Relato de uma ida ao Cânion do Espraiado em Urubici!

Trekking pelos Campos do Espraiado
Distancia: Cerca de 28km de caminhada.
Tempo total em movimento: indeterminado, com saída as 09 hr 33 min  da manha e retorno ás 19 hr.
Ganho de elevação: 901
Altitude máxima: 1444 metros
Fotos: Carol, Vanessa, Jaíne, e Patricia

Na sexta do dia 8 pela manhã, já estava ansiosa pelo final de semana que viria. Sempre pensei em reunir amigas com o mesmo ideal, que fosse parceira para ‘qualquer parada’, e não é que nos encontramos? Amiga de amiga que foi conversando e descobrindo gostos em comum, coisa rara de se encontrar hoje!
Por enquanto somos em 4 integrantes, Eu Vanessa, Carol, Jaíne e Paty todas com  a mesma idade, 20 anos, grande coincidência, pois algumas de nós não se conheciam  ainda, só quando fizemos a reunião da primeira Trip TREKKING POR ELAS. Temos como objetivo conhecer novos lugares, adquirir conhecimento, principalmente da natureza tão bela, em meio às trilhas, caminhando, pedalando e praticando esportes radicais relacionados à aventura promovendo a consciência ambiental! Estamos de braços abertos para receber novas integrantes que sonham em viajar o mundo.
De malas prontas, mochilas equipadas e roupas adequadas para enfrentar as baixas temperaturas da região, partimos para a grande aventura. Estávamos um pouco apreensivas, pois a previsão do tempo era de chuva, mas resolvemos ir assim mesmo! O pai da Carol nos levou até lá. Pelo caminho muito neblina, quase não enxergávamos a estrada até que chegamos ao centro de Urubici, indo em direção a Serra do Corvo Branco. Antes de subir há uma entrada com placa sinalizando ‘Refúgio Rio Canoas’ seguimos durante 4 Km em estrada de chão até o Albergue por volta de 1h da madrugada. Nosso guia chegou pela manhã para nos receber e nos guiar. Foi tudo muito tranquilo, as instalações eram muito aconchegantes, fogão à lenha e tudo mais!
Na verdade o nosso primeiro recepcionista foi o ”Lobo” um cachorro da raça Collie muito dócil! Preparamos nossas camas e acomodamos nossos equipamentos. O certo seria irmos dormir para guardar as energias para o dia seguinte, mas não nos contemos e fomos dar uma volta pelos arredores de lanterna mesmo! Estávamos muito eufóricas. Só então é que fomos descansar para o dia seguinte.
A primeira a despertar foi a elétrica Jaíne, em seguida todas acordaram para o grande dia. Fomos levantando aos poucos, primeiro a Paty, depois eu e a Carol, 7h 30min já estávamos todas acordadas.  O céu estava perfeito, limpinho, os passarinhos cantarolando, de lá temos a vista da grande Pedra da Águia de costas.
Já preparamos nosso café da manhã e o lanche e nos arrumamos para a caminhada, tiramos belas fotos ao ar livre em frente ao albergue e procuramos galhos que servissem de bastão, depois descemos novamente ao Rio Canoas para contemplar e nos divertir correndo pelos gramados ao meio das árvores. O guia Matias foi bem pontual, chegou às 9h. Cumprimentamo-nos e eu já muito feliz disse  que estávamos empolgadíssimas! Ele nos mostrou através de um mapa, os Aparados da Serra, todos os pontos e trilhas e inclusive o que iríamos fazer. Assinamos um termo de responsabilidade e ele arrumou bastões de bambu que eram mais eficientes que nossos galhos quebradiços.
Começamos a caminhada exatamente às 9h 33min, pelo caminho víamos o Rio Canoas seguindo seu curso ao nosso lado, muitos passarinhos voavam por entre as árvores, vimos a grande Pedra da Águia e perguntei ao guia se por acaso teria como escalar. Ele disse que hoje já não seria mais possível, pois as rochas estavam instáveis, mas que já fizeram á um tempo atrás. Pelo caminho as majestosas Araucárias e tantas outras diversidades de plantas, de pássaros e aquele ar puro que sentimos ao estar em contato com a natureza.
Quem estava nos acompanhando não era somente o guia, mas o Lobo e o Snoopy, nome que eu mesma criei por não saber o nome do cachorrinho, esse era todo de ”algodão” e brincalhão. Depois de uma pernada caminhando, conversando e contemplando tudo, chegamos ao portão do RPPN Leão da Montanha, a qual possui um projeto de pesquisa do conhecido Puma. Aos poucos a trilha começa a ser mais inclinada, com muitos buracos e pedras no decorrer dela. E a cada Km já conseguíamos sentir os ventos de altitude.
Na subida fizemos a primeira parada para o almoço, comemos um pouco do lanche que trouxemos de casa e do que recebemos do guia, incluso com o pacote, com sanduíche, frutas, clube social e etc.. Levamos uma sacolinha para guardar todo nosso lixo, inclusive o que achávamos pelo caminho, o guia nos instruiu a isso, até os orgânicos, que jogássemos pelo menos em lugares escondidos para que a trilha continuasse bonita naturalmente, digna de admiração e cuidado com o nosso meio ambiente.  Já aproveitamos para fazer uma pausa para descansar, mas logo voltamos a caminhar.
