História

(Outro dia perguntei para a minha amiga, sobre qual tema eu deveria escrever um texto aqui para o blog, entre outros ela citou o tema História. Então resolvi escrever hoje sobre esse tema... Para tentar defender e falar um pouco sobre assuntos que acho interessantíssimos, mas que sei que tem gente que nem nunca ouviu falar... Então vamos la..)
A História do Brasil é riquíssima, mas pouco conhecida, essa nossa mania de gostar do que vem de fora nos torna “desconhecedores” do nosso próprio mundo. Achamos lindo a marcha para o Oeste dos Americanos, mas muitos nada sabem sobre a empreitada tortuosa que nossos bandeirantes passaram para adentrar no sertão e assim deixam de conhecer uma história tão rica quanto a “importada”.
Outro grande marco da nossa história, é o fato que muitos conhecem como “A fuga da Família Real para o Brasil”, imaginem, se em alguns dias perdêssemos nosso presidente, ministros, todo o senado (agora me peguei rindo sozinha, pensando na limpa que seria, mas esqueçam o comentário desses parênteses), as pessoas mais ricas e influentes de nosso país e estivéssemos prestes a sermos invadidos por tropas inimigas... Desesperador? Mas foi isso que aconteceu como o povo de Portugal que viu toda a sua monarquia partindo pelo seu porto. Monarquia que muita vezes é pintada como uma grande comédia com uma rainha louca, um príncipe regente medroso, uma princesa puta, uma corte corrupta, um príncipe herdeiro inconsequente entre outros adjetivos. Mas a fuga para o Brasil não deve ser encarada como um ato de covardia e sim de extrema esperteza pois diante de tantos outros países que viram seus monarcas serem destruídos Portugal saiu ileso, e a monarquia ainda pode desfrutar da vida nos trópicos, com sol, água fresca e a linda vista do Rio de Janeiro. Realmente Dom João não era tão burro quanto a caricatura que pintam dele faz ele parecer.
Somos uma nação nova ainda,“Diante das nações que tem milênios, o Brasil apenas tem 500 anos” mas que já temos belas Histórias para contar e também para resgatar. Temos histórias de amor pela pátria, luta pelos ideais, luta pela liberdade, já fomos vilões e mocinhos de nossa própria história, e nossa grandeza vem do passado, quem dera todos nós tivéssemos o amor pela bandeira de seu estado como tem os gaúchos que lutaram por liberdade, honra e terra, ou senso de justiça igual ao de alguns mineiros que deram a vida por seus propósitos, braços fortes iguais aos dos escravos que ajudaram a erguer nosso país, cultura como a dos Índios que aqui viviam ou a dos imigrantes vindos de todas as partes do mundo. O povo que somos hoje, é fruto de muita coisa que aconteceu ao longo dos séculos, aqui em nosso país, a nossa história é sim muito rica, e não entendo como muitas pessoas não se interessam por ela. De certa forma acho que a repudia de alguns pela história deve estar ligada a didática aplicada quando lhes foi ensinado, pois a história é tão bela, que não sei como alguém pode não gostar.
O que é um povo sem História? Sem sabermos de onde viemos como que vamos dar valor ao que temos? Com as experiências do passado podemos melhorar nosso futuro.

Carol Pereira

Postar um comentário

17 Comentários

  1. Carol!! nossa muito querida,linda e inteligente. te adoro mana!

    ResponderExcluir
  2. AMO história e a do Brasil mais ainda!E Carol, era legal escrever um pouco da história do estado de SC tbm!E olha, seu texto não tá bom...ta PERFEITO!:D

    ResponderExcluir
  3. Aaaaaaai, amei o texto, Carol! Eu aprendi a gostar de história quando consegui me enxergar como parte integrante e fundamental dela. Parabéns, de verdade!!! Vc é meu orgulhoo *-*

    ResponderExcluir
  4. A gente só começa a ter paixão pela história depois q a gente deixa de ver como uma obrigação aprender, e sim como um passatempo maravilhoso onde nos sentimos o nosso proprio pais, vivenciando os diversos acontecimentos q tornaram o Brasil, o q é hj.
    Carol, apenas com esse pequeno texto vc conseguiu sintetizar tudo isso maravilhosamente bem, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Sempre odiei História, mas com você ela fica mais agradável. Eu não perderia uma aula. :P

    ResponderExcluir
  6. Você escreve muitíssimo bem! E do jeito que você falou sobre história até deu vontade de ouvir mais, embora eu seja uma das não fãs de história tanto nossa como qualquer outra hehe (vergonha)

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Que blog legal Carol,seu Layout é muito bom.

