Personalidades: Nivaldo Wessler - Formiga



18 de julho de 1949
27 de julho de 2017

    Um dos políticos mais marcantes da cidade de Alfredo Wagner, sendo por três vezes prefeito, três vezes vereador e até mesmo candidato a Deputado Estadual, ficando na suplência, esse foi Formiga. Homem que deixou profundas marcas na cidade de Alfredo Wagner, sendo por suas gestões como prefeito ou por sua atuação na vida social.
    Nivaldo Wessler nasceu em 18 de julho de 1949, na cidade de Braço do Norte, Santa Catarina. Filho de Júlio Wessler e Venerana Junklaus, Nivaldo mais conhecido como Formiga era um menino esperto, sadio, gostava de brincar como qualquer outra criança. Brincava de bolinhas de gude, peteca, pega-pega, mas o que ele mais gostava era brincar de bola, jogar futebol.
Mas as brincadeiras logo tiveram que dividir espaço com o trabalho, pois ele começou a trabalhar desde muito pequeno, ajudando seu pai na roça – em terras do senhor Balcino Matias Wagner. Pois eram uma família muito humilde e trabalhavam como arrendeiros.
    Aos catorzes anos começou a trabalhar na laminadora, dos senhores: Batistote, Manoel Seemann e seu Celmente. Trabalhou também como pintor para ajudar na renda da família.
    Mas mesmo sendo trabalhando muito, ele sempre encontrava tempo para fazer uma das coisas que mais amava, jogar futebol. Com o passar dos anos ele começou a jogar futebol com os adultos. Jogava como goleiro no “União Futebol Clube”. O esporte sempre foi muito presente em sua vida, sendo ele várias vezes presidente da CME - Centro Municipal de Esporte – de Alfredo Wagner, levando times de Alfredo Wagner para disputarem competições em outros municípios.
Formiga era um homem popular e cheio de amigos. E seu Manoel Seemann, seu patrão, via um imenso potencial nele para a carreira política, sempre admirando o seu jeito de ser. Seu Manoel, o chamava carinhosamente de Miga, diminutivo para Formiga e lançou sua candidatura como vereador nas eleições de 1972, quando ele tinha 24 anos.
    Já na primeira eleição que disputou foi eleito e continuou na câmara por 14 anos, sendo eleito por três mandatos consecutivos, de 1973 a 1988.
    Durante esse tempo, no ano de 1975, ingressou na empresa CELESC como Auxiliar administrativo. Trabalhou, em Florianópolis, como Diretor da Empresa Celesc na sede que ficava localizada na Avenida Ivo Silveira.
    Era hora de Formiga crescer politicamente, então lançou-se como prefeito, nas eleições de 1988 e foi eleito. Ele foi prefeito da cidade de Alfredo Wagner por três gestões, na gestão de 1989 a 1992, na de 1997 a 2000 e depois na de 2009 a 2012.
    Mas além de um grande político, existia também o Formiga esposo, pai e grande avô. E essa parte de sua vida começou em uma noite de carnaval.
    “Nos anos de 68/69 haviam noites de carnaval na Sociedade Recreativa nica Clube onde os jovens se encontravam e conversavam. Em um desses carnavais Formiga foi escolhido para ser o Reio Momo e a Rainha foi a jovem Laura dos Santos. Em uma dessas noites nos conhecemos e começamos um belo namoro”, conta Maria Helena dos Santos, a Dona Lena, sua esposa e companheira de vida.
    O namoro ficou sério e eles se casaram no dia 11 de janeiro de 1975, quando Formiga ainda era um iniciante na Câmara de Vereadores. Do casamento vieram dois filhos: Andrey Wessler e André Wessler. Além disso ele teve também três netos: Mateus Dora e Igor.
    Com os filhos foi um pai muito presente, ativo e conselheiro. Que protegia, cuidava e amava. Nunca mediu esforços para os ajudar, ensinar e orientar. “Para todos os problemas, era ele quem achava uma solução”.
    Ele Gostava da família reunida, de conversar e rir e se ele já foi um ótimo pai, o que podemos falar dele como avô?
    Ele tinha um amor incondicional pelos seus netos, tinha bondade, paciências, bom humor, dava conforto emocional e lições de vida. Não media esforços para realizar os pedidos dos netos, fosse pedido material. ou uma simples brincadeira de criança. Ria e se divertia embaixo do cobertor, dando chocolates escondido. Virava cavalinho, super-herói, dançava e cantarolava músicas. Não tinha tempo a perder na presença dos netos. Sempre com um sorriso, um abraço e um colo para oferecer. No coração dos netos deixou sua maior herança, um amor simples, mas gigante.
    Seu neto mais velho Mateus, emociona a falar de seu inesquecível avô: “Como definir com algumas palavras alguém tão importante em minha vida. Um amigo, parceiro, melhor dizendo: um segundo pai. Sempre se fez presente quando precisava e nunca tinha uma “hora ruim” para dar atenção. Sempre disposto, com sorriso no rosto e muita motivação para ajudar a todos, esse era meu avô, o famoso Formiga. Eu gostava muito de estar ao lado dele, ele sempre que possível ia assistir meus jogos de futebol, me levava nos rodeios, íamos a praia com todos das famílias, nunca se queixou de nada, muito pelo contrário estava do meu lado em todos os momentos! Eu sempre passava minhas férias, até eu ter uns 15 anos, em Alfredo Wagner, ficando geralmente na casa de meus avós, quando estava lá dividia a cama com ele sempre, saiamos muito na parte da noite para algumas voltas na cidade, comíamos alguma besteira de lanche, pizza, porção, quase toda noite. Com muita certeza ele é uma inspiração para mim, como vô, amigo, em todos os sentidos! Levo comigo nas lembranças todos os momentos marcantes e felizes que passamos juntos, aprendi demais a ajudar sempre ao próximo e aproveitar a vida com a família”.
