sexta-feira, abril 13, 2018

ACOLHIDA NA COLÔNIA EM ALFREDO WAGNER


                 No mês de abril iniciou o projeto “Acolhendo em Alfredo Wagner”, que visa implantar na cidade o programa “Acolhida na Colônia”.
                O “Acolhida na Colônia” é desenvolvido em Santa Catarina desde 1999 e busca mostrar uma parte do Brasil e da cultura brasileira que pouca gente conhece, a vida nas pequenas cidades do interior. A associação é composta por mais de 180 famílias de agricultores e esses, unidos, se organizam de diferentes formas para oferecer atividades baseadas no agroturismo.
O agroturismo é um segmento de turismo desenvolvido no espaço rural por agricultores familiares dispostos a compartilhar o seu modo de vida, bem como o patrimônio cultural e natural. Isso em paralelo às suas atividades econômicas – lavoura, criação de gado etc. - oferecendo produtos e serviços de qualidade, de maneira a valorizar e respeitar o ambiente, a cultura local e proporcionando bem-estar aos envolvidos.
                A coordenadora Thaise Guzatti buscou recursos junto ao Fundo Pranay para que o projeto tivesse início em Alfredo Wagner. Ele vem sendo desenvolvido em uma parceria entre a UFSC, Prefeitura Municipal, Epagri e, é claro, com todo o suporte do grupo “Acolhida na Colônia”.
O projeto tem como objetivos: a) aproximar agricultores familiares e consumidores; b) gerar trabalho e renda - foco nas mulheres e jovens; c) fortalecer a autoestima dos agricultores familiares; d) levar vida ao meio rural; e e) melhorar a condição ambiental.
                A implantação ocorrerá por etapas. Inicia pela sensibilização, que ocorre por intermédio de visitas e apresentação do projeto, seguida por palestras para explicar e sanar possíveis dúvidas. As famílias interessadas são convidadas a uma viagem de estudo com o objetivo de visitar locais onde a Acolhida já está em pleno funcionamento. O próximo passo são reuniões e debates para se definir quem tem interesse de participar ou não.
Após essa primeira fase, na qual o agricultor conhece o projeto, seguem outras etapas, tais como:
·         Diagnóstico Participativo das Propriedades Rurais;
·         Associativismo;
·         Capacitação;
·         Marketing/divulgação/promoção:
·         Mídia gratuita;
·         Site;
·         Promoção direta com consumidor;
·         Participação em eventos;
·         Recomendação de outros visitantes.

Alguns dos serviços que o Acolhida na Colônia abrange:
·         Serviços de hospedagem:
o   Pousada na colônia;
o   Quarto na colônia;
o   Camping na colônia;
·         Serviços de alimentação:
o   Mesa na colônia
o   Café na colônia
o   Restaurante na colônia
·         Outros produtos e serviços:
o   Venda de produtos (Armazém da colônia);
o   Turismo pedagógico;
o   Cicloturismo;
o   Atividades de lazer (pescaria, cavalgada, trilhas, banho de rio ...).

Ficou interessado?

Entre em contato pelo telefone: (48) 3276 12-11 / (48) 3276-2151














Nenhum comentário:

Postar um comentário