    Também tenho um blog se puder passar por lá http://gordofolgado.blogspot.com/

    P:. Vi suas fotos com a Paula Toller absolutamente sensacional!

    ResponderExcluir
  8. Primeiro parabéns pela sua escrita!!

    Segundo, sobre a nossa história vai de cada um, cada brasileiro possuir interesse na cultura do nosso país. Estive no parque nacional de tijuca no Rio de Janeiro e passei em lugares históricos que marcam a colonização portuguesa. Temos história do mundo inteiro em todo território Brasileiro, basta ter um pouco de patriotismo e vontade de conhecer tantos lugares maravilhosos que possuímos, tanta cultura, pessoas, arte, musica. O Brasil tem muito disso. E se você é Brasileiro de verdade, deve conhecer o seu país, acreditar nele ao invés de "pagar para outros".
    Isso vai gerar uma discussão.. hahaha.

    Bela História! beijo.

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo, Obrigada, sou muito fã dela, e aquelas fotos significam muito para mim! =P

    E Mara... é isso mesmo, geralmente pagamos pau para o que vem de fora, e esquecemos da nossa própria riqueza, é claro que devemos ter cultura, independente se é do nosso país ou não, mas o caso é que tbem devemos conhecer, e valorizar o que temos de bom, o que é nosso! Tbem visitei alguns lugares históricos no Rio, acho muito bom poder estar em lugares onde fatos importantes ocorreram!

    ResponderExcluir
  10. Carol.putz.. muuuito bom seu blog. adorei ;D
    super interessante esse sobre história, você escreve muito bem
    ;***

    ResponderExcluir
  11. Oi, faço parte da tropa, iuASHSA. Sempre achei História Geral muito mais cool, foi só de um tempo pra cá - com professores que reeealmente ensinam - que eu passei a amar a História do Brasil, é tuudibom *-* Gostei do que escevestes :)
    te amo Cól!

    ResponderExcluir
  12. Querida Carol... Não poderia ser outro assunto não é amore!!! (hehehehe)
    Você tem razão, para o Brasil, a vinda da corte portuguesa teve enorme impacto positivo, como a abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional; apressou a vinda de imigrantes; liberou a circulação de moedas;criou o Banco do Brasil e as faculdades de medicina e engenharia; enfim, emancipou o país, que se libertaria oficialmente da metrópole em 1822.
    Parabéns pelo texto... continue escrevendo (e o D. Pedro???)
    Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  13. Carol,seu texto ta mtoo legal msm,ameii.rsrsr..

    ResponderExcluir
  14. Eu amo História vinda de qualquer lugar, mas especialmente daquela à qual somos parte integrante. Por isso é sempre bom lembrar que estamos fazendo história no nosso dia a dia e que é devemos rever nossas atitudes diante daquilo que somos e da forma como agimos pra deixar boas memórias pra quem vier adiante.
    *.*

    ResponderExcluir
  15. Carol tambem é cultura!!! otimo texto e suas observações e considerações feitas á familia real afinal é nossa historia nossa origem levada a serio vista e contada por vc uma pessoa muito consciênciosa e equilibrada Parabens!!! cada vez te admiro mais.

    ResponderExcluir
  16. Perfeito. Faço minha as suas palavras, rsrsrrs. A forma como vc escreve é atrativa e nos remete ao passado. Fiquei me imaginando nestas situações, naquele tempo, com aquelas angústia. Pena q os brasileiros não saibam dessa histórias, e só se lembrem do patriotismo na Copa do Mundo. Adorei ler a sua versão da História. Bj

    ResponderExcluir