Hiking Luau Matador

Texto e fotos: Thiago Lins



O domingo (19/06) amanheceu nublado, até com uma garoa fina. Pensei que o Luau – evento de lançamento da ECO Trilhas SERRA Catarinense – teria que ser remarcado para outra data, pois não veríamos o espetacular nascer da Lua.
As horas foram passando e já no meio-dia, o tempo estava abrindo, e o sol brilhando. As 15h30min, pegamos nossas mochilas e seguimos em direção ao Sítio Werlich, no Matador, distante 3 km do centro, em Bom Retiro/SC. Na entrada do Sítio, uma bandeira de Bom Retiro tremulava, indicando o local.
A recepção foi as 16h00min, com o Dario nos dando todas as informações sobre o evento. Por volta das 16h15min iniciamos nossa caminhada. Seguindo por dentro do Sítio Werlich, atingimos a Estrada Geral Rio Matador, onde caminhamos por cerca de 5 minutos, até, entrarmos em outra propriedade particular, local que dá acesso ao lugar onde poderíamos apreciar o belo nascer da Lua.
Caminhando por entre belas Araucárias, campos com gado e uma ‘subidinha’ que tornou ainda mais divertida nossa trilha, por volta das 16h45min chegamos no ponto onde apreciaríamos a ‘Dama da Noite’. Ali, o Dario nos explicou que a Lua iria nascer por volta das 17h10min e estaria com iluminação de 99% e teríamos nesse horário, a LUA CHEIA GIGANTE.
Já que teríamos 25 minutos até o nascer da lua, parte do grupo optou por continuar a caminhada, subindo ainda mais a Serra do Matador. Eu estava entre eles, e percorremos pouco mais de 2 km, ida e volta, por entre belas Araucárias. Me contaram que por ali perto, existe uma Araucária com aproximadamente 7 metros de diâmetro. Ainda voltarei lá para acha-la.
Apreciando a bela natureza do local, com vista privilegiada dos morros e serras que circundam nossa querida cidade, olhei pro relógio e já eram 17h05min. Falei para o meu irmão: ‘perdemos o nascer da Lua.’ Saímos correndo mata afora, pra chegarmos rapidamente no local ideal para não perdermos o espetáculo. Nossa sorte foi um nevoeiro que se formou, que tardou em uns 5 minutos o a perfeita visualização da Lua. UFAAA, chegamos em tempo...
Ali, fomos contemplados com o espetacular nascer da Lua. Tivemos uma visão privilegiada da cidade de Bom Retiro e do vale do Rio Matador. Ainda, tivemos um ‘show pirotécnico’ com lã de aço, onde colocaram fogo e rodearam... O espetáculo foi garantido.
Começou então, uma forte neblina. A Lua sumiu e decidimos retornar para o Sítio Werlich, onde uma – ou melhor, três – costelas em fogo de chão estavam nos esperando. Agora, já noite, cadê minha lanterna? Pois é, não tinha levado, então, fui acompanhando um pessoal com suas lanternas, que iam clareando e iluminando o caminho.
Em certo ponto, cerca de 6 ou 7 vacas passaram correndo, assustadas com o barulho do grupo e com a luz de nossas lanternas. Nada demais, a não ser um susto maior que meu irmão levou: ‘coooorre turma’... kkkkkkkk
Chegando próximo a uma entrada secundaria para o Sítio Werlich, nosso grupo (5 pessoas) decidiu seguir pela estrada e passar pela entrada principal. Caminhamos um pouco mais que o restante do grupo...
Chegando na sede do Sítio, uma bela fogueira, boa música, pinhão e a costela em fogo de chão nos esperavam. Estar entre amigos e poder comtemplar o espetacular nascer da Lua não tem preço.
Deixo aqui meu agradecimento aos amigos que participaram, em especial, a equipe organizadora. Vida longa a ECO Trilhas SERRA Catarinense.

Para ver as fotos oficiais do evento, acesse:
https://www.facebook.com/dariolinsfotografia/media_set?set=a.1058941374184820.1073741932.100002069025900&type=3&pnref=story.unseen-section


DICA: Se você quer conhecer esse local, e outros em nossa querida Bom Retiro, ou mesmo em outros municípios da Serra Catarinense, procure pela ECO Trilhas SERRA Catarinense, na pessoa do Dario Lins. Aposto que será uma aventura inesquecível.




  



  



Postar um comentário

0 Comentários