(Outro dia perguntei para a minha amiga, sobre qual tema eu deveria escrever um texto aqui para o blog, entre outros ela citou o tema História. Então resolvi escrever hoje sobre esse tema... Para tentar defender e falar um pouco sobre assuntos que acho interessantíssimos, mas que sei que tem gente que nem nunca ouviu falar... Então vamos la..)
A História do Brasil é riquíssima, mas pouco conhecida, essa nossa mania de gostar do que vem de fora nos torna “desconhecedores” do nosso próprio mundo. Achamos lindo a marcha para o Oeste dos Americanos, mas muitos nada sabem sobre a empreitada tortuosa que nossos bandeirantes passaram para adentrar no sertão e assim deixam de conhecer uma história tão rica quanto a “importada”.
Outro grande marco da nossa história, é o fato que muitos conhecem como “A fuga da Família Real para o Brasil”, imaginem, se em alguns dias perdêssemos nosso presidente, ministros, todo o senado (agora me peguei rindo sozinha, pensando na limpa que seria, mas esqueçam o comentário desses parênteses), as pessoas mais ricas e influentes de nosso país e estivéssemos prestes a sermos invadidos por tropas inimigas... Desesperador? Mas foi isso que aconteceu como o povo de Portugal que viu toda a sua monarquia partindo pelo seu porto. Monarquia que muita vezes é pintada como uma grande comédia com uma rainha louca, um príncipe regente medroso, uma princesa puta, uma corte corrupta, um príncipe herdeiro inconsequente entre outros adjetivos. Mas a fuga para o Brasil não deve ser encarada como um ato de covardia e sim de extrema esperteza pois diante de tantos outros países que viram seus monarcas serem destruídos Portugal saiu ileso, e a monarquia ainda pode desfrutar da vida nos trópicos, com sol, água fresca e a linda vista do Rio de Janeiro. Realmente Dom João não era tão burro quanto a caricatura que pintam dele faz ele parecer.
Somos uma nação nova ainda,“Diante das nações que tem milênios, o Brasil apenas tem 500 anos” mas que já temos belas Histórias para contar e também para resgatar. Temos histórias de amor pela pátria, luta pelos ideais, luta pela liberdade, já fomos vilões e mocinhos de nossa própria história, e nossa grandeza vem do passado, quem dera todos nós tivéssemos o amor pela bandeira de seu estado como tem os gaúchos que lutaram por liberdade, honra e terra, ou senso de justiça igual ao de alguns mineiros que deram a vida por seus propósitos, braços fortes iguais aos dos escravos que ajudaram a erguer nosso país, cultura como a dos Índios que aqui viviam ou a dos imigrantes vindos de todas as partes do mundo. O povo que somos hoje, é fruto de muita coisa que aconteceu ao longo dos séculos, aqui em nosso país, a nossa história é sim muito rica, e não entendo como muitas pessoas não se interessam por ela. De certa forma acho que a repudia de alguns pela história deve estar ligada a didática aplicada quando lhes foi ensinado, pois a história é tão bela, que não sei como alguém pode não gostar.
O que é um povo sem História? Sem sabermos de onde viemos como que vamos dar valor ao que temos? Com as experiências do passado podemos melhorar nosso futuro.

Carol Pereira