Até que no caminho avistamos uma égua com seu potrinho, a Paty foi bem próximo fotografar, até que de repente a danada da égua ficou apreensiva e muito brava pelo Snoopy que latia querendo chamar atenção, veio devagar relinchando em nossa direção, já assustadas sem saber o que fazer olhamos para o guia, que tentando acalmar a mamãe preocupada com sua cria, enfrentou-a e com bastante cautela mudamos o curso do caminho, pois ela estava decidida  a não deixarmos passar por ali. Seguimos até perdê-la de vista, sentimos um grande alívio, no fundo sabemos que ela não fazia por mal, só queria defender seu filhote, mas confesso que passamos por um apuro! Depois comentamos sobre o ocorrido e demos risada! A Jaíne que não perde uma foto, até na hora do perrengue fotografou o momento.
O dia estava realmente lindo, já estávamos com calor naquele sol do meio dia. Sorte estarmos com as cabeças protegida com toca e protetor solar. Pelo caminho o guia ia-nos contando sobre o lugar e quando chegamos aos campos de altitude, percebemos a vegetação baixa e as turfas que pareciam esponjas ao pisarmos. Avistamos alguns búfalos que se alimentavam tranquilamente. O vento aumentava á medida que nos aproximávamos do cânion. Depois de 10 km enfim começamos a avistar os cânions nós estávamos muito maravilhadas com a paisagem. Gritamos de alegria!
Mais um chão pela frente, 4 km e então chegamos ao ponto onde víamos a imensidão, duas cachoeiras, uma de um lado e a outra do outro, Cânions gigantescos, ao fundo se avistava a Serra do Corvo Branco. O céu totalmente limpo e as rajadas de ventos impressionantes quase nos derrubavam. Paramos lá e fizemos mais um lanche contemplando aquela perfeição dos Aparados da Serra. Pensar que de lá podemos chegar a Alfredo Wagner caminhando, toda aquela extensão interligando cidades vizinhas, com várias nascentes importantes da região.
Claro que as gurias e eu tiramos várias fotos impressionadas com a beleza estonteante do Espraiado, andamos pelas bordas do cânion, sempre com muito cuidado chegando próximo aos paredões onde observamos a imensidão. Percebi o quanto somos pequenos diante daquela paisagem incrível que nos rodeava, como me senti feliz estando lá ouvindo o barulho do vento perto das minhas amigas parceiras, descobrindo novos horizontes e visualizando novas ideias. Ás vezes o caminho pode não ser fácil.  Para realizar um objetivo, o primeiro passo é ter força de vontade, pensar que pode ir além do que imagina, que a vida lá fora te espera de braços abertos, que o que nos move é a adrenalina de simplesmente viver da melhor forma possível. A vida aqui na terra com certeza não será em vão quando você se alimentar das boas energias e exercitar seu corpo e sua mente fazendo o bem, vendo a simplicidade nos pequenos momentos.
Vamos juntas aprender e experimentar muito mais dessas aventuras com certeza, foi um dia inesquecível em minha vida! Voltamos para o albergue contentes pelo dia que tivemos, um pouco dolorida, mas sem dúvidas, valeu a pena! A noite fizemos uma janta reforçada e depois a Jaíne preparou chocolate quente, tudo que precisávamos depois de um dia cansativo, mas não menos espetacular.
À noite conversamos e rímos muito, foi de mais, já me sinto conectada com cada uma e agradeço do fundo do coração por termos nos encontrado!!!!  De manhã a Paty que foi a primeira a dormir, acordou mais cedo e preparou um delicioso café da manhã bem saudável e foi tirar umas fotos no Rio Canoas enquanto nós dormíamos.  Acordamos mais tarde, descansamos bem, eu  Vanessa sendo a segunda acordar vi aquela mesa nem acreditei, vi que a Paty tinha saído, chamei as mochileiras para tomar aquele café de saladas de frutas, sanduíches e castanhas.
Logo depois fomos atrás da Paty que estava deitada na grama curtindo o visual fotografando, aí decidimos explorar o lugar novamente. Fomos até a ponte do Rio Canoas e ficamos lá trocando ideias e falando sobre o lugar e os momentos que estávamos tendo.
Voltamos fizemos o almoço, macarrão que sobrou mais um molho especial da Carol!  Almoçamos e fomos dormir mais um pouco até que nossa carona chegou e ainda passamos pela Serra do Corvo Branco , depois paramos na padaria em Urubici tomamos um café e voltamos pra Rio do Sul exaustas porém felizes da vida, chegamos as 21h 30min.
Autora: Vanessa Laura Franz

Postar um comentário

1 Comentários