Elegância do comportamento

Li um texto que falava sobre “ A elegância do comportamento”, que dizia algo como que isso é um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza. É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto. É uma elegância desobrigada. Bom, para alguns pode ser elegância de comportamento, para mim não passa de boa educação.
Talvez eu tenha recebido princípios de educação muito rigorosos o que pode até ter me prejudicado em alguns aspectos, pois me tornei uma pessoas extremamente envergonhada e as vezes até submissa, pois “sempre temos que tentar entender o outro lado”, mas uma coisa é fato. Educação nunca é demais.
Definitivamente fico chocada com a falta de educação e princípios que assola o mundo. Claro que não posso tomar por base, eu com a minha educação de cidadezinha do interior onde todo mundo se conhece, mas se existem pessoas extramente educadas em grandes metrópoles sinal que é possível sim ter princípios e boa educação em qualquer lugar. Boa educação não é dar bom dia e ser simpático a tudo e a todos, para mim isso passa até longe, isso chega a ser falso. Boa educação é não pisar em ninguém independente de nível social, não importa se a pessoas for o gari, a empregada ou o borracheiro, somos iguais, e ninguém tem o direito de se achar melhor do que ninguém por ter mais dinheiro. É tratar bem os idosos e respeita-los, eles já fizeram a parte dele pelo país e muitas vezes dedicaram boa parte da vida a cuidar e educar quem os despreza na velhice, isso é muito injusto. É ter boa vontade, as vezes pequenas atitudes de nossa parte podem fazer muito bem a alguém. Boa educação é pensar em sociedade e ser menos egoísta.
Boa Educação vem de casa. Tenho pavor de criança mal educada, mas a culpa não é delas, a culpa é dos pais, que não impõe limites, que acham que o filho é um Rei e que nada que ele faz é errado, e que acabam criando marginais, e sim é muito mais fácil jogar a culpa nos outros, na escola, na sociedade. Pai tem que educar, e saber impor o respeito, respeito faz parte da educação, se os filhos não respeitam os pais vão respeitar os professores? Vão respeitar quem? Eu defendo até mesmo algumas palmadas, eu levei algumas e não morri, claro que a educação não deve ser algo imposto a qualquer preço, para tudo isso de Elegância comportamental render é necessário que haja a compreensão de que é preciso ter educação, e isso fluir naturalmente.
Vamos dar valor ao que realmente importa. Vamos nos importar com os outros, e se importar não é querer saber sobre a vida dos outros por interesse, ou para julgar, mas sim querer ver as pessoas melhor, ajudando se possível, pensando no outro como gostaríamos que pensassem em nós. Sei que é piegas e parece até sermão de padre, mas gente, é verdade. Não podemos aceitar o declínio da sociedade que vivemos e achar que está tudo bem. Vamos fazer o que dá pra fazer, vamos começar por nós. Eu falo tanto de educação porque para mim é o básico, por exemplo, a política é um dos maiores problemas de nosso país, políticos corruptos e ladrões, se eles tivessem aflorados os conceitos básicos de Educação sabendo dos direitos e deveres, sabendo que temos que respeitar e pensarmos nos outros, pensando em sociedade eles não fariam o que fazem. A falta de educação e amor ao próximo é um dos grandes problemas da sociedade de hoje, se a educação parte de casa, vamos fazer a nossa parte. Não mudaremos o mundo em um piscar de olhos, mas se não fizermos algo em que mundo estaremos vivendo?

Carol Pereira

Postar um comentário

17 Comentários

  1. No fato de os pais por limites no filhos tem msm,pq se nao por,depoois qdo os filhos crescem viram uns marginais q ate agridem os proprios pais(fato que ja ocorre mtoo no nosso pais)ameei seu texto carol,parabens amiga.

    ResponderExcluir
  2. entendo bem o que vc quer dizer... as pessoas acabam esquecendo os valores que realmente importam durante a sua vida, se esquecem dos princípios básicos de respeito, um deles respeitar os pais. Eu como educador acredito sim que antes de tudo a educação vem de casa.

    ResponderExcluir
  3. Seus textos são muito bons e seu blog é ótimo, estou seguindo ^^

    ResponderExcluir
  4. Sem palavras Carol...concordo com tudo q vc disse. A educação ainda pode salvar o nosso país...eu acho q é a única saída!
    bjão

    ResponderExcluir
  5. É... eu acho que é hipocrisia as pessoas abominarem o fato de que o ser humano - justamente po ser um ser social -, é altamente egoísta, individualista.
    Baseando-se nisso, basta ter bom senso pra não ferir o outro e pensar, antes de qualquer atitude "eu gostaria que fizesse isso comigo?". É siimples pra caramba e, por mais frio que possa parecer, é ultra verdadeiro!
    Deveria ser assim até que o "altruísmo" se tornasse verdadeiro e fosse capaz de brotar no coração dos hoooomens!

