Lançamento do Livro Conhecendo Alfredo Wagner



As vezes a vida nos brinda com situações privilegiadas, repletas de carinho e alegria. Sexta-feira, foi um desses dias.
Sexta, imortalizamos muitos alfredenses, gente que com a força de seus braços ajudou a construir essa cidade, pessoas que sem dúvida precisam e merecem ser conhecidas pelas gerações futuras.
Como já dizia o grande Amós Oz: “A gente vive até o dia em que morre a última pessoa que lembra de nós.” Sendo assim, embora já tenham partido, os homenageados deste livro estarão sendo relembrados e, de alguma maneira, se mantendo vivos dentro de nós.
Como muitos de vocês sabem o livro surgiu a partir de um projeto. O projeto Conhecendo Alfredo Wagner foi um verdadeiro divisor de águas em minha carreira. Foi através dele que eu percebi que as pessoas se interessavam pelo que eu escrevia. Eu sempre gostei muito de escrever e saber que eu tinha um público que gostava do que estava lendo, me entusiasmava e fazia eu querer escrever ainda mais.
O projeto logo ultrapassou os muros da escola e teve ampla participação da comunidade que o acolheu pois, afinal de contas, todos temos orgulho de sermos alfredenses e queremos contar a nossa história ao mundo inteiro. E foi esse amor e entusiasmo que fez deste um projeto vencedor. Com ele, no ano de 2013, ganhamos o prêmio Nacional do Professores do Brasil do MEC, na categoria Integral e integrada. Em 2014 voltamos a vencer o Prêmio Professores do Brasil, mas na categoria Voto Popular. E, no mesmo ano, vencemos um outro prêmio, dessa vez internacional, em que o vencedor pode participar de um simpósio de Educação na Universidade de Columbia em New York e ele ainda, venceu um prêmio da Microsoft que premiava projetos que utilizavam tecnologia para ensinar.
Mas, apesar dele ser um projeto vencedor, transformá-lo em livro não foi uma tarefa fácil. Desde 2013 estamos lutando para isso se transformar em realidade. Foram várias tentativas, em todos os lugares possíveis. Ganhamos várias promessas que não foram cumpridas, parecia que ele nunca se tornaria realidade. Até que em 2016 resolvemos fazer uma última tentativa, no programa “Cem cópias, sem custos” e ele dessa vez finalmente aconteceu.
Gostaria de agradecer a presença de todos no lançamento e, mais do que isso, gostaria de agradecer a confiança que vocês tiveram para nos contar as suas histórias, as histórias de suas famílias e de suas vidas, para que nós as transformássemos neste livro.
Agradeço também aos meus alunos, meus colegas professores, a escola em geral e minha família, por sempre me apoiarem e caminharem comigo até aqui. Eu não poderia deixar de fazer um agradecimento especial a Ana Paula Kretzer Dolganelo, minha grande parceira nesse projeto, que teve paciência e objetividade para que concluíssemos esse trabalho com êxito. 
Poder segurar este livro é uma conquista imensa, pois ele representa muito para mim, em vários âmbitos da minha vida. Ele me deixa feliz como professora, como escritora e, acima de tudo, como alfredense, pois essa é a nossa história, escrita pela nossa gente e não tem como não ter orgulho disso.
Eu orgulho tenho de ser alfredense, da minha cidade e assim como Guimarães Rosa fez do sertão o seu mundo, eu fiz da minha cidade o meu. Finalizo minha fala com uma frase que diz muito sobre mim. “Eu vou rodar o mundo, mas aqui é o meu lugar”.


Postar um comentário

0 Comentários