    Seu Formiga veio a falecer no dia 27 de julho de 2017, em decorrência de um câncer e deixou muita saudade no coração de toda sua família e de muitos de seus eleitores. Ele foi um dos políticos mais populares que Alfredo Wagner já teve. Um homem alegre que levava essa alegria a seu povo através de animadas noites de carnaval na Avenida Beira Rio, noites de réveillon também na mesma avenida e outras festividades, tais como Festa do Barracão.
    Além disso como prefeito ele deixou várias marcas na infraestrutura e sociedade alfredense. Como político ele também se lançou como candidato a Deputado Estadual no ano de 1994, com o número 25.125 pelo PFL, recebendo 15.193 votos, ficando na suplência.
Alguns de seus principais feitos políticos, durante seus três mandatos:
    Ele realizou muitos feitos na educação, como a construiu a escola do Passo da Limeira, aumentou em 40% na Creche Ângela Amim, realizou melhoria na biblioteca municipal, a ampliação do transporte escolar, adquirindo novos carros e ofereceu melhor qualificação aos motoristas. Foi também em uma de suas gestões que foi construído o centro comunitário onde hoje esta localizada a Câmara de Vereadores e o EJA – Educação de jovens e adultos – com a construção do espaço os adultos passaram a estudar no próprio município, pois anteriormente eles tinham que se dirigir até a cidade de Ituporanga. Implantou a Creche Primeiros Passos, localizada primeiramente, no imóvel alugado do senhor Lauro Hilzendeger.
    Foi em uma de suas gestões que a agencia do INSS foi instalada no município, ele abriu estradas em diversas localidades, construiu a garagem da prefeitura. Diversas ruas da cidade receberam calçamento, tais como: Estreito, na Rua São João, bairro Barracão, ruas centrais da Catuíra, Águas Frias, Beira Rio, Rua Claudino Mariotti, asfaltou o acesso ao Parque de Exposições e realizou a obra de calcamento do morro do cemitério, calçando a estrada e realizando toda a iluminação do trecho e construindo um grande Cristo para ornamentar o local. Além disso foi em sua gestão que foi construído o loteamento Jose Del Antonia (Casinhas) para os funcionários da prefeitura com 30 casas habitadas pelos funcionários.
    Concluiu e construiu novos muros gabião no centro, estreio e Barracão, realizou drenagem dos rios, obras muito importantes para evitar enchentes na parte central da cidade, que sempre sofria terríveis perdas devido a força das águas.
    Recuperou pontes e construiu a ponte do centro, de São Leonardo, São Wendolino, Rio Caeté e outras localidades devido as cheias de 2010. Construiu também casas com recursos da Defesa Civil para as famílias atingidas na mesma cheia.
    Reformou completamente o Ginásio Rogerão e colocou três professores para atender crianças e adolescentes e aflorar o esporte no município. Além disso foi em uma de suas gestões que os ginásios da Catuíra e da Picadas foram construídos.
    Implantou o sistema de energia elétrica rural para mais de 1000 famílias beneficiadas. Na Catuira ainda implantou os sistemas de luz e água para os moradores, gratuitamente.
Manutenção viária do centro com faixas e placas de identificação. Nova instalação do Clube das mães em anexo a secretaria da saúde. Saneamento básico no Loteamento Germano Kreuch no Estreito e no Loteamento Valdir Mariotti. Construiu as academias ao ar livre em diversas comunidades
    Na assistência social, construiu 42 casas populares - 24 construídas e 18 em análise pela Caixa Econômica federal. Distribuiu cestas básicas, fraudas e leite especial.
    Na Cultura, Turismo e esporte, realizou apresentação da Orquestra Sinfônica, realizou implantação de sinalização turística e construiu o portal turístico, iniciou as comemorações do dia da Mulher no jardim. Durante uma de suas gestões a cidade de Alfredo Wagner, recebeu duas edições do encontro de escritores, reunindo escritores brasileiros e estrangeiros no III Encontro Catarinense de Escritores e I encontro Internacional de Escritores de Alfredo Wagner e Região. Houve feira de livros e de artes, lançamento de livros, palestras, apresentações artísticas, apresentações culturais e visita aos pontos turístico e históricos da cidade. Carnaval de rua e Réveillon, Festa do Colono, Encontro de Corais, convenio com o Museu de Alfredo Wagner, Natal Luzes, Comemoração do Cinquentenário do Município, Baile de Debutantes da terceira idade.
Na agricultura apoiou exposição e leilão de cavalos, o recolhimento de embalagens de agrotóxicos, os programas de calcário, milhos, alevinos, arvores frutíferas, inseminação de bovinos, e realizou melhoria nas estradas para os agricultores.
    Na saúde realizou a reforma do hospital no valor de R$:128.000,00. Realizou convenio com o mesmo, repassando um valor total de R$: 1.3444.00,00 e o atendimento no mesmo passou a ser gratuito. Implantou o Posto de Saúde da Catuira. Criação do Centro Odontológico com tres consultórios em anexo a Secretaria da Saúde. Nova unidade de Saúde no Centro de Alfredo Wagner, além de equipamentos para melhor atender o povo, como a sala de fisioterapia. Ofereceu gratuitamente cirurgia de cataratas, eletrocardiograma na Unidade Básica do Centro, construiu sala chumbada do Raio X e adquiriu o aparelho para o hospital. Disponibilizou mais carros a disposição dos pacientes e prestou total apoio ao SAMU da cidade.
Informações repassadas por:
Mateus da Silva Wessler
Shirley Schweitzer Wessler
Igor Schweitzer Wessler
Isadora Schweitzer Wessler

Postar um comentário

0 Comentários