sábado, maio 22, 2010

50

50 - O que você sabe sobre a comunidade de Soldadinho?

10 comentários:

  1. Não sei muito, ja que nem fomos para lá, sei somente que há um tumulo, de um soldado, que na segunda ou 1 guerra mundial se perdeu de seus companheiros, e acabou morrendo de frio, sendo encontrado pelo seu batalhão algum tempo depois...
    a e claro ele concorre a santo...

    Hugo

    ResponderExcluir
  2. 50- Em 1893, quando fugia, junto com um grupo de soldados para não serem mortos por dividas com os traficantes de lá, além de possíveis vinganças da Revolução Federalista, o Soldadinho, doente, perdeu-se do grupo e foi encontrado dias mais tarde, congelado num deserto? O túmulo, construído no local, é muito visitado e os moradores mais antigos que acreditam que o Soldadinho faz milagres, andando feito um zumbi a meia-noite, ou ao menos eles acheditavam nisso.
    NOME>ILLANA

    ResponderExcluir
  3. nao sei muito , so sei que tem um soldado que moreu la e por isso o nome é soldadinho , e que ele é candidato a santo..
    *MAria LUiza

    ResponderExcluir
  4. nd apenas que tem esse nome porque dizem q o soldado morreu com muito frio la e por isso ficou esse nome
    saulo

    ResponderExcluir
  5. Um soldado vivia la e há varias histórias sobre seus feitos.
    Ataline

    ResponderExcluir
  6. sei q a comunidade começou a se cahmar soldadinho pois pois um grupo d soudades passava por aquela regiao quando um deles se perdeu da tropa, e como la fazia muito frio o soldado foi encontrado um tempo depois morto cogelado e foi enterrao la mesmo. o interessante e q ele foi enterrando la msm e cm uma cruz em cima d seu tumulo q nao queimou quando certa vez o propietario da terra colocou fogo la na mata, a cruz permaneceu intacta, e ate hj peesoas da comuinidade cntam a historia e realmente acreditam q o sldado faz milagrs.
    aluna: giovana truppel

    ResponderExcluir
  7. Que lá há o tumulo do candidato a santo, que era um soldado.
    marcos gabriel

    ResponderExcluir
  8. 50- Segundo uma lenda da região, em 1893 um grupo de soldados fugidos da Revolução Federalista atravessou a pé o planalto catarinense com destino a Lages. Porém o inverno fez daquela viagem um inferno: tempestades, neve, fome e falta de abrigo foram algumas das dificuldades encontradas por ele. Cruzando a Chapada das Demoras, um deles, debilitado e doente, perdeu-se do grupo, e foi encontrado morto no dia seguinte. Assim, sob um grosso pinheiro os colegas o sepultaram.

    Com o passar do tempo e o aumento do tráfego de tropeiros pela estrada, a cruz colocada no local passou a ser referência para os viajantes, que paravam, acendiam velas e rezavam pela alma do desconhecido. Criou-se então um misticismo quanto ao jazigo, principalmente quando o novo dono daquelas terras, desinformado, ateou fogo na mata. Apenas a vegetação foi queimada, mas, de maneira inexplicável, a cruz de madeira resistiu às chamas. Construiu-se, dessa forma, nos anos 1950 um túmulo, que passou a ser centro de peregrinação de romeiros, que garantem ter alcançado graças do Soldado Desconhecido.
    NOME> TATIANA

    ResponderExcluir
  9. 50=O LOCAL TEM ESSE NOME EM HOMENAGEM A UM SOLDADO QUE LA ESTA SEPULTADO.
    ELAINE

    ResponderExcluir
  10. um soldado que vivia la que e candidato a santo e morreu por isso o nome soldadinho
    alexsandro

    ResponderExcluir