ICMBio/CECAV - Realiza expedição em buscas das cavernas de Alfredo Wagner

Durante a semana passada o ICMBio/CECAV - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas - esteve em Alfredo Wagner, em trabalho de campo, conhecendo e cadastrando as cavernas do município.
O trabalho foi realizado por Diego de Medeiros Bento e Darcy Santos, que vieram respectivamente de Natal e Belo Horizonte para conhecer e cadastrar na base nacional as cavernas de nosso município. Ao todo 13 locais - entre cavernas e abrigos – foram visitados e mapeados. Acompanhei-os durante toda essa semana e a seguir farei um pequeno relato dessa jornada.
No primeiro dia enfrentando chuva e muito vento – dizem que devido ao ciclone que estava se formando no estado vizinho – andamos pelo alto do “Campo de Pouso” da Cassol. Estávamos acompanhados por outra equipe de Florianópolis, formada por Rodrigo, Hélio e Fabiano. A chuva não nos impediu de conhecer belos lugares, mas sem a imprescindível ajuda de Edolir Schaffer nosso dia não teria rendido muito. Ele nos levou até:
Caverna – Buraco da Vaca
Foge – Foge do Temer
Ambos os locais dentro da fazenda Cassol, em meio aos campos de reflorestamento. A vista lá de cima – do campo de pouso - é espetacular, dá para ver de outro ângulo toda a região do Santo Anjo e o início do Campo dos Padres, além disso, ainda conhecemos uma espécie de Cânion e uma bela cachoeira, com uma escada improvisada entre os galhos de árvores e troncos. A descida foi uma verdadeira aventura e confesso que cogitei não descer, pois era alto e com o vento o medo aumentava.
No dia seguinte foi a vez de cadastrar as já conhecidas:
Gruta do Riozinho
Gruta do Poço Certo
Além disso realizamos um novo cadastro, trata-se do Abrigo São Miguel, que fica na propriedade do senhor Valmir Wagner, na Lomba Alta. Ele e seu irmão “Nem” nos receberam e Nem aceitou nos levar no dia seguinte para conhecer o Abrigo Tio Zezé.
No outro dia, logo cedo fomos conhecer o local, que permanece intocado no meio da mata em plena regeneração. Nem nos conta que a quase 50 anos eles não têm mais roça naquele local e isso já pode ser visto na vegetação, em pleno crescimento.
O abrigo era grande, com estalagmites e estalactites e enquanto aguardávamos que os estudos fossem realizados, aproveitei para entrevistar o senhor Nem que contou um pouco sobre o início da colonização da Pedra Branca, sobre suas famílias mais tradicionais e também sobre o modo de vida da comunidade antigamente. (a entrevista será divulgada em breve)
Saindo do Abrigo do Tio Zezé fomos para a Caverna da Pedra moldada.  Uma caverna encrustada no meio de um paredão de rocha, com uma cachoeira caindo levemente por um dos lados.
A tarde foi reservada para explorar as cavernas do centro.
Abrigo Balcino Wagner
Caverna do Nego Soni
Galeria Avelino Berger
O último dia foi o mais impressionante. Pela manhã fomos até a “Toca dos Bugres” e houve a confirmação, o local se trata mesmo de uma Paleotoca.
A tarde foi a vez de conhecermos paisagens incríveis no vale do Rio Águas Frias, em busca da caverna da Surpresa Boa e Oposta. Como os nomes sugerem, cada uma fica em uma margem do Rio, em um local conhecido como “Encano do rio” Águas Frias, onde a água é canalizada naturalmente entre duas rochas imensas, tornando a paisagem incrível.
A Caverna da Surpresa Boa impressiona por suas colunas, estalactites e estalagmites, já a Oposta é maior, porém o tempo não nos permitiu explorá-la com mais cuidado. A noite já estava caindo e o Senhor Cezar que nos acompanhava achou mais prudente que retornássemos.
O ICMBios está preparando um relatório que em breve será divulgado e nos ajudará a conhecer ainda melhor nosso município. Os estudos foram auxiliados pelo Livro “Água, Terra e índios”, de autoria do senhor Altair Wagner e também em um TCC que estudava as cavidades da bacia do Rio Caeté de Paulo Schroder. Como já citado acima 13 locais foram visitados, mas o potencial de nosso município é tão grande que pelo menos mais 30 desses locais ainda serão cadastrados em próximas oportunidades.

 Vídeo: 





 Mais algumas fotos: 

Abrigo Tio Zezé

Habitantes das Cavernas

Paleotoca

Paleotoca

Paleotoca

Paleotoca

Paleotoca

Paleotoca

Paleotoca

Surpresa Boa

Surpresa Boa

Surpresa Boa

Surpresa Boa

Vista do Campo de Aviação

Vista da Fazenda Cassol

Cânion Fazenda Cassol

Cânion Fazenda Cassol

Gruta São Miguel

Caverna da Pedra Moldada
 
Vista Fazenda Cassol

Fazenda Cassol

Nosso Guia Edolir Schaffer

Fazenda dos Back

Cachoeira Fazenda dos Back

Cachoeira Fazenda dos Back

Cachoeira Fazenda dos Back

Escada criada a partir de galhos e árvores

Gruta Riozinho

Teto da Gruta do Riozinho

Cachoeira da Gruta do Riozinho

Um dos nossos almoços em campo

Gruta Poço Certo

Museu de Alfredo Wagner

Vista de uma das janelas do Museu de Arqueologia 

Abrigo do Tio Zezé

Nosso Guia, Evanir Wagner - o Nem.

Dentro da Caverna da Pedra Moldada

Os irmãos Evanir e Valmir Wagner, nossos guias em Lomba Alta e Pedra Branca

Cachoeira Paraíso 

Descida para o Vale do Rio Águas Frias

Descida para o Vale do Rio Águas Frias, para explorar as cavernas Surpresa Boa e Oposta

Fotos: Darcy Santos, Diego de Medeiros Bento e Carol Pereira

Postar um comentário

1 Comentários

  1. É isso aí....Que bom que deu tudo certo e que um bom número de cavidades foi explorado. Eu, de longe, fiquei na ansiedade de notícias. Abraços a todos os envolvidos.
    Paulo Henrique Schröder

    ResponderExcluir