Deserto do Atacama - Dia 7 - Passeio de Bike pelo Deserto


De volta a San Pedro, resolvemos finalmente fazer nosso pedal no Atacama. Luiz, Chris, Beto e eu que já estávamos planejando há alguns dias. Pedalar no deserto é certamente uma experiência que você deve viver se curte bikes. San Pedro fica a cerca de 2.300 metros de altitude, o que por si só já deixa as condições mais extremas, além disso tem o vento e o caminho inteiro sem sombra, porém a vista que se tem ao pedalar por lá é muito recompensadora.

Nosso pedal foi de 29km, o trajeto foi o seguinte: Após locar as bikes – por 3.500 pesos, podendo entrega-las até as 21hrs - no centro fomos até a Aldeia de Tolur – apesar de não termos certeza do caminho – depois fomos até Pukara e andamos novamente pelo centro.
A visita a aldeia – que fica a 12km do centro – foi completamente cativante, parte disso por conta da guia local Clara, que falava da origem do seu povo com o mesmo orgulho e amor com o qual falo da minha Alfredo Wagner.
Tolur fica entre a Cordilheira de Sal e as dunas de areia e é a prova viva das mudanças climáticas ocorridas naquela região do Chile. Antigamente local já foi margem de um grande rio. As ruinas dessa antiga civilização começaram a ser conhecidas no ano de 1956, em descobertas realizadas por Gustavo Le Paige – que segundo Clara roubou muitos objetos arqueológicos dos nativos.

As ruinas são formadas por uma série de estruturas circulares interconectadas entre si e que possuíam diversos usos e funções. As escavações continuaram em 1980 com a arqueóloga Ana Maria Barón.
As ruínas da aldeia ficam entre o Ailu de Tulor e a comunidade de Coyo. Ela é composta por uma série de estruturas circulares interconectadas entre si e que possuem diversos usos e funções de acordo com as atividades cotidianas que se desenvolviam em seu interior. Eles viviam da agricultura e de atividade de pastoreio.
Clara, nossa guia era descendente dos Likanantaí – o povo que habitava a aldeia – e foi impossível não se emocionar ouvindo suas palavras.
Assim que chegamos compramos o ingresso – 3.000 pesos – e andamos por cerca de 600 metros até uma réplica de uma casa do povo likanantaí.

Depois das explicações andamos sobre uma passarela para ver as ruínas.
Na volta fomos castigados pelo vento, que batia de lado na bike, fazendo com que tivéssemos que nos esforçar para deixa-las de pé. Em meio a essa ventania, quando passavam veículos grandes as coisas eram ainda piores, a bicicleta ficava completamente desgovernada, mas chegamos inteiros até San Pedro e de lá seguimos para Pukara. Que é outro sitio arqueológico, há uns 3km do centro.



Não subimos, pois, as pernas não estavam mais aguentando devido à combinação: acordar as 3:30, nadar, andar de bike com altitude, vento, sol, areia... enfim... mal nos mantínhamos de pé, mas mesmo assim ainda andamos mais um pouco pelo centro e depois fomos tomar uma cerveja e jantar.  

Postar um comentário

0 Comentários