Viagem de Estudo Balneário Camboriú

No último dia 16 de Abril os alunos do Ensino Médio Inovador da Escola de Educação Básica Silva Jardim realizaram uma viagem de estudo até a cidade de Balneário Camboriú. O itinerário contava com visita ao zoológico Cyro Gevaerd e ao Parque Unipraias, com intuito de conhecer, estudar e explorar a fauna e a flora da Mata Atlântica.
Partindo às seis horas da manhã da praça central da cidade, tivemos uma parada para o café e chegamos ao balneário mais conhecido do Estado pouco antes das dez horas da manhã. Ao chegarmos, nosso primeiro destino foi o zoológico. Lá conhecemos um pouco mais sobre a Anta, o animal que por sofrer muito preconceito diante da sociedade, estava em destaque no Zoo esse mês, assim recebemos o material intitulado “Minha amiga é uma Anta” com várias informações sobre o mamífero.
Após conhecermos o animal, os alunos se dividiram para dar início a sua pesquisa de campo. Eles puderam fotografar os animais e por meio das placas informativas obtiveram as informações necessárias para elaborarem suas fichas, material que posteriormente ficará disponível na biblioteca da escola para futuras pesquisas.
De lá seguimos até o complexo do parque Unipraias, almoçamos no restaurante “Vikigns”, que fica na estação Barra Sul de frente para o mar, dali podemos apreciar o vai e vem dos bondinhos. Após o almoço enquanto aguardávamos a hora de subir até a estação Mata Atlântica passeamos pelo molhe. O molhe da Barra é um atrativo de 452 metros de comprimento pavimentado em madeira. A forma de animais marinhos da região estampados no piso faz do molhe da Barra um lindo lugar. Além disso, ainda há um moderno sistema de paisagismo e uma vista maravilhosa de toda a orla e da cidade de Balneário.
As 14:00 horas embarcamos no bondinho. Muitos estavam apreensivos, com um certo receio de subir devido a altura, porém bastou contemplar a vista para o medo passar - na verdade na foi bem assim com minha amiga Charlene que passou todo o trajeto em um dilema entre mandar eu não falar nada e informar em que ponto estávamos, foi realmente muito difícil sabe o que fazer. Durante o trajeto, é possível ter vista panorâmica da Praia Central da cidade e da Praia de Laranjeiras, dois dos locais mais visitados por turistas, além disso, do bondinho é possível ter toda a vista da Mata pela qual o parque é rodeado, uma Reserva Particular de Patrimônio Natural, RPPN e que conta com uma área de 202 mil metros quadrados. O local, antes da instalação do parque, em 1999, era utilizado para a exploração de pedras. Ao todo, 47 bondinhos percorrem cerca de três quilômetros sobre a mata. No topo do Morro, na Estação Mata Atlântica, os alunos e professores puderam percorrer trilhas, guiados por duas Biólogas e também conhecer os mirantes.
No Parque Ambiental é possível também observar animais e árvores típicos de Mata Atlântica. Durante todo o passeio orientado pelas Guias, em paradas estratégicas, recebemos informações e orientações sobre todo o ecossistema da Mata Atlântica. Ao todo, são 500 metros de passarelas e trilhas em meio à mata. Entre as atrações do parque estão o Arvorismo, o Youhooo! e o Zip Rider, aventuras  radicais que alguns alunos, após o café da tarde resolveram encarar.Enquanto isso outro grupo permaneceu no mirante contemplando a paisagem. Antes de retornarmos, visitamos a estação laranjeiras e após algum tempo na fila conversando com alguns turistas uruguaios nos dirigimos ao ônibus para voltarmos para Alfredo Wagner.
Os alunos foram acompanhados pelas orientadoras de leitura e convivência, pelos professores de Biologia, Informática, Educação Física e Inglês e ao longo dessa semana estarão finalizando os trabalhos referentes à saída de campo.  Vale a pena registrar que conheci o lado cantora de Dona Eliziane que em minha vida também é conhecida como a mãe de minhas melhores amigas e nessa viagem pude perceber o quanto elas puxaram a ela, pois nos divertimos muitos, mostando inclusive o quanto somos poliglotas. =P


Postar um comentário

0 Comentários