A HISTÓRIA DOS QUADRINHOS - NO BRASIL E NO MUNDO


O que são "Quadrinhos"?

Quadrinhos ou Histórias em Quadrinhos, as conhecidas HQs, são narrativas feitas com desenhos sequenciais, em geral no sentido horizontal, e normalmente acompanhados de textos curtos de diálogo e algumas descrições da situação, convencionalmente apresentados no interior de figuras chamadas "balões".
Difundidos em revistas e jornais, os quadrinhos se tornaram um dos mais importantes veículos de comunicação de massa e criaram linguagem própria, com uma série de signos inovadores, em grande parte incorporada posteriormente pelo cinema, pela televisão e pela publicidade.
As tirinhas de jornal e as revistas de HQs, tornaram-se inquestionavelmente o maior e mais influente campo iconográfico da História, com bilhões de ilustrações produzidas desde 1900 ou um pouco antes. Essa produção certamente representa a mitologia gráfica dominante no Século XX. Nem mesmo o cinema e a televisão podem vangloriar-se de ter conseguido atingir um terço da humanidade, como os quadrinhos o fizeram.

Um início despretensioso

No mesmo período histórico em que surgiu o cinema, o telégrafo e o raio x, surgiu nos Estados Unidos uma forma singular de comunicação que se tornaria um gênero característico do Século XX: as histórias em quadrinhos.
Nos anos de 1895-1900 surgiram nas tiras de jornais dominicais nos Estados Unidos, os primeiros personagens das HQs. Dentre os quais, o primeiro a fazer fama: Yellow Kid, de Richard Outcault. Alguns anos depois, o êxito de Yellow Kid levou Rudolph Dirks a produzir Katzenjammer Kids, a primeira criação a desenvolver totalmente as características da moderna tirinha: usava balões, tinha elenco permanente e era dividida em quadros.
                A novidade se espalhou pelo mundo. O Japão e a Europa se mostraram terrenos férteis para material de HQs e surgiram muitos cartunistas célebres no início do Século XX. A revolução estética ficou à cargo de Little Nemo in the Slumberland, lançado em 1905 por Winsor McCay, que usava pela primeira vez a perspectiva em seus desenhos.

Um crescimento assombroso

Nessa época os quadrinhos começavam a se tornar um elemento indispensável nos jornais diários. Foi quando George Herriman lançou Krazy Kat, a história de um mundo poético, ao mesmo tempo surreal e cômico, no qual, com extrema simplicidade gráfica, eram expostas as relações entre os membros de um pequeno elenco de personagens. Essa foi a primeira tirinha para o público adulto e inaugurou as histórias com animais, que culminaria com o aparecimento do famoso Gato Félix, de Pat Sullivan, e do Mickey Mouse, de Walt Disney. Em 1930, Hergé cria Tintin, cujo êxito se prolongou por décadas.
No ano seguinte surgiram Betty Boop, de Max Fleischer e Tarzan, de Harold Foster. Buck Rogers e Popeye (criado por Elzie Crisler Segar) também estrearam em 1931.
A década de 30 trouxe ainda criações quase imortais para os quadrinhos, que introduziram a aventura como tema principal. Alex Raymond, criou Flash Gordon, Jim das Selvas e o agente secreto X-9. Chester Gould criou Dick Tracy. Lee Falk concebeu o Fantasma e o Mandrake.
O sucesso das histórias de aventura gerou as revistas exclusivamente sobre quadrinhos. As pioneiras foram as japonesas (da década de 20). Em 1933 surgiu a primeira revista americana de quadrinhos, a Funnies on Parade. Depois vieram a Famous Funnies, Tip Top Comics, King Comics, Action Comics (onde Jerry Siegel e Joe Shuster criaram o Super-Homem) e Detective Comics (onde Bob Kane, em 1939, criou o Batman).
Com a disputa da Segunda Guerra Mundial, muitos personagens, sobretudo os heróis, passaram a se envolver em tramas de guerra e violência. Surgiram então, outros personagens célebres, como Capitão Marvel, Tocha Humana, Namor - O Príncipe Submarino, e toda uma legião de justiceiros devotados à causa da paz e da democracia.
                Em meio a tantos, a Marvel Comics criou, sob a batuta de Stan Lee e Jack Kirby, o Capitão América. O personagem, que tem o uniforme inspirado na bandeira americana e um escudo de um metal indestrutível, foi como uma personificação da luta dos povos livres contra o nazismo. O personagem tinha todas as características ideais de um americano, como senso de justiça e liberdade e força para lutar pela preservação destes ideais, contra os inimigos alemães.
Nessa época, foi lançada a revista Mad (que satirizava as historietas clássicas) e também o personagem The Spirit, de Will Eisner. Para se ter uma idéia da importância do Spirit, hoje o maior prêmio do mundo das HQs leva o nome do seu criador (se chama Prêmio Will Eisner) e é conhecido como o Oscar dos Quadrinhos.

