1º BATIZADO DE CAPOEIRA E TROCA DE CORDAS DE ALFREDO WAGNER



No próximo dia 2 de dezembro, acontecerá no Ginásio da Escola de Educação Básica Silva Jardim um grande encontro de Capoeira. O batizado de capoeira e troca de cordas reunirá vários grupos de capoeira em um evento que visa condecorar o desenvolvimento dos atletas.
O grupo de capoeira alfredense, “Guardiões da Cultura” iniciou suas atividades em Alfredo Wagner, no dia 22 de outubro de 2016. O jovem instrutor Samuka, conquistou o respeito e amizade do grupo que cada vez se consolida mais forte e cumprindo os objetivos desse esporte.
A Capoeira é uma manifestação cultural brasileira permeada de ritos e tradições. Ela vem de um passado de sofrimento, resistência ao poder dominante e de esperança de liberdade. Tem em seu bojo um misto de luta, brincadeira e festa.
O grupo Guardiões da Cultura, foi criado pelo Mestre Binho e conta hoje com 14 participantes ativos - entre eles: Marcos Vinicius (Raça), Gabriel da Silva (Bomba), Manoel Anatalicio Ribeiro (Manéca), Lucas Borges (Cabelo), Jorge Henrique Kuster Amorim (Jorginho), Antoni Forster (Totonho), Vitor Schutz (Bad), Rafael Forster (Gigante), Reinaldo Souza (Pocan), Samoel Carlos Vitor (Samuka) - e tem como princípios em todos os treinos aprenderem a parte instrumental, cultural e de movimento da capoeira. A capoeira é utilizada como uma forte ferramenta de transformação social, pois os valores repassados aos alunos, vão muito além dos movimentos, mas são pautados na responsabilidade, na família, na educação e respeito ao próximo.
A cerimônia será a primeira graduação de muitos integrantes do grupo, que irão ter a honra de receber a corda verde e cinza, quando menores de 14 anos e a verde para os maiores que já estão em um nível mais avançado. Além disso será também um momento de troca de corda para o instrutor Samuka, que conquistará sua 5ª graduação. O evento do dia 2 contará com a presença de outros dois grupos de capoeira , o  Grupo Filhos de Tigre e Grupo de Capoeira Movimento e Ginga, que uni capoeiristas de vários outros países como: França, Nova Zelândia, Japão, etc...bem como outros nomes importantes da capoeira do estado de Santa Catarina, entre eles: Mestre Tigre, Mestre Cobra, Mestre Binho, Monitor Mano, Monitor Camuanga, Professora Pimenta, Professor Dumbo, Formado Perna Longa, Graduada Marrenta, Graduada Bolachinha, Graduada Dourada, Graduado Soldado e Graduado Águia.
A partir das 14:00 horas as portas do ginásio estarão abertas e contam com sua presença, a entrada é 1kg de alimento não perecível que será doada ao hospital de Alfredo Wagner.

Os treinos do Grupo Guardiões da cultura ocorrem na Academia Ativida todas as terças e quintas as 20:00 e a roda de capoeira nos sábados a partir das 15:00 na praça da Bandeira em Alfredo Wagner. Todas as pessoas podem entrar no grupo através de uma aula experimental e um teste.

Postar um comentário

0 Comentários