    ResponderExcluir
  6. É um absurdo vc ver as crianças de hoje em dia,e a culpa é dos pais, que ou prendem o filho numa "jaula" ou deixam eles fazerem tudo que quererm, não sabem encontrar um equilíbrio e não ensinam que é importante o respeito, mas num país onde reina a impunidade fica realmente difícil fazer isso se tornar real,também não dá pra vc ser educado esperando sempre sejam com vc, mas é a vida ushuashuahsa

    ResponderExcluir
  7. "Boa Educação vem de casa. Tenho pavor de criança mal educada, mas a culpa não é delas, a culpa é dos pais". Bom, não pode culpar os pais diretamente, pois os filhos podem ser uns "anjinhos" quando eles estão por perto e quando estão sozinhos são uns "capetinhas", isso é um exemplo simples, mas vale salientar que a educação do indivíduo pode mudar por N fatores ao decorrer de sua existência, por exemplo, uma depressão. A pessoa poderá tornar-se violenta, agressiva e facilmente ofender outrem e quem a ver poderá "rotulá-lo" como mal educado, sem educação, enfim, sem saber a razão pela qual a pessoa age daquela forma. Ao meu ver, não podem os pais serem alvo da culpa, eles tem sua responsabilidade na educacão, mas não podem ser eles os culpados quando terceiros ou alguma enfermidade afeta o comportamento de seus filhos.

    :)

    Eu não comento muito em seu blog, para falar a verdade essa é a segunda vez, mas isso não significa que não leio seus posts ;)

    bjuxx carol

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. . aa minha cunhada sabe escrever \o /fato :$ aah , veerdade (: educação nuunca é e nunca será de maais. Tá certo que educação parte de casa , mais nem sempre os pais dão a educação certa aos filhos , teem aquelas crianças que crescem sem saber oo que é uum muito obrigado , um siimples bom diia .. ta certo que ser educado não é só saber falar bem , é também saber se comportar bem , ee seempre que puuder, ajudar aa quem precisa ! aa maior prova da booa educação está no seu modo de ser e agir , então se liiga , buusque essa taal educação que está dentro de voocê , ee tenha certeza que não se arrependerá disso ! :)

    ResponderExcluir
  10. Eu tbm detesto falta de educação e gente abusada. Eu acho que vai mto da personalidade e caráter da pessoa tbm.. já vi mtos pais tentando dar educação e os filhos nem aí, claro que tem pais que não se preocupam, mas tem filhos que por mais que vc fale, entra por um ouvido e sai pelo outro.

    ResponderExcluir
  11. Outro dia vi uma comunidade o orkut que dizia: minha educação depende da sua. Achei aquilo de uma falta de senso imensa. Imagina se a cada vez que eu recebesse um grosseria, devolvesse "na mesma moeda"? Não é fácil ser educado com alguém mal educado, mas é assim que deve ser. Se quisermos fazer o mundo um lugar melhor, essa é a maneira. Lindo testo bródi!! Parabens!

    ResponderExcluir
  12. Muuuito liindoo texto caroool *-*

    . aa minha cunhada sabe escrever \o /fato :$ [2]
    AIUHSIAUSHIAUHSIAUSHIAU
    da parte do João Marcelo, haha (6)
    Paraaabééns *_* tu é uma ótima produtora :DD
    AIUSHAIUSHAIUSHAUISHAIUSHAIUS'
    sabee falar dee tudo ;)
    ee oo maais massa, que é da mesma forma que todos peensan :DD

    beijinhos da Anonima kkkkk ;** (l)

    ResponderExcluir
  13. Disse TUDO.
    E só pra constar, acho que o texto que vc leu foi da Martha Medeiros (L)

    :****

    ResponderExcluir
  14. belo texto carol... estou de acordo com quase tudo o que vc falou, mas acho que tem um conceito um pouco errado sobre os limites impostos pelos pais, por exemplo, minha irmã por mais que minha mãe ensine, converse, castigue, se descabele, e dê as famosas palmadas, minha irmã não tem jeito, e a mesma educação dada a ela, foi a mesma que eu recebi... e nunca fui tão rebelde assim! como disse ter uma postura elegante e educada é um dom...(tomara q essa fase passe para minha irmã, e logo! rsrs)
    fora isso a meu ponto de vista vc esta corretíssima.. gosto muito do seus textos!!! =]

    bjO

    ResponderExcluir
  15. A educação é a base da nossa vida pessoal, profissional e sentimental. É muito importante também termos humildade e respeito aos outros.
    Uma pena que a nossa socidade carece dessas coisas hoje em dia...

    ResponderExcluir