A praça que não é só da bandeira


A beleza natural de Alfredo Wagner é o seu maior destaque. Todo o verde que a cerca serve como um contorno que realça as cores da vida existente nela. Quem passa por aqui pode perceber com facilidade toda a hospitalidade das pessoas, a amizade entre elas, a inocência das crianças; e caso se permita caminhar pela Rua Anitápolis, poderá até participar de uma conversa com as pessoas sentadas no banco da praça, que cheias de sorrisos, dividem sua simpatia e também a piada com quem se interessar.  Além disso, caso tenha o ouvido bom, ainda pode ouvir uma ou outra conversa em alemão, e arriscar até balbuciar algumas palavrinhas.
Se o alemão não funcionar, talvez você encontre um idoso batendo papo com seu amigo ao mesmo tempo em que saboreia um sorvete de chocolate com creme ou daquele sabor mais irreverente de leite condensado com chiclete, vendidos pela Nina e o Fedo, que estão ali para refrescar seus clientes e inevitavelmente lambuzar alguns pequenos que deram uma pausa na diversão no parquinho. A sorveteria possui o título de melhor sorvete da cidade e com o mesmo carinho que preparam o sorvete, o casal cuida da Praça da Bandeira.
Da Bandeira? Na verdade dela e também da Figueira! Se essa Figueira falasse, contaria que foi plantada ali para comemorar o dia em que o homem pisou na Lua. Isso mesmo! Esta história está registrada em uma placa, junto a ela. Mas se você estiver ainda muito ocupado tentando pronunciar algumas palavras em alemão ou entrosado em alguma conversa, pode conferir o que a placa diz no trecho abaixo.
 “Aos dezessete dias do mês de julho do ano mil novecentos e sessenta e nove (quinta-feira), às quatorze horas e trinta minutos, vinte e sete horas e meia após o lançamento de saturno 5 com a Cápsula Lunar Apolo 11, lançada pelos americanos, com três tripulantes para atingir a lua e alunizar no dia vinte e um próximo (domingo). Sendo nesta época, presidente do Brasil, o senhor Marechal Costa e Silva, Governador do Estado Senhor Dr. Ivo Silveira, prefeito municipal deste município o Senhor Rogério Pedro Kretzer, fazendo-se presentes os senhores Olibio Ferreira da Cunha, tabelião; Murilo de Oliveira, ledelgado; Lázaro Fernandes de Almeira, escriturário; Nicolau Pedro de Almeida, fiscal lançador; Pereira França e Geraldo Passo, artistas do Teatro Passo e Garcia (Biriba), que achavam-se instalados nesta cidade. Foi plantada no centro do Jardim Público nesta cidade uma Figueira, trazida da Vargem Grande, Município de Águas Mornas, árvores está até então desconhecida na flora do município de Alfredo Wagner, de cuja ocorrência foi lavrada na presente ata que irá devidamente assinada, para que haja para o futuro conhecimento da origem da referida árvore, do que eu, Olibicio Ferreira da Cunha, designado para lavrar a presente ata, a escrevi e assino.”
Viu só? A cada passada lenta que o homem dava a Figueira ia crescendo e histórias acompanhando. São namoros, brincadeiras, brigas e muitas memórias por debaixo dela. E essa Figueira também viu muita festa e confraternização, pois é vizinha do Clube.
A Sociedade Recreativa União Clube foi fundada no dia 28 de novembro de 1937 e desde lá foram carnavais, bailes de debutantes, casamentos, festas temáticas entre muitas outras comemorações, regadas sempre com muita folia e emoções. Não sabe o que vestir para tantas festas? O comércio de Alfredo Wagner te dá muitas opções.
Nosso comércio se destaca não só pela sua variedade, como também pelo bom atendimento e amizade entre os comerciantes, que em datas comemorativas se mobilizam para decorar a cidade, manter limpas as ruas e acolher com simpatia cada cliente.
Se você estiver pelo centro fazendo umas comprinhas e quiser dar uma pausa para descansar ou pegar um solzinho, deve ir até o deck, onde poderá desfrutar da tranquilidade trazida pelo deslizar calmo das Águas do Rio Caeté. Se tiver sorte, ainda poderá observar um bando de tucanos, que sempre está por ali, se alimentando na mata nativa.
Depois das compras e do descanso bateu aquela fome? No ramo alimentício somos muito bons também! Por qualquer rua que você passe, poderá encontrar algum restaurante, lanchonete, padaria ou até um barzinho que resolva seu problema. Mas em nossa cidade, fazer um “lanchinho” não é simplesmente isso. Além de saborear muitas delícias - que a cada dia surgem mais e mais para acabar com sua dieta – você encontra facilmente uma conversa amiga ou uma boa história que poderá contar aos seus amigos e familiares depois.


Enfim, em Alfredo Wagner, longe do barulho e da correria das grandes cidades, as pessoas se fazem felizes simplesmente ao caminhar pelas ruas do centro e conhecer tanta história que elas têm para nos proporcionar. Por esses e por muitos outros motivos é que a cada dia recebemos mais visitantes que se tornam vizinhos na nossa tão querida Alfredo Wagner.

Grupo de turistas, guiados pro Vanessa Laura Franz


Manuella Schutz Mariani
Charlene Silva Marioti
Carol Pereira

Postar um comentário

0 Comentários