Personalidades - Angelo Valentim Cechetto


   Chélida Cechetto    
Data de nascimento: 26 de Junho de 1923
Data de Falecimento: 30 de agosto de 1997

Angelo Valentim Cechetto nasceu em Orleans – SC no dia 26 de Junho de 1923. Filho de Sebastião Cechetto e Antônia Cechetto, naturais da Itália.
            De família imigrante italiana, completou somente o primeiro ano do primário, pois não tinha condições de estudar.
             O pai de Angelo, Sebastião, era cego e o que foi de extrema importância para essa família foi uma gaita. Junto com o pai ele tocava em festas, na rua e em outros lugares para garantir o sustento da família, pois havia além de Angelo mais 7 filhos, sendo 3 mulheres e 4 homens.
            Ainda jovem foi para o Rio de Janeiro, onde ingressou na Marinha e permaneceu por 6 anos. Após esse tempo, voltou para Alfredo Wagner e casou-se com Augusta Onofre com quem teve 3 filhas. Aproximadamente 11 anos depois, aos 33 anos de idade, ficou viúvo, tendo que criar suas filhas de 3, 5 e 10 anos sozinho.
            Algum tempo se passou e Angelo conheceu Maria Terezinha Farias, com quem casou e teve mais 9 filhos, sendo 7 homens e 2 mulheres.
        Enfrentou muitas dificuldades. Exerceu diversas profissões, dentre elas, marceneiro. Interessou-se por eletricidade, iniciando assim seus estudos nessa área. Já formado, seus conhecimentos saíram do papel e passaram a fazer a diferença na pequena cidade de Alfredo Wagner, já que esta acabará de receber a tão sonhada luz elétrica.    
            Na época, havia uma pequena usina movida a gerador, onde Angelo era o responsável pela manutenção e horário de uso. Só era possível ter iluminação das 19:00h às 23:00h, pois o gerador não tinha capacidade para gerar energia contínua.
Com a instalação da Celesc na cidade, Angelo foi um dos primeiros funcionários, pois já tinha experiência na geração de energia elétrica. Assim deu continuidade a um dos trabalhos mais importantes já realizados na cidade.
            Dedicou os seus 74 anos de vida a esta pequena cidade ajudando muitas pessoas e tornando-se uma grande lembrança, principalmente para os moradores mais antigos, pois a maioria das casas foi ele quem iluminou.
            Faleceu no dia 30 de Agosto de 1997 em Florianópolis devido a vários problemas de saúde, deixando sua esposa, 12 filhos, 17 netos e 1 bisneta.


Postar um comentário

0 Comentários