Tecnologia e Sociedade

Leitura:

Desregramento Tecnológico

O progresso e as inovações tecnológicas resultaram da necessidade do homem dinamizar-se através da diminuição das dimensões temporais e geográficas. Para tanto, o processo de globalização propiciou o surgimento de um mundo digital apto a disponibilizar toda a informação necessária ao progresso do homem. No entanto, a mesma tecnologia que informa, aliena; e, à medida que cresce a velocidade das mudanças, aumenta a massificação e dependência do mundo digital.
Embora a informação seja um direito defendido a todos, é pequeno o número de pessoas no mundo com total acesso às tecnologias provedoras de notícias e a sua compreensão. Isso porque o surgimento das novas tecnologias é um bem perpetuador do conhecimento àqueles que já a acessam e um fator de maior atraso àqueles sem o poder aquisitivo de acompanhar as inovações. Assim, o louvor incondicional às mudanças e a celebração da velocidade com que ocorrem, deveriam ser mais criticamente observados e acompanhados de reformas às tradicionais fontes.
Contudo, aos próprios com acesso á digitalização, confere-se outra problemática: o mal uso dos bens eletrônicos. A exemplo disso tem-se a massificação e a desinformação causada pela internet, decorrentes da propagandagem e de fontes imprecisas nela presentes. Nesse contexto, mesmo as boas iniciativas, como a disponibilização à Biblioteca Nacional Brasileira, são ofuscadas em meio ao excesso de informações, responsável por conduzir pesquisas à imprecisão e pessoas à crença incondicional pelos valores nela divulgados. Além da massificação, esse excesso digital
contemporâneo leva à questão do dia. Nesse sentido, a contemplação do progresso decorre também da necessidade de tornar a vida mais aprazível e desprovida de motivações e dificuldades na busca de um objetivo. Consequentemente, tem-se o tédio,como retratado na obra A cidade e as serras, de Eça de Queiroz, na qual o personagem Jacinto é retratado infeliz em meio ao progresso e somente reencontrou a felicidade ao valorizar apenas as poucas tecnologias necessárias à sobrevivência, como a instalação de rede telefônica na esquecida Tormes de Portugal.
Não há, pois, apenas que se comemorar o progresso do mundo digital, deve-se usá-lo com precisão e nele contemplar as possibilidades de ampliar o conhecimento sobre a humanidade. Assim, o questionamento de Drumond sobre “como vencer o oceano/ se é livre a navegação/mas proibido fazer barcos?” valida-se na era digital, pois não há como haver progresso no mundo digital se são tantos os manipulados e os sem acesso. Cabe regrar essa informalidade e tecnologia para que toda a humanidade possa dela ter proveito.”


Exercício: 

1 - Comente o texto "Desregramento Tecnológico".



Pesquisa:

1 - Qual a influência das tecnologias na educação?

2 - O que são as redes sociais e qual a influência delas na sociedade contemporânea?
 
3 - As redes sociais podem ser usadas na educação? De que maneira?

4 - O Blog é uma rede social? Para que servem os blogs? 

5- Faça uma analise comparativa entre o Blogger X Wordpress (vantagens, desvantagens e recursos desses recurso)

Postar um comentário

0 Comentários