Alfredo Wagner comemorou, no ano de 2021, 60 anos de emancipação político administrativa. Certamente é um marco a se comemorar, mas quantos anos tem a nossa terra? Quantas histórias já foram vividas nesse pedaço de chão? Como se criou a nossa identidade?
Histórias da Nossa Gente é mais uma coletânea de histórias, de memórias, que moldam quem são os alfredenses e que indiretamente ajudam a responder essas perguntas.
As diferenças e similaridades de cada história nos fazem compreender nossa identidade e cultura. O livro é mais que um registro, que busca dar voz aos anônimos e mostrar que todos temos participação em nossa sociedade, não importando nossa classe social, profissão ou origem.
O projeto Histórias da Nossa Gente teve início no ano de 2018. A professora e escritora Carol Pereira e a jornalista Manuella Mariani entrevistaram uma série de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de nossa cidade. Policiais, agricultores, mulheres fortes que sustentavam suas famílias. Ouvimos e documentamos suas histórias. O material audiovisual está disponibilizado no canal do YouTube criado para o projeto. Toda a edição, direção e produção é mérito da Manu. Já a parte escrita ficou a cargo da Carol. Uma parceria que deu muito certo.
De 2018 para cá, as coisas mudaram. Mais compromissos, mais responsabilidades. A Manu se formou e começou a trabalhar, a Carol mudou de país, mas as duas nunca esqueceram do seu projeto, muito menos do amor que sentem pela sua Alfredo Wagner.
Os 60 anos chegaram em meio à pandemia e com eles o momento de o projeto voltar a ativa e delas produzirem mais. A internet foi uma grande aliada para esse livro ser escrito. Além disso, a boa vontade das famílias que abriram as portas de seu passado, para que ele fosse registrado e reproduzido. A Manu trabalhando diretamente de Alfredo e a Carol do Canadá.
Outros parceiros se somaram ao projeto: Edson Iahn, realizando uma série de entrevistas; Juliano Wagner, sempre elucidando dúvidas e fornecendo informações; Adsonei Linder, fornecendo dados genealógicos; Thiago Gonçalves Linz, Daniel Schmitt, Orly Miguel Schweitzer pessoas que somaram ao projeto e que merecem um agradecimento especial.
Além disso, a capa do livro é um capítulo a parte, que por si só tem sua história. As mãos pertencem a Dona Olga Schweitzer e a foto foi feita por sua neta Maria Vitória Santos no ano de 2018 para concorrer no 2º Rally Fotográfico, na categoria “sabedoria”. O Rally fotográfico fazia parte do Festival de Inverno da cidade.
Carol e Manu acreditam que as mãos de uma pessoa carregam as marcas de sua história, de suas lutas e conquistas, de sua fé, de sua vida. E a beleza da capa, elas também agradecem ao João Vitor Souza, que se dedicou para deixá-la do jeito que elas sonhavam.
“Os 60 anos não poderiam passar em branco, por isso esse é nosso presente à nossa terra. A cidade que viu nossos primeiros passos, que nos ensinou tudo o que sabemos sobre a vida. Tudo o que sabemos sobre respeito, educação, raízes. Alfredense é muito mais do que um gentílico, é uma paixão. Um amor pelo nosso lugar, pela nossa cultura e uma vontade de registrar e mostrar isso ao mundo”.
> De que lugar na Alemanha vieram os alemães que colonizaram nossa região?
> A importância do Morro do Trombudo para a cidade de Alfredo Wagner
> A genealogia na Cidade de Alfredo Wagner
> O nosso Silva Jardim
> A chegada da Camargo Corrêa em Alfredo
> Histórias da nossa gente - Martinho Bugreiro
Entrevistas
Para que este trabalho de pesquisa tivesse um registro autêntico, íntimo e verdadeiro, muitas conversas e discussões foram realizadas. Pessoas que contribuíram exclusivamente com sua memória ajudaram a resgatar a história de sua terra que, por muitas vezes, coincidiram com as histórias de suas vidas. A seguir, as entrevistas realizadas:
> Wirto Schaeffer
> Antônio Luiz Martins e Joana Rosa Martins
> Thereza Wagner de Souza
> Edolino Marian
> Anivo Forster e Herta Schwambach Forster
> Atanir João Manoel Onofre
> Gueta Scheidt Guckert
> Vanir Iung Weingartner
> Ivone Ianh Klauberg
> Nely Walter de Mello — Um jogo do União
> Murilo de Oliveira
Personalidades
Esse capítulo apresentará a biografia de algumas personalidades alfredenses. Para que isso fosse possível, fez-se necessária a colaboração de algumas pessoas, que assumindo papel de informantes, contam as histórias desses homens e mulheres que ajudaram a construir a identidade de nossa cidade.
Não há como conhecer a história de um lugar sem conhecer seu povo, sua gente. É a vida que caracteriza o ambiente. Quantas vidas nasceram nessas terras... cresceram, formaram família, geraram outras vidas. É a história construída a partir de seus costumes, hábitos, linguagem, trabalho. É o retrato da cidade nos detalhes que compuseram a trajetória de cada nome aqui escrito. São biografias particulares que mostram o coletivo. É o individual refletindo a construção de uma cidade.
> Adão da Silveira Maciel
> Antônio Carlos Thiesen - Tonico
> Maria Cecília Weingartner Westphal
> José Andrade
> Valdevino Klaumann – Tucano – Amália Heiderschedt Klaumann
> Sérgio Biasi Silvestri
> Arno Passig
> Fernando Joaquim Figueiredo e Judith Krautz Figueiredo
> Ivo Schmitz
> Zélia Verônica Bunn Schweitzer
> Edelberto Seemann e Ivete Schutz Seemann
> Osvaldo Miguel Sebold – Queta – e Alda Maria Andersen
> Doralice Andersen Seemann
> Raulino Linder
> Teobaldo José Gelsleichter
> Quirino Iung
> Osny Werlich e Verônica Otília Farias Werlich
> Herta Truppel Althoff
> Nicolau Pedro Almeida
> Claudino Mariotti
> Vanda Schaffer Klauberg
> Zeli Coelho Duarte
> Geni Mariotti dos Santos
> Altair Wagner
0 Comentários