6 lugares que você precisa conhecer na Capital das Nascentes

Com o título de Capital das Nascentes, Alfredo Wagner, dentre as cidades catarinenses, ostenta com orgulho o maior número de nascentes em suas terras. Suas águas dão vida ao intenso verde que a cerca e, além disso, é contemplada por um relevo incrível que deixa de queixo caído qualquer amante de esporte Outdoor. 
Dentre as inúmeras atrações da cidades, destacamos 6, que você não pode deixar de conhecer! 

1 – Pedra Branca:

Com 1.666 metros de altitude a Pedra Branca figura como uma das montanhas mais altas do estado. A subida é realizada por trilha no meio da mata nativa. O hiking completo tem cerca de 16,5 km, mas vale a pena cada km percorrido. Estar no alto da Pedra Branca e contemplar o horizonte, tendo de um dos lados o campo dos Padres, de outro um vale com árvores centenárias, proporciona uma paz sem igual.

2 – Parque Aquático Salto das Águas:

Em um ponto estratégico entre a Serra o Litoral o parque aquático é ideal para quem quer se refrescar, se divertir e viver bons momentos entre amigos e familiares. O parque chama a atenção pelo número de atrações e beleza cênica. Com os mesmos arquitetos e escultures do Beto Carrero Word, o ambiente encanta crianças e adultos com seu cenário repleto de piratas, navios, animais marinhos e da serra. A cada ano novas atrações são incorporadas ao parque e atraem mais e mais visitantes. A atração fica aberta durante a temporada de verão, que se dá entre os meses de novembro e março.



3 – Soldados do Sebold:

Uma das atrações mais conhecidas de Alfredo Wagner é também uma das mais místicas e bonitas. O lugar carrega uma energia incrível e toda a paisagem que o cerca deixa os visitantes boquiabertos. Ideal para hikings, montain bike, trilhas a cavalo, motos e 4x4 o lugar encanta a todas as tribos. Os Soldados são quatro pedras dispostas sobre o “Facão dos Soldados”, com altura média de 90 metros. Elas têm esse nome por se parecerem com quatro soldados enfileirados em guarnição à cordilheira. Localizam-se na encosta da Serra do Campo dos Padres. Além da montanha onde ficam o Soldado ainda ajudam a embelezar mais o local uma fonte e uma araucária, que já foram eternizadas em centenas de fotos dos visitantes. Além disso, na região dos Soldados do Sebold ainda pode-se encontrar o Pinheiro Centenário que possui uma circunferência de 6,95 metros e 2,22 de diâmetro e a nascente mais distante da foz do Rio Itajaí Açu.


4 – Trilha Montain bike Riozinho:

Essa trilha reserva boas doses de adrenalina. Para quem gosta de trilhas de montain bike radicais, certamente a do Riozinho não pode ficar de fora do roteiro. Com cerca de 32km, a rota passa por belos locais como o Vale do Rio Águas Frias; a Gruta do Poço Certo; um trecho que pode ser chamado de “donwhill” entre os pinheiros de pinus de uma fazenda de reflorestamento; pela Gruta do Riozinho; pela histórica Vila Catuíra; e para finalizar um passeio pela tranquila e encantadora comunidade do Saltinho que leva novamente até o ponto de partida da trilha. Só faça a rota se sua bike possuir bons freios ou se você não tiver medo de voar montanha abaixo.


5 – Café no Sitio e Pousada Pedras Rolantes:

O lugar é incrível. Uma ponte pênsil, frutas retiradas direto do pé... No café tudo é preparado de uma forma muito especial. Lá até a louça tem uma história! Primeiro vem o chá de clemenules, e para acompanhar, queijos com geleias e pães tostados com patê de tilápia. Sempre que serve algo, o dono explica a procedência, geralmente proveniente dos pequenos produtores da região, o que dá um gosto ainda mais especial a tudo. Depois da entrega, chega o café, preparado em coador de pano, ali mesmo na mesa. São servidos pães variados, com manteiga, geleia ou uma pasta a base de salame. Destaque especial ao pão de tomate e ao cookie de amendoim, produzidos ali mesmo no sítio. No final, bolo de cenoura ou de chocolate e uma deliciosa sobremesa completam a experiência. E para quem quiser passar um pouco mais de tempo no Vale do Rio Águas Frias, ainda existe a Pousada, que é composta de cinco opções de hospedagens, cada uma delas com personalidade própria e integrada ao modo de viver em Pedras Rollantes. É como ter a sua casa num sítio. As opções são: CASINHA, CASA DA CAMA e CASA TORTA - Três casas completas, desenhadas e equipadas para que o prazer esteja presente em todos os momentos e em todas as atividades. Estará ao seu dispor também o ESTÚDIO NASCENTE e o ESTÚDIO POENTE - Dois Estúdios confortáveis e em ambiente acolhedor, com cozinha e banheiro, instalados numa casa do final século 19.


6 – Cânion Arroio do Leão:


O pequeno cânion esconde paisagens paradisíacas, a ação da água através dos séculos esculpiu a rocha, formando abrigos, quedas d’água e uma paisagem que nem parece ser encontrada no Brasil. Para cruzar o cânion é necessário passar por locais com água até a cintura, mas a vista em 360º é de tirar o fôlego!


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Oi Carol, tudo bem?

    Estou indo para Alfredo Wagner, e vou até o Soldados Sebold.

    É propriedade particular neh? Sabe me informar algum contato?

    Obrigado

    ResponderExcluir