A entressafra

Fora do controle dos jornais, editados em suas revistas próprias, os quadrinhos foram ficando mais violentos e psicóticos. Surgiam personagens e revistas especializados em terror e violência. Contra essa tendência, se organizaram pais e educadores do todo o mundo e até legisladores de países europeus e, principalmente dos Estados Unidos, levantaram a voz contra os quadrinhos. Eles achavam que as HQs influenciavam negativamente as crianças e queriam proibir suas publicações.

A situação foi ficando cada vez mais tensa e o governo americano chegou ao ponto de censurar vários quadrinhos de heróis. O principal defensor da ideia dizia que as HQs ajudavam negativamente na formação dos jovens americanos. Chegaram a insinuar que a amizade entre o Batman e o Robin sugeria uma relação homossexual e que isso afetava as crianças.
A perseguição da justiça, aliada ao fim da Guerra, fez despencar as vendas de revistas de quadrinhos, pois os heróis já eram o carro-chefe da Nona Arte na época. A criação de códigos de ética e de postura por parte das editoras, para combater a censura, só foi dar resultados alguns anos mais tarde.
Enquanto o mercado de revistas e heróis desmoronava, as tirinhas de jornais voltaram aos dias de glória e surgiram personagens importantes, como Asterix - o Gaulês, de Albert Uderzo e René Goscinny, Mortadelo e Salaminho e Os Smurfs, de Peyo. O personagem Pogo, de Walt Kelly, fez muito sucesso na época.

A recuperação

A década de 60 marcou a recuperação do mercado de heróis. Isso se deveu a vários motivos. O código de ética, que previa menos violência já estava em vigor a algum tempo, a perseguição da justiça americana já estava em baixa e as editoras lançaram heróis com características mais humanas e filosóficas, com dramas psicológicos e problemas cotidianos.
Surgiram nessa época personagens como o Homem-Aranha, o Quarteto Fantástico, o Thor - o Deus do Trovão e o Surfista Prateado. Todos foram criados pela editora Marvel, concebidos pelas mentes dos mestres Stan Lee e Jack Kirby.
Com o mercado de heróis em alta novamente, os quadrinhos ganharam nova explosão de criação. As outras categorias vinham no embalo. Surgiram personagens femininas que inspiravam a moda das mulheres no mundo inteiro. Surgiram também personagens eróticas como Vampirela, de Jean-Claude Forrest, Jodelle, de Guy Peelaert, Valentina, de Guido Crepax. No fim da década, surgiu o gênero underground, que abordava o submundo das drogas e do sexo livre, satirizando as situações. Em 1973, Hagar - o Horrível, é criado por Dirk Browne e vira sucesso instantâneo.

A situação atual

Nas últimas décadas do século XX, os heróis se firmaram e ganharam mais revistas. Os criadores de histórias (roteiristas e desenhistas) passaram a ser celebridades mundialmente famosas e seus nomes nos créditos das histórias passaram a contar tanto quanto o nome de um ator famoso em um filme.
Nomes como Frank Miller, Dan Jurgens, John Byrne, Grant Morrisson, Mark Waid, Kelley Jones, Jim Lee, Leph Loeb, Neil Gaiman, Alan Moore e outros se firmaram e despontaram dentre os demais.
Revistas alternativas, na linha sexo-terror, surgiram e fizeram sucesso com edições de alto nível gráfico, sempre destinadas ao público adulto. São dessa fase revistas como Zulu, Hara-Kiri e a mais clássica de todas, Heavy Metal.

