D Apesar de não aparecer no texto, apareço em foto e faço uso do velho dito: "uma imagem vale mais que mil palavras". :p

    Não lembro exatamente quando começamos as conversas, a amizade em si, mas é algo que irá perdurar. Realmente aconteceram muitas coisas durante esses 4 anos e além da conquista do Bacharelado creio que outra tão importante quanto ou ainda maior é a amizade adquirida. Infelizmente o contato não é mais constante, mas não irão faltar oportunidades para reencontros, nos quais iremos relembrar dos trabalhos deixados para última hora, das noites mal dormidas devido a estudo, do tão afamado TCC que ao finalizá-lo vemos que não foi nenhum bicho de 7 cabeças e sim apenas a nossa inexperiência que gerava o medo, as incertezas. Felizmente ficam as fotografias, o msn :p que nos ajudam a fortalecer nossas amizades.

    Bjuxx Carol

    ResponderExcluir
  31. vou comentar aqui neh carol
    mas pow
    vc nem me citou tbm....nem gosto mais de vc sua ingrata...
    Eu devia estar no nome do teu blog
    SHUAHSUSAHAS
    na verdade acho q o nome podia ser assim: euamoaany.blogspot.com
    HSUAHSUAHSASUAHASUH
    apesar disso eu ainda gosto de vc, e nao sabe a falta que tu faz no juniplac!HSUHSUA

    ResponderExcluir
  32. Belo post, Guria.
    É verdade mesmo quando dizem que "melhores anos da juventude são quando se está na faculdade". São vivências, conceitos, experiências e amigos que a gente leva pra sempre. Eu aproveitei bastante esse tempo...
    O colégio prepara a gente pra faculdade. A faculdade prepara a gente pra vida.

    ResponderExcluir
  33. Vou comentar aqui neh Carol...
    max poh neh nem sito o meu nome neh....mas td bem eu teh perdou rsrsrsrs
    Bom olha soh a Carol escrevendo essas coisas de tocar o caração da gente tah lindo o teu blog Carol.
    Eh bem isso ai mesmo Carol a gente passa por vários momentos unicos e enesqueciveis.
    Teh adoro mto Carol vc eh mto engraçada rsrsrsrsrs
    bjs...

    ResponderExcluir
  34. Olha ae Carol, muito legal o seu blog mesmo! Ta de Parabéns...

    É legal você parar e relembrar de tudo o que passou, dos amigos que fez nessa caminhada, as risadas, as agonias por quais passamos, provas, trabalhos sofridos. Tudo de certa forma contribuiu para moldar nossa personalidade, e acima de tudo, construir nossos laços de amizades.

    É complicado, faz falta tudo isso! Quando entramos na faculdade, não viamos a hora de terminar tudo. Após a banca, gostariamos de voltar no tempo e aproveitar tudo o que deixamos passar.

    Como outros falaram, não fui lembrado, mas ao contrário do Gui, eu não tinha nenhuma características que me sobresai-se (Sei lá se escreve assim hehe) perante aos outros. Porém acredito que o que mais me marcou foi a forma de eu ser, não pertencer a um único grupo, uma hora estava conversando com o Alovisio, Blomer, Romulo, Ramon etc.., outra hora estava conversando com o Guzatti, o Jhean, o Wendel, etc.. outras horas com vc a Dai e a Mariana, outras horas jogando com o Marcelão, e algumas vezes isolado. E não tem um dia que passe sem eu me lembrar de alguma característica, fala, piada de alguem... Isso vai ficar pra sempre... (ah.. uma que vc não contou foi a do Ramon contando a história dos tropeiros na serra hehehe)

    Hoje cada um tomou seu rumo, nos distanciamos... mas fica aqui a minha certeza de que a amizade será sempre a mesma, pro que der e vier!

    Abraço a todos

    bj Carol

    ResponderExcluir