Bratislava - a vizinha menos famosa



Em minha coleção de países menos badalados, tenho a Eslováquia - que muitas vezes confundo com Eslovênia - mas que apesar de ser menos conhecida, não deixa nada a desejar se comparado com outros países da Europa. 

Confesso que quando eu pensava em Eslováquia era impossível não associar com o filme “O Albergue”,que colocou medo em muitos viajantes, após retratar as cenas de terror passadas por hospedes de um albergue em uma cidadezinha da Eslováquia, pertinho da Bratislava, que seria o meu destino. Mas muito longe do que vi no filme, encontrei uma Bratislava alegre e cheia de gente simpática. 

É impossível pensar em Eslováquia sem pensar na relação entre o país e o holocausto e a união soviética. A Eslováquia, como a conhecemos, é um país de formação recente, nascido de uma notável separação dos eslovacos de seus vizinhos tchecos. A antiga Tchecoslováquia fazia parte do regime socialista, mas saiu dele em 1989 em um processo pacífico chamado Revolução de Veludo e em 1992 sofreu uma divisão e dessa divisão surgiu Eslováquia e a vizinha República Tcheca. As marcas do comunismo e do nazismo ainda são muito evidentes nas ruas, seja pelos monumentos, placas contando histórias ou pela boca do povo que sempre conhece alguém que sofreu durante esses dois regimes. 

Bratislava, é a capital do país, e mesmo sendo a menos conhecida em relação às suas vizinhas Viena, Budapeste e Praga, é uma cidade aconchegante e com muito para entregar aos turistas.  A cidade ainda mantém uma sensação medieval e um ar de cidade pequena que é difícil de encontrar em outras capitais da Europa.  Além disso é uma das capitais mais baratas dessa região da Europa, você vai notar a diferença de forma ainda mais gritante se Viena for o seu próximo destino. 
Para você for conhecer a Bratislava você não precisa reservar muitos dias, eu fiquei dois dias e meio na cidade e foi o suficiente, para fazer tudo com calma.   A cidade tem um centro histórico muito pequeno e compacto.  É possível caminhar por suas principais ruas e ver seus principais atrativos a pé.  E aqui vai uma dica de milhões, quando você estiver andando por cidades da Europa, arrisque-se um pouco, ande pela ruelas da cidade, pois com certeza irá encontrar muita coisa legal e diferentes formas de cultura, fora do roteiro turístico básico. 



Quando eu estive por lá em 2019, eu tinha uma lista de atrações que queria conhecer e que com certeza, não dispensam uma visitinha quando vocês estiverem por lá: 

O Castelo de Bratislava:  Ele se localiza em cima de uma colina e tanto a vista que se tem a partir dele ou ao o ver de muitos pontos da cidade são espetaculares. Lembro que passeei pela margem oposta do rio e umas das imagens que mais me recordo quando penso na Bratislava é o reflexo do castelo nas águas azuis do Danúbio. 


UFOTower: um observatório em forma de Disco Voador que fica em uma das cabeceiras da ponte Most SNP, também conhecida como ponte do UFO. O curioso é que o ingresso dá direito a uma visita durante o dia e uma durante a noite. Além do observatório lá no alto também tem um café e um restaurante e a noite eu jantei por lá, de fato o ambiente é muito sofisticado e agradável, ideal para você degustar um bom vinho depois de desfrutar da culinária local. 

Catedral de St. Martin: onde foram coroados 11 reis – Mas confesso que na época, por estar vivendo na Europa eu não aguentava mais visitar igrejas, especialmente por estar morando na Irlanda. 


Hlavne Namestie: que é praticamente o coração da cidade. Eu diria que é a mais importante “praça “da cidade e circundada por diversas atrações como prédios históricos, museus – eu fui em uma exposição de animações e achei super interessante -, bons restaurante e monumentos famosos, como a estatua  Hlavné Square Cumil (The Watcher), que é retrata um operário saindo de um bueiro. Uns dizem que ele