Gruta do Poço Certo

Grande abrigo arenítico (mapa topográfico anexo), inserido a meia altura de uma escarpa, situado na localidade de Lomba Alta. O local apresenta grande beleza cênica, complementada pela presença de uma grande cachoeira (Cachoeira do Poço Certo).
A cavidade encontra-se bastante alterada em função de seu uso turístico, sendo utilizada pela comunidade para práticas religiosas, recreativas e pedagógicas (durante a vistoria havia um grupo de estudantes do curso de engenharia de petróleo, da Universidade do Estado de Santa Catarina). Foram construídas trilhas de acesso com guarda-corpo de madeira e o interior foi transformado em capela, com a instalação de altar, ofertório e bancos, além de um muro de pedras (provavelmente para evitar acidentes em função do desnível no piso). O acesso ao abrigo é livre, não há condutores e/ou cobrança de ingresso. As alterações na cavidade remontam pelo menos ao ano de 1952, havendo também o registro de uma “reforma” em 2010.

Merece destaque também a presença de estalactites, algumas de porte métrico, o que indica a presença de carbonatos na formação da rocha. Como também ocorre em outras cavidades com grandes pórticos e elevada umidade, as estalactites servem de base para o crescimento de musgos e/ou líquens e adquirem coloração esverdeada, textura friável e maior porte do que se houvesse apenas a precipitação e deposição do carbonato de cálcio.

Gruta do Poço Certo. Panorama visto de dentro do abrigo (acima), altar (abaixo, à esquerda), muro de pedras (acima, à direita), inscrições com as datas da construção (1952) e reforma (2010) do altar (centro, à direita) e estalactites (abaixo, à direita). 

Postar um comentário

0 Comentários