Quantas vezes estive no país: 1
Quais cidades conheci: Cardiff, Caerphilly e NewPort
Ano: 2019
Impressões sobre o país: Eu nunca pensei seriamente em visitar o país, que faz parte do Reino Unido, até me mudar para a Irlanda. O País de Gales ou Wales, faz fronteira com a Inglaterra e o Mar da Irlanda, existe até um ferry entre Cardiff e Dublin.
De origem celta, o país foi conquistado pelos ingleses no século XVI, mas mantém sua própria língua - juntamente com o inglês. O galês é uma das línguas mais antigas do mundo, nas cidades galesas, encontramos placas em inglês e em galês. Cardiff é a capital e a maior cidade do país. O que mais me chamou a atenção foi a quantidade de castelos, são mais de 600 espalhados pelo país e é claro que visitei alguns e preciso dizer que foram os castelos mais autênticos que até hoje já visitei. Sei lá, quando vivemos longe de locais com construções tão antigas a gente cria um estereótipo de castelos em nossa cabeça e certamente os que encontrei por lá atendiam as características pré-estabelecidas para mim - engraçado, eu não encontrei isso em Sintra em Portugal, por exemplo. Cheguei em Cardiff de trem, partindo da Inglaterra e nos primeiros dias fiquei mais conhecendo a cidade e os castelos. Parece também que ele tem uma adoração por dragões - eles estão na sua bandeira e em muitos castelos. Além de Cardiff, visitei Caerphilly, que fica pertinho da capital e o castelo de lá é imenso e incrível, me sentia dentro de um episódio de Game of Thrones e falando em séries, vocês sabiam que Lúcifer nasceu lá? Isso, o ator que interpreta Lúcifer.
---------------------------------------
Terra de Castelos de Dragões
Brasileiro chama Wales, de País de Gales, inclusive, não me parece nem natural chamar de Wales, mas é isso aí.
Se eu pudesse resumir esse país com uma única frase seria: “O país dos castelos e dos dragões” e seria verdade, pois Wales é o país com maior número de castelos por quilômetro quadrado no mundo! Em Cymru (o nome do país no idioma galês), tem mais de 600 castelos em pouco mais de 20.000 km2. Então como muitos de nós brasileiros crescemos ouvindo histórias dos tempos medievais, visitar esse país é como nos colocar dentro de um conto de fadas em meio as brumas e cavaleiros medievais em busca de alguma espada perdida. Lá os castelos são tudo aquilo que aprendemos no livro, com torres, pontes, fossos e até mesmo dragões. Sim, os dragões estão bem presente por lá também, seja na bandeira, nos souvenires ou nas estátuas de dragões que você quase sempre vê nos castelos, inclusive em um dos castelos tinha até mais de um, dentro de algo parecido com as ruínas de um calabouço.
A quantidade de castelo, é claro que tem uma relação histórica com a resistência dos Celtas contra o domínio Inglês e posteriormente a conquista do território pelos ingleses, que constuiram inúmeros castelos para se assegurarem de que continuariam dominando o local.
Eu estava viajando pelo Reino Unido e minha passagem pelo País de Gales seria rápida, apenas dois dias, um em Cardiff e outro em NewPort, com uma passagem por Caerphilly, mas ficou o desejo de uma passagem mais alongada. Cheguei no país de trem, depois de ter saído de Stonehenge, na Inglaterra. O trem quebrou, tivemos que trocar de estação, de trem, quase perdemos o direito de embarcar sem ter que pagar nova passagem, mas no meio de tudo isso chegamos em Cardiff a única capital do Reino unido que eu ainda não conhecia.
Eu estava exausta, mas queria bater perna pela cidade, assim que o dia amanheceu. Nosso hotel ficava perto do castelo da cidade, o Castelo de Cardiff e fomos caminhando.
O castelo começou a ser construído pelos Romanos há mais de 2000 anos e possui diferentes estilos, cada parte meio que demonstrando a época em qual foi construída, uma ala toda de pedra e a sua volta uma fortaleza, além do interior super bem preservados onde se pode ver o requinte e a beleza da época. Passei um tempão na biblioteca do castelo. A variedade dos períodos e culturas presentes surpreendem. Do alto do castelo pode-se avistar a cidade ao redor.
Sem dúvidas o castelo é o ponto alto da cidade e possui muita história e graças ao áudio guide a gente podia passear pelo castelo e ficar sabendo de toda a história do lugar. Além disso existe uma ótima infraestrutura no local, banheiro, mesas pra pique-nique ou descansar na grama. A visita deve ter durado umas três horas e além do castelo tinha a estatua de um dragão muito amistoso por lá, com o qual garanti inúmeras fotos.
Saindo dali a gente almoçou e fomos pegar as malas, para pegar um ônibus e ir pra o próximo castelo, digo cidade. A viagem foi tão curtinha que mal deu tempo de eu terminar uma conversa com meu irmão pelo telefone e já chegamos.
Chegamos ao castelo de Caerphilly, que acho que é o meu preferido de todos, e olha, que eu já rodei a Europa vendo castelos... ele é imenso, esse castelo foi erguido por volta do ano 1200, ou seja, ele tem quase mil anos de história, é uma fortificação normanda, o maior de Gales e considerado um dos maiores da Europa. O meu castelo preferido é todo rodeado por lagos artificiais, pouco profundos, que se destinavam a retardar o avanço do inimigo. Há e uma curiosidade, uma das torres do castelo apresenta um ângulo de inclinação maior que o da Torre de Pisa, na Itália. Seguindo o meu áudio guide, durante a Guerra Civil Inglesa, as tropas de Oliver Cromwell tentaram explodi-lo, apenas conseguindo causar danos às fundações da torre Nordeste, o que provocou a sua inclinação. E uma das fotos da viagem que eu mais gosto é a do sol, brincando por trás da torre, que possui a estátua de cavaleiro a segurando. Falando em estátuas lá existe um fosso, com dragões e tudo. Diga-se de passagem, os dragões tinham sons e a primeira vez que ouvir quase morri do coração, sem entender o que estava acontecendo.
Ficamos no castelo até o pôr do sol, que assistimos perto do lago. Foi lindo ver as águas do lago ganhando um tom alaranjado, refletindo os últimos raios solares daquele dia. Depois disso, fomos jantar em um pub que fica pertinho do castelo e como era uma cidade pequena, eu fiz uma das coisas que eu mais gosto: observar o cotidiano dos locais tomando uma boa cerveja.
Depois de jantar, ficamos esperando o ônibus por cerca de uma hora, até que ele apareceu e nos levou pra Newport. Vale a dica... a gente tinha que voltar para Londres, para pegar o voo para a próxima etapa da viagem, mas economizamos um monte dormindo em Newport, que não fica tão longe assim da capital inglesa e no outro dia seguimos para o aeroporto.
Gales me deixou com um gostinho de quero mais. Queria ter mais tempo para visitar muitos outros castelos incluindo Castelo de Crown, que esse sim, segundo li é um verdadeiro castelo de conto de fadas, mas enquanto o dia de voltar a por meus pés em território gales não chega, eu revivo a minha viagem através das minhas fotos e escrevendo pro meu blog.
0 Comentários