Personalidades - Sebastião Pereira - Sebastião Correio



Maria Luiza da Silva
Aline Machado de Andrade
Carol Pereira

Data de nascimento: 13 de janeiro 1870
Data de falecimento:  24 de dezembro de 1956

Sebastião Pereira, foi um dos primeiros moradores do Barracão, era um agricultor e possuía grande quantidade de terra. Ele morava no Barracão. Suas terras ficavam onde hoje está localizado as casinhas, o loteamento Forster e também toda a vargem do estreito depois do viaduto da BR 282.

Sebastião, era conhecido como Sebastião Correio, pois  prestava serviços a cidade através do correio, levado e trazendo malotes e correspondências à  cavalo ou de caretinha. Ele levava os malotes por todas as cidades entre Lages e Lontras. Os malotes eram levados até os trilhos de trêm de onde eles eram despachados para outras regiões mais distantes.
Ele, como grande parte da população da época estudou apenas até a 4° serie, pois naquela tempo, saber escrever o nome e fazer conta já era o suficiente.
Sebastião casou-se com Isaulina Pereira, também natural de Alfredo Wagner, juntos tiveram quatro filhos , sendo duas meninas e dois meninos.
Alguns acontecimentos trágicos marcaram sua vida, um deles foi quando um de seus filhos homens foi assassinado, em uma festa na Barra do Aririú em Palhoça  e o outra tragédia foi quando seu outro filho homem morreu de paratifo (febre Tifo).
Uma de suas filhas, chamada Santolina casou-se com Adalberto Rodolfo da Silva e ele era conhecido como Beto Correio. Ele herdou “sobrenome do sogro” e era responsável por arrumar as linhas telefônicas desde Taquaras até o morro do Trombudo, na divisa com o município de Bom Retiro.
Sebastião viveu até os 86 anos quando por complicações devido a idade veio a falecer.

Informações transmitidas por:
Quirino Iung


Postar um comentário

0 Comentários