Personalidades: Teobaldo José Gelsleichter



24 de junho de 1934

25 de outubro de 2017


Vamos conhecer um pouco da história de Seu Teobaldo, uma das figuras mais conhecidas da comunidade Catuíra. 

Nasceu em Angelina no dia 24 de junho de 1934. Filho de José Gelsleichter e Luduvina Filippus, que também residia em Angelina.

Teobaldo era um trabalhador incansável, desde muito pequeno, ele já ajudava os pais na lavoura. Sempre conta que aos cinco anos de idade ia com sua mãe para a roça, sempre pronto a ajudar. 

Para a família, Teobaldo pode ser definido como um homem trabalhador e de bom coração. Ele viveu a juventude na Angelina e foi lá que conheceu e casou-se com Veronica Heiderscheidt, que também era uma jovem fervorosa e que não temia nenhum tipo de trabalho. O casamento aconteceu em Rancho de Tábuas, Angelina, onde os pais dela residiam. Foi em Rancho de Tábuas que o casal começou sua vida, comprando algumas terras e trabalhando na agricultura por alguns anos. Mais tarde, no ano de 1958, mudaram-se para a Catuíra. Na ex-Colônia Militar continuaram trabalhando na agricultura, juntamente com o cunhado Germano Bach, casado com Valdir, irmã de Veronica. 

Teobaldo trabalhou por muitos anos com o cunhado na agricultura e também na engorda de porcos.

Foi então que a ideia de se tornar comerciante ganhou força na cabeça de seu Teobaldo e ele resolveu abrir uma venda e posteriormente um bar. Sempre ao lado de sua esposa e companheira incansável. Eles tiveram seis filhos: Laudi, Gidenei, Edezio, Rita, Zuleide e Heitor, ao qual juntos passaram por uma grande dor ao perdê-lo com apenas 38 anos de idade.

Teobaldo sempre participou ativamente da comunidade. Foi do CPC da igreja por 15 anos. Ajudou na construção da igreja em frente à sua casa. Sua esposa Veronica sempre ajudou na limpeza da igreja, recebendo os padres para almoçarem em sua casa e ajudando em tudo o que fosse preciso. Sempre procurou fazer o melhor pela sua Catuíra. Era um homem íntegro e de bom coração, muito religioso.

Além disso ele também participou da política na cidade, sendo vereador eleito no ano de 1972, sempre na luta por melhorias para a sua amada Catuíra.

Informações repassadas por:

Zuleide Gelsleichter Coelho

Evelise Althoff Heiderscheidt

Biografia presente no livro "Histórias da Nossa gente"
das autoras: Carol Pereira e Manuella Mariani 








Postar um comentário

0 Comentários