Os personagens continuaram a aparecer. Surgiram Tank Girl, de Jamie Hurlott, Hellblazer, de Alan Moore e Sandman, de Neil Gaiman. É dessa época também a febre X-Men, os heróis mutantes, que se firmou como a maior vendedora de revistas da atualidade. Garfield, de Jim Davis e Calvin, de Bill Waterson se firmaram como os maiores personagens de tirinhas de jornais do fim do século XX.
No fim da década de 90 surge uma editora de peso, a Image Comics, fundada por ex-funcionários da Marvel e da DC Comics (as duas maiores produtoras de heróis), que achavam que não tinham o espaço necessário para criar seus personagens e tinham que seguir as ordens dos editores. Da Image saiu o maior sucesso editorial do fim do século: Spawn, de Todd McFarlane, que se tornou tão popular quanto o Super-Homem e o Batman. O personagem faz enorme sucesso em sua revista e alavanca produtos secundários como bonecos, roupas, jogos e até filmes.
O século termina consagrando McFarlane como um dos grandes nomes das HQs, ao lado de gênios como Alan Moore (que criou a obra-prima dos quadrinhos, a mini-série Watchmen), Frank Miller (autor das fantásticas Batman - Cavaleiro das Trevas e Demolidor - homem sem medo) e do desenhista Alex Ross (que ilustrou as históricas obras Marvels, Reino do Amanhã e Super-Homem - Paz na Terra), que deu uma realidade nunca antes vista nos desenhos das HQs. Ross foi o primeiro desenhista a ganhar tanta fama quanto os roteiristas de quadrinhos de heróis.


Quadrinhos no Brasil

Muitos estudiosos querem o crédito pela invenção do gênero ao cartunista italiano Angelo Agostini, que, radicado no Brasil, escreveu, em 1869 (muito antes de Yellow Kid), As Aventuras de Nhô Quim ou impressões de uma viagem à corte, uma autêntica história em quadrinhos. Quinze anos depois ele seria responsável pela criação dos primeiros quadrinhos brasileiros de longa duração, com as Aventuras do Zé Caipora.
                Em 1905 começaram a surgir outras histórias em quadrinhos nacionais com o lançamento da revista O Tico-Tico. Surgiu o personagem Chiquinho, de Loureiro. Também graças à revista, surgiram Lamparina, de J. Carlos, Zé Macaco e Faustina, de Alfredo Storni, Pára-Choque e Vira-Lata, de Max Yantok e Reco-Reco, Bolão e Azeitona, de Luis Sá.
                Em meados de 1930, Adolfo Aizen lançou o Suplemento Juvenil, com o qual introduziu no Brasil as histórias americanas. O sucesso o levou a editar mais duas revistas: Mirim e Lobinho. Em 1937, Roberto Marinho entrou no ramo com O Globo Juvenil e dois anos depois lançou o Gibi, nome que passaria a ser também sinônimo de revistas em quadrinhos.
Na década de 50, começaram a ser publicados no Brasil, pela Editora Abril, as histórias em quadrinhos da Disney. A revista Sesinho, do SESI, permitiu o aparecimento de figurinhas carimbadas das HQs no país, como Ziraldo, Fortuna e Joselito Matos.
Para enfrentar a forte concorrência dos heróis americanos, foram transpostos para os quadrinhos nacionais aventuras de heróis de novelas juvenís radiofônicas, como O Vingador, de P. Amaral e Fernando Silva e Jerônimo - o herói do Sertão, de Moisés Weltman e Edmundo Rodrigues. Personagens importados tiveram suas versões brasileiras, como o Fantasma.

