quarta-feira, abril 26, 2017

Gruta Surpresa Boa

Pequena gruta arenítica com um salão ricamente ornamentado com espeleotemas calcários (mapa topográfico anexo). Fica na margem direita do rio Águas Frias, na localidade de Coxo d´água. Wagner (2002) denomina esta caverna de abrigo sob Rocha Edgar Neuhaus, mas como o sr. Edgar não é mais o proprietário da área e a caverna não tem denominação local optamos por manter o nome dado por Schoröder (2005).
O primeiro ambiente da caverna é um grande abrigo arenítico, com um pequeno conduto que dá acesso ao salão intermediário com grande quantidade de espeleotemas (Figura 21), incluindo grandes colunas estalagmíticas, que dificultam o acesso às outras partes da caverna, além de coraloides, cortinas e estalactites, estalagmites, canudos, helictites e escorrimentos ativos. Os outros dois pequenos salões da gruta não possuem espeleotemas, pois são formados no folhelho, que não é tão poroso como o arenito a ponto de deixar passar a água saturada de carbonato de cálcio (Schoröder, 2005). 

A exemplo da gruta Serra do Tio Zezé, as pequenas dimensões dos salões e a fragilidade dos espeleotemas pode explicar a grande quantidade de espeleotemas quebrados.

Grandes colunas estalagmíticas (esquerda) e pequenas estalactites ativas (direita) na gruta Surpresa Boa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário