A torre de Pisa ou Torre pendente



Se minha visita até Florença foi rápida, o que dizer de minha estadia em Pisa? Foi mais rápida do que o The Flash, mas valeu cada segundo. A visão da Torre ficará em minha memória por muito tempo.
Eu não sou daqueles turistas que quer somar destinos. Quero experiências, conhecer as pessoas, a cultura, a história do lugar. Mas, eu não tinha tempo para isso em Pisa, de modo que entre estar na Itália e não visitar Pisa ou passar por lá correndo, fiquei com a segunda opção e valeu a pena.
A visão da torre é outros daqueles momentos em que eu pagaria para ver minha cara. Mesmo que a imagem já seja super conhecida, me deparar com ela me deixou boquiaberta. Ela é maravilhosa, todo o cenário é lindo. Ela, a igreja, o gramado, aquele monte de gente usando a criatividade para tirar fotos legais. Fantástico - o que não foi meu caso. 
Quase todo mundo já viu a Torre de Pisa pela tv, por fotos, na internet, mas pouca gente sabe algumas curiosidades que descobri pesquisando. Achei interessante e vou listar aqui para vocês.

 1.      A Torre de Pisa começou a ser construída no dia 9 de agosto de 1173 – chegando aos 845 anos. Oficialmente, sua construção terminou quase 200 anos depois;
2.      A inclinação da estrutura aconteceu apenas cinco anos depois do início da construção, em 1178, após as obras do segundo andar começarem. A causa teria sido o alicerce num solo frágil e instável;
3.      Por cem anos o projeto parou, devido às guerras de Pisa contra outras cidades, como Gênova e Florença;
4.      A torre tem 55,8 metros de altura e pesa 14.700 toneladas. É preciso subir 296 degraus para se chegar ao topo da estrutura;
5.      O ditador fascista Benito Mussolini teria tentado consertar a torre, ordenando a colocação de um contrapeso em torno da base, mas a medida não funcionou e quase a derrubou;
6.       A torre não é a única estrutura inclinada em Pisa. O solo da cidade faz com que várias outras estruturas também afundem e acabem ficando tortinhas;
7.      Pisa não é a torre mais inclinada. De acordo com o Guinness Book, a Torre de Pisa possuiu uma inclinação máxima de 5,5 graus, em 1990, mas após obras e mais obras para reverter a inclinação, hoje está em 3,97 graus. Já a Torre Suurhusen, na Alemanha, erguida entre os séculos 14 e 15, atualmente tem uma inclinação de 5,19 graus. Portanto, entrou para o livro dos recordes como a mais torta do mundo;
8.      A torre já serviu de base militar. Durante a Segunda Guerra Mundial os alemães fixaram uma base militar no local, já que o topo fornecia uma visão privilegiada de todo o entorno. Isso quase fez com que os soldados norte-americanos destruíssem a torre, mas eles ficaram fascinados com sua forma e resolveram poupá-la desse triste fim;
9.      Conta a história que Galileu teria soltado uma bola de canhão e uma bola de mosquete do alto da torre, em 1589, para mostrar que a gravidade agia igualmente nos objetos independentemente de suas massas. Entretanto, essa história pode ser apenas uma lenda perpetuada através dos séculos para mostrar a grandeza da descoberta do físico, que teria, de fato, apenas pensado nessa experiência;
10.  Uma das fotos preferidas dos turistas é a de estar segurando a torre, como se ela tivesse prestes a cair. E eu fiquei devendo!

A torre é sem dúvidas uma construção pitoresca e eu certamente queria uma foto clássica lá – segurando a torre - porém, quando se viaja sozinho é preciso contar com a sorte para ter fotos boas. Pedi a um monte de pessoas, até conseguir uma foto decente. Alguns colocavam a torre em cima da minha cabeça, só para ter uma ideia. Eu nem tentei nada diferente, pois seria abusar da boa vontade de meus fotógrafos, porém, mesmo se eu não tivesse tirado uma única foto, a visita já teria valido a pena.
O lugar me encantou.
Saindo da Torre, voltei as pressas para a estação. Sem dúvidas preciso voltar com mais tempo para conhecer a Pisa além da torre.
                                

Postar um comentário

0 Comentários