Sucesso no 1° Desafio Mountain Bike de Primavera - Serra dos Soldados


No último dia 23, aconteceu na cidade de Alfredo Wagner o 1° Desafio Mountain Bike de Primavera - Serra dos Soldados. O evento reuniu cerca de 30 ciclistas de várias cidades do estado e encantou a todos com as belezas de Alfredo Wagner.
A saída foi da praça da bandeira e após darmos a volta pelo trevo, entrando pelo portal da cidade, seguimos em direção ao Caeté. O Vale do rio Caeté é um cenário incrível, com suas paisagens peculiares e marcas da colonização alemã. Ali, os ciclistas já tinham um pequeno sinal das paisagens que iriam encontrar pelo trajeto.

“Ao fim dos primeiros 18 quilômetros percorridos em estradas municipais - com terrenos quase planos - os ciclistas encontraram uma mesa repleta de frutas e sucos para acumular energias para as íngremes subidas que os aguardavam até os pés do Soldados do Sebold.”

A primeira grande subida fez a maioria dos ciclistas descerem das bicicletas. Longa e acentuada, foi o primeiro grande teste para nossos aventureiros. O carro de apoio já ajudava os menos preparados ou os azarados que tiveram problemas com suas bikes.
Pelo meio do caminho encontramos um casal de fotógrafos que estavam fazendo algumas imagens do evento e “carregamos” eles conosco. A cada quilômetro andado uma nova surpresa, uma nova paisagem, algo diferente para nos encantar. Vários declives e aclives ainda nos separavam dos Soldados, mas entre tombos e muitas risadas, avançávamos.
               
“Admiração é uma palavra que define bem o sentimento dos que avistaram pela primeira vez a paisagem dos Soldados do Sebold. Depois do choque provocado pela visão da impressionante formação rochosa, banhos nas bikes, centenas de fotos e um piquenique nas margens do rio Lajeado, nascedouro Sul da bacia do Rio Itajaí Açú.
Frutas, salames, queijos, pães, etc, e etc, dispostos em uma mesa à sombra e ao som de uma queda d’água fizeram com que o tempo programado para a parada fosse esticado. Antes de voltar aos pedais, um sorteio entre os inscritos deu aos felizardos um Café no Sítio Pedras Rollantes, uma estadia na Pousada Hinckel, um vale compras no Delícias da Roça, entradas para o Parque Salto das Águas e uma garrafa Camelbak oferecida pela loja Apache.
Quem se admirou com a paisagem dos Soldados do Sebold chegou a acreditar que a parte boa do pedal havia terminado. Quem nunca pedalou por estas montanhas delirou ao cruzar a floresta de araucárias aos pés das escarpas do Campo dos Padres, no caminho de volta para o centro de Alfredo Wagner.”

As subidas pareciam nunca mais ter fim, porém, nada disso desanimava os ciclistas, que mais uma vez se impressionaram com as paisagens da Santa Bárbara, especialmente com a Serra do Camelo e dos Dorigon. Quem estava mais na vibe do Cicloturismo não resistia a tanta beleza e parava para registrar. Até quem não foi de bike deu um jeito de pegar uma ‘magrela’ emprestada para garantir fotografias radicais.
Finalmente as descidas chegaram, e em grande estilo. Para garantir mais um lanche na Praça da Bandeira, o percurso foi alterado e o Arroio do Leão entrou no circuito, garantindo uma descida continua de vários km, reservando mais um bocado de adrenalina aos ciclistas.

“Enquanto degustavam mais uma cesta de frutas na praça da Bandeira, local de partida e chegada do Desafio, as conversas se alternavam entre a beleza dos lugares, o percurso técnico e a descida radical pelo Arroio do Leão, quando os mais arrojados não gastaram cinco minutos para sair de 1.200 metros de altitude e alcançar a rodovia municipal, 600 metros abaixo, trecho percorrido por uma estrada estreita e cheia de cotovelos.”

O desafio iniciou com chave de ouro uma série de eventos que o Conselho Municipal de Turismo pretende realizar na cidade. O feedback recebido dos participantes nos faz acreditar que estamos no caminho certo e que Alfredo Wagner entrará de vez no mapa do turismo de Santa Catarina!

Ano que vem tem mais!!!
































Postar um comentário

0 Comentários