A partir da década de 60, multiplicaram-se as publicações e os personagens brasileiros. Destaque para Pererê, de Ziraldo (que mais tarde criaria O Menino Maluquinho), Gabola, de Peroti, Sacarrolha, de Primaggio e toda a série de personagens de Maurício de Sousa, dentre os quais, Mônica, Cascão e Cebolinha.
Maurício de Sousa é o maior nome dos quadrinhos nacionais. Foi o único a viver exclusivamente dos lucros de suas publicações. A Turma da Mônica é o maior sucesso do ramo no país, em todos os tempos. Virou uma linha de produtos que vão desde sandálias, a macarrões, passando por material escolar, roupas, etc. Também já foram produzidos desenhos animados longa-metragem com os personagens.
                O jornal Pasquim ficou famoso por suas tirinhas de quadrinhos, principalmente os de Jaguar. O cartunista Henfil também se destaca nessa época. Daniel Azulay também criou e manteve um herói brasileiro, o Capitão Cipó, que representou um dos melhores momentos dos quadrinhos nacionais.
                A Editora Abril passa a publicar os heróis da Marvel e da DC Comics no Brasil, com as revistas Capitão América e Heróis da TV. Posteriormente, com Batman, Super-Homem, Homem-Aranha e Incrível Hulk, dentre outros.
                A partir da década de 80, os grandes jornais brasileiros passam a inserir trabalhos de autores nacionais em suas tirinhas, antes exclusivamente americanas. Dentre eles, destacam-se Miguel Paiva (Radical Chic), Glauco (Geraldão), Laerte (Piratas do Tietê), Angeli (Chiclete com Banana), Fernando Gonsales (Níquel Náusea) e Luís Fernando Veríssimo (As Cobras). Também a edição brasileira da revista americana Mad passa a publicar trabalhos com autores brasileiros.
Nos anos 90 o mercado brasileiro cresce um pouco mais. Novas revistas em quadrinhos de heróis passam a ser editadas no país, sobretudo da recém criada Image Comics. A Editora Abril continua na frente das rivais e publica a Spawn norte-americana.

                O Brasil entra no Século XXI com o mercado de quadrinhos em expansão. A Editora Globo continua a publicar com grande sucesso os gibis da Turma da Mônica; a Editora Abril segue firme com os quadrinhos de heróis das americanas Marvel, DC e Image; a revista Heavy Metal americana lança sua edição brasileira, a Metal Pesado, e editoras menores publicam materiais de outras origens. Alguns cartunistas nacionais lançam a revista caricata Bundas.


Responder as questões

Postar um comentário

19 Comentários

  1. Antoni Felippe forster,José Vitor Marioti
    são narrativas feita com desenhos sequemsias,em geral no sentidos horizontal,e normalmente acompanhados de textos curtos

    ResponderExcluir
  2. Nas últimas décadas do século XX, os hérois se firmaram e ganharam mais revistas.

    ResponderExcluir
  3. O criador dos quadrinhos no Brasil foi Angelo Agostini.

    ResponderExcluir
  4. Lamparina,Zé Macaco e Faustina,Pára-Choque e Vira-Lata,Reco-Reco,Bolão e Azeitona,etc.

    ResponderExcluir
  5. ele tem olho azul.
    e alto.
    e magro.
    e loiro.
    e forte.
    ele tem o poder de ser rapido.
    ele usa oculos.
    tem tatuagens nos braços.
    usa aparelho nos dentes.
    ele morra numa oficina.
    o nome dele e zaque pauer.

    ResponderExcluir
  6. E UMA MULHER,TEM CABELOS PRETOS E UMA MECHA LOIRA,TEM OLHOS CASTANHOS,MORA EM UMA GRANDE CAVERNA USA ROUPA PRETA,COLECIONA DIAMANTES, TEM PODERES DE CONGELAMENTO, O NOME DELA E LIS SUA COR FAVORITA E PRETO.

    ResponderExcluir
  7. Por que eles achavam que as HQ,s influenciavam negativamente as crianças e queriam proibir suas publicações.

    ResponderExcluir
  8. Nós achamos que uma personagem de destaque é a Mônica.

    ResponderExcluir
  9. Um dos personagens em maior destaque é o Mickey Mouse.

    ResponderExcluir
  10. Nosso personagem favorito dos quadrinhos é o Percy Jackson.

    ResponderExcluir
  11. Nós criariamos uma heroína inspirada em uma princesa com uma história de superação e que seja forte,alegre e determinada.

    ResponderExcluir
  12. O nome da minha heroina é Patty Pou e ela tem muitos poderes que são fogo,gelo,água e raio ela tem cabelo preto com as pontas verdes, tem a pele bronzeada, é magra e alta.Ela é muito vaidosa, usa um short de couro preto bem justo e um cropped vermelho da cor do fogo que é o seu maior poder.usa também uma bota preta de cadarço que vai até o joelho.Ela é Tão linda que consegui hipnotizar seus inimigos com tanta beleza

    ResponderExcluir
  13. Heroína do Pop...

