Uma pandemia chegou junto com meus sete meses na Irlanda



Eu estar na Europa nesse momento certamente deixa muita gente preocupada.
Na última sexta-feira todas as escolas e universidades da Irlanda fecharam as portas e não se sabe quando irão reabrir. Nesse mesmo dia as pessoas foram aos mercados e esvaziaram as prateleiras. Estima-se que mais de 60% da população da Irlanda contraia o vírus! 
O vírus veio para marcar profundamente minha estadia por aqui. 
Ver como os Irlandeses estão lidando com a pandemia é inspirador. O senso de responsabilidade coletiva é muito mais presente aqui do que no Brasil. Várias ações estão sendo desenvolvidas para tentar conter o avanço da doença. 
Os PUBs estão fechando - dizem que até então, apenas Deus teria esse poder - os irlandeses estão fechando pubs, cafés, restaurantes... Os comerciantes estão perdendo dinheiro, mas eles estão fazendo isso para que o corona não ceife ainda mais vidas. Isso é pensar nos outros e eu estou tendo uma aula sobre isso estando aqui durante esse período.
É egoísmo meu falar que o Corona ta fazendo um estrago na minha vida, quando sei que ele ta afetando de maneira muito pior a vida de tantos outros, mas à partir de amanhã o vírus dará uma nova cara a minha estadia aqui na Irlanda.
Eu pensei que o cancelamento das comemorações de San Patrick’s day, que contei os dias e sonhei muito em ver, seria a pior coisa que aconteceria, mas estava redondamente enganada. 
Muitos de meus colegas, a minha família Irlandesa, eles estão voltando para o Brasil. SIM, VOLTANDO PARA O BRASIL! O curso irá continuar online pelo menos pelo resto do semestre... tenho certeza de que ainda voltarei a ver alguns, mas tudo o que vivemos aqui no Courtbrack começa a ficar no passado. Não to sabendo lidar com essa nostalgia que já se tornou minha maior companheira, mas isso será assunto para outro texto.
A previsão é que os aeroportos fechem em breve e existem rumores de que os mercados e lojas também irão fechar nos próximos dias. A quarentena por aqui está sendo levada a sério e me irrita muito quando vejo alguns brasileiros postando que “é só uma gripe”, “não faz mal, não to no grupo de risco”, “isso é invenção da mídia”, “vou aproveitar as férias/quarentena para viajar” isso tudo é uma mistura de falta de informação, com egoísmo e a inexistência de bom senso. Essa pandemia é real e ainda vai matar muito mais gente e isso é terrível, precisa ser encarado como tal. O que estou vivendo aqui é completamente inédito para mim, parece coisa que acontecem nos filmes, estou ansiosa e um pouco assustada, mas me sinto segura.
 Certamente não era assim que eu esperava escrever meu texto de sete meses na Irlanda, um mês em que tantas coisas lindas aconteceram em minha vida, um mês tão especial, que infelizmente se transformou em um período em que tenho que me despedir de muitos de meus amigos e infelizmente ter a certeza de que nada será como antes. 

Estando sete meses aqui não acho precipitado dizer que nunca mais conseguirei tirar a Irlanda da minha vida. Eu amo a Irlanda, mas definitivamente odeio o Corona virus!  

Postar um comentário

0 Comentários