No dia 22 de Março os alunos dos Ensino
Inovador da Escola de Educação Básica Silva Jardim realizaram uma viagem até
Florianópolis, o itinerário foi amplo e a viagem bastante proveitosa. Visitamos:
Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina MIS, RBS, A Catedral, o Museu Cruz e
Souza e ainda fomos ao cinema.
As visitas serviram para complementar os projetos realizados em
diversas matérias como: Língua
Portuguesa, Informática, Artes e Educação
Física.
Saímos da frente da escola as 7:00 da manhã, seguimos de ônibus até
Floripa e nossa primeira parada foi no MIS, Museu da Imagem e Som.
Catarinense, serviu como cenário para um filme que se passa no
século XIX. Ele filme resgata uma lenda
da serra sobre um tesouro escondido. Também pudemos conhecer os bastidores da
produção na exposição “Tesouros do Cinema” que reúne figurinos, objetos de cena
e making-of. Após o filme uma guia do museu nos explicou como funciona a
produção de um filme, desde a produção do roteiro até a edição e isso conseguiu
incutir nos alunos a curiosidade e também o interesse em saber como que ocorre
o processo de produção, já que deverão usar este conhecimento em breve em um
projeto já em desenvolvimento na escola.
Nossa agenda estava apertada e precisávamos nos apressar, já era a
hora do almoço e tínhamos que partir logo para a RBS. Paramos no shopping para
a refeição. Foi interessante ver o olhar de admiração em alguns dos alunos que
nunca tinham estado em um shopping daquele tamanho. Após o almoço fomos até a RBS
TV.
rede de TV do sul do Brasil. Lá
encontramos Laine Valgas, uma das figuras mais cativantes do Jornal do Almoço,
que fez questão de retornar até o estúdio quando soube de nossa visita. Foi
nesse estúdio que aconteceu o ápice de nossa viagem. Os alunos do 2º ano, acompanhados
pela professora Ana Paula Kretzer entrevistaram os âncoras do RBS Notícias –
Fabian Londero e Fabiana do Nascimento. Foi inexplicável a atenção e paciência deles
com os alunos respondendo a todas as perguntas de uma maneira cativante. Após a
entrevista conhecemos os estúdios da TVCOM e retornamos de ônibus até o centro.
imensa. A Praça da Matriz de Nossa
Senhora do Desterro sempre foi o centro da Vila do Desterro, depois cidade de
Florianópolis. A seus pés, nasceu a cidade. Foi o centro de onde se originaram,
irradiando-se para os lados e para os fundos, as primeiras ruas. Para o pequeno
povoado, o Largo da Matriz era o principal ponto de encontro, onde os
moradores, nas horas de ócio, discutiam seus problemas, comuns ou individuais.
Hoje continua sendo ponto de encontro dos moradores e visitantes. Acompanhados
pela professora Iliana Gamba conhecemos um pouco mais sobre a arquitetura e história
da catedral que é um ícone histórico da mais importante ilha de nosso estado. Saindo
de lá, atravessamos a rua e já estávamos em nosso penúltimo destino, o Museu
Cruz e Souza.
Desterro um prédio de três secções e dois pavimentos para ser
a nova "Casa de Governo". Durante mais de um século, o Palácio passou
por diversas modificações, até que na mudança republicana uma grande reforma
(1894–1898) foi realizada, adquirindo as características arquitetônicas
preservadas até o presente. Dentro do museu na parte de exposição fixa, fomos
acompanhadas por uma guia, que nos direcionava aos cômodos e ia nos contando as
histórias sobre fatos interessantes que já haviam ocorrido naqueles locais. Pudemos
conhecer um pouco mais da história do antigo Palácio e também algumas peças de mobília
que fazem parte da exposição; entre elas um piano que data do século XVIII. Na
andar térreo do museu apreciamos a exposição itinerante que contava um pouco da
história do Contestado através de suas obras. O Museu possui o nome de Cruz e Souza
em homenagem ao maior e melhor simbolista brasileiro, que nascera em
Florianópolis. Este apesar do sofrimento em virtude do racismo fez historia na
literatura nacional, tendo como característica principal de seus poemas que
transborda musicalidade.
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Os alunos não tiveram a oportunidade de estar em contato direto somente
com espaços históricos mas também espaços onde se encontram tecnologia de
ponta. Puderam relacionar conteúdos
estudados em Historia da Arte – A arte barroca na Europa, e conteúdos trabalhados
em Língua Portuguesa e em informática;’ assim
foi possível sair do imaginário para o real.conteúdos estudados em Historia da Arte – A arte barroca na Europa, e
conteúdos trabalhados em Língua Portuguesa e em informática;’ assim foi possível sair do imaginário para o real.
Esta viagem contribuiu para que novos olhares e avaliações fossem feitas; para que cada aluno
pudesse concluir seu conhecimento, tendo em vista que ninguém ensina nada a
ninguém. Somente a nossa capacidade de estar
comprometido e envolvido com a construção do próprio saber que é o
essencial.
1 Comentários
Pena que a TVCOM fechou, tinha um importante diálogo com a comunidade.
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