    Sou uma princesa,me chamo Merida,tenho olhos verdes com lindos cílios,longos cabelos ruivos,sou magra,tenho vinte anos e adoro batom vermelho.Quando não estou combatendo o crime em Orlando sou uma estrela do pop.Ajudo os outros porque quando morava na Inglaterra minha mãe não acreditou em mim e lá hava muita pobreza e pessoas passando fome.Meu inimigo é um homem chamado Rock -Mof que cria um Acuma que é uma borboleta inocente que é transformada em pura maldade,e o lança sobre seus iponentes.Minhas armas são facas,um pó que faz os vilões entrarem em um sono profundo.

    ResponderExcluir
  14. Zafira

    Meu nome é Zafira, moro em um pequena cidade do sul de Santa Catarina.
    Minha vida nunca foi muito fácil, cresci vendo crianças morrendo de fome e sede, tudo por causa da irresponsabilidade e da ganância dos seres humanos que destruíram com as natureza, consequentemente com a água, o ar e todo o planeta. Devido a isso aumentou muito a violência e por muito pouco pessoas matam por menos que um copo de água.
    Quando criança sonhava crescer e mudar tudo isso.
    Hoje não tenho super poderes, mas com minha força de vontade e alegria de ver minhas crianças felizes e nutridas já me realizam.
    Se você quiser me conhecer será fácil me identificar, estou sempre em meu bairro ajudando quem precisa. Sou loira, baixa e muito magra e estou sempre carregando alguma coisa para alguém.
    Para quem quiser me atingir pode acreditar crio super poderes para me defender.


    Professora Adriana

    ResponderExcluir
  15. A super- heroina Lis
    Lis é uma super- heroína muito corajosa, ela adora viajar e se aventurar em várias floresta ela também pode voar. Sua cor favorita é preto e lilás ela adora pedras preciosas, sua favorita é safira ela tem cabelo preto com uma mecha loira e tem olhos verdes ela gosta de usar batom. Seus maiores inimigos são o Capitão Jack e a mulher de fogo. VANESSA

    ResponderExcluir
  16. Samurai vermelho:ele usa uma roupa de samurai, não usa super-poderes, seu sonho era sempre ser um samurai, treinou duro para ser um samurai, luta para salvar os cidadaõs e ele é do bem

    ResponderExcluir
  17. DELET VÍRUS


    MEU SUPER HERÓI TEM CABELOS PRETOS,TEM PELE CLARA,NO PEITO USA
    AS LETRAS D V QUE SIGNIFICA DELET VÍRUS. O SUPER PODERES SÃO VISÃO RAIO X PARA ENCONTRAR OS FOCOS DA DENGUE, UMA CAPA PARA SE DEFENDER DO MOSQUITO DA DENGUE E UMA SUPER RAQUETE PARA MATAR OS MOSQUITOS QUE
    SE APROSIMAREM DA PESSOAS INDEFESAS. ELE MORA NO SERTÃO DE AMAZONAS,TEM 18 ANOS E SE HOSPEDA EM UMA CASA AZUL
    BERNARDO

    ResponderExcluir
  18. Zafira
    Meu nome é zafira moro em uma pequena cidade do sul de Santa Catarina.
    Minha vida nunca foi muito fácil, cresci vendo pessoas morrendo de fome e sede, devido a irresponsabilidade e a ganância dos seres humanos que destruíram todos os recursos naturais, acabando com a água no planeta Terra.. Coma a escassez de água a violência aumentou muito na Terra, pois por uma copo de água pessoas se matam e guerreiam.
    Quando criança sonhava crescer e mudar tudo isso..
    Hoje não tenho super poderes, mas com minha vontade e a alegria de ver as minhas crianças felizes já me realizam.
    Se você quiser me conhecer será fácil me identificar estou sempre em meu bairro ajudando quem precisa. Sou loira, baixinha e muito magra. Estou sempre carregando alguma coisa para ajudar alguém.
    Para quem quiser me atingir pode acreditar, crio super força para me defender.


    Professora Adriana

    ResponderExcluir
  19. Meu super Jack Chan

    Ele ajuda as pessoas quando estão em perigo.
    Jack Chan é alto gordo, boca vermelha, olhos grandes e azuis

    aluno: Samuel.

    ResponderExcluir