- Home
- Viagens
- Livros
- Projeto Conhecendo Alfredo Wagner
- Alcebíades Andersen
- Alfredo Wagner
- Duca
- Seu Talico
- Arthemio Farias
- Quiliano e Luzia
- Cesário Netto
- Eti Schaeffer
- Evaldo Jung
- Evilásio - Papai Noel
- Balcino Wagner
- Izidoro Cechetto
- João Conorato
- José de Campos
- Joca
- Zé Gonga
- Seu Juquinha
- Jorge Montibelle
- Lauro Schweitzer
- Meta Klauberg
- Olibio da Cunha
- Oslino Heiderscheidt
- Vadinho
- Padre Alfons
- José Dell’ Antonia
- Rogério Kretzer
- Raulino Zilli
- Dico
- Histórias da Nossa Gente
- Brasil
18 Comentários
Os invernos eram rigorosos, e o trigo era um luxo, nossa vida é uma vida de deuses comparada a vida daquela epoca
ResponderExcluir(Ataline)
16=as pessoas traziam suas mercadorias para vender no barracao.os alemaes moravam perto de rios,e os italianos em cima dos morros.se sustentavam com o que tinha em casa,vinham somente para o barracao para comprar querosene.
ResponderExcluirelaine.
16=as pessoas traziam suas mercadorias para vender no barracao.os alemaes moravam perto de rios,e os italianos em cima dos morros.se sustentavam com o que tinha em casa,vinham somente para o barracao para comprar querosene.
ResponderExcluirillana.
17-quebra dentes,pois as mulas passavam por um pequeno carreiro,e as mulas caiam e batiam o queixo no solo quebrando os dentes,.
ResponderExcluirelaine
17= quebra dentes, diante das dificuldades que as mulas dos tropeiros encontravam para subir os aclive do caminho, escorregando e batendo com o queixo no solo, "quebrando os dentes".
ResponderExcluirILLANA
18= leonardo harger, professor.
ResponderExcluirILLANA
19= a instalação da rede de energia eletrica. o traçado da BR-282.
ResponderExcluirILLANA
20= a tradição alemã é exaltada com o grupo de dança que preserva a cultura e os costumes de seus antepassados. os visitantes são atraidos por suas belezas naturais, pela riqueza de sua historia e por sua culinaria de alto padrão.
ResponderExcluirILLANA.
21= 237 espécies de passaros.
ResponderExcluirILLANA
era uma vida melhor, porem mais dificil, pois eram longe os locais, era tudo por bois, e mulas, nao havia um carro para se carregar o peso, era caminhando, ou em charretes algo do tipo, nada motorizado, tudo eito a mao.
ResponderExcluirera tudo mais facil. exteto pelo fato de ter que fazer tudo a mão, e sem carro.
ResponderExcluirmais facil, exeto pelo nao ter carros, e energia eletrica, era tudo feito a mao, sem mecanica.
ResponderExcluirHugo
Éra uma vida nao muito facil, eles trasiam leite, ovo queijo prara vender na cidade pra compra o basico , e vivian do que se plantava , as camas eran sacos com palhas e dormian tudo juntos, ia de cavalo, carroça Ou charrete para a cidade vender seu produtos, na epoca era muito friu e naose tinha muita roupa ....
ResponderExcluir*MARIA LUIZA
16- tinham que ir a pe ate o barracão para fazer compras, cvendiam mercadorias la, o inverno era rigoso, plantavam e vendia alimentos. alexsandro
ResponderExcluirANTIGAMENTE OS INVERNOS ERAM MAIS RIGOROSSOS PASAVAM O INVERNO TRATANDO PORCO FICAVAM NA ROÇA ESPANTANDO OS CHUPINS ...
ResponderExcluirSAULO
16-segundo Leopoldo Schaffer sua infância ele lembra de quando estava nas plantações de milho com o irmão e ambos ficavam batendo em uma lata para espantar os chupins que teimavam em comer o trigo. “Trigo era um luxo, pão de trigo só no Natal”.
ResponderExcluirEle relembra de tempos do passado, quando a vida era muito mais difícil e os invernos eram muito mais rigorosos – “Hoje não dá mais inverno”. Falou-nos sobre as grandes nevascas que caíram sobre a região e de como era bonito ver a neve caindo feito pedacinhos de papel. Segundo seu Leopoldo, uma nevasca que aconteceu na década de 1950, chegou mesmo até a derrubar os galhos de alguns pinheiros devido ao grande peso que a neve acumulava.TATIANA
era dificil, os invernos eram rigorozos ate com neve.
ResponderExcluiraluna giovana truppel.
A vida era muito difícil,as pessoas viviam da agricultura e naquela época fazia muito frio.
ResponderExcluirmarcos gabriel