O uso da Realidade Aumentada na Educação Básica

O Escola de Educação Básica Silva Jardim faz uso de mais um recurso para tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas, a Realidade Aumentada. “A Realidade aumentada permite a geração da realidade física, que combina a realidade virtual através de um processo de computador. A utilização de tecnologias para a produção de objetos tridimensionais tem sido utilizada em vários campos, industrial, comercial, arquitetura, medicina e engenharia.  Na educação tem um grande potencial, especialmente com a motivação que pode resultar aos alunos. Em suma, a realidade aumentada será implementada em todos os processos educativos, no futuro, sem dúvida, a combinação da realidade e do ambiente virtual, otimiza o aprendizado e as áreas ativas do cérebro essenciais para minimizar a ineficiência dos sistemas educacionais tradicionais.”

O uso da Realidade Aumentada é tema da dissertação de mestrado da Professora Caroline Pereira e esta divulgou a “ferramenta” aos colegas tendo o tema abordado nas aulas de Geografia pelo professor Reginaldo Silveira.

A Realidade Aumenta foi utilizada por alunos dos 6º ao 9º ano e teve bons resultados. O professor fez uso do recurso para explicar temas como: Placas tectônicas, Atividades Vulcânicas, Movimento de Rotação e Translação, Radiação Solar, Canais, Diques, Eclusas, etc. Era evidente o interesse dos alunos pelos temas abordados.

Algumas editoras já produzem livros com esse recurso, porém os livros são pouco conhecidos e ainda pouco utilizados, sendo assim ainda existem alguns problemas quando a disponibilização dos aplicativos para todos os sistemas operacionais de aparelhos móveis.
Os alunos foram orientados a fazerem o download dos aplicativos e em sala de aula acompanhem as explicações interagindo com as figuras geradas pela realidade aumentada.

Acompanhamos o uso do recurso com os alunos do 6º1 e ficou evidente que certamente no futuro o uso da Realidade Aumentada será considerada uma poderosa ferramenta educacional. 


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Qué buena muestra de trabajos que has generado, felicitaciones mi querida estudiante creativa!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou professor gostaria de saber qual aplicativo foi usado? obrigado!!
    se puder me mande um email lengler.geo@gmail.com

    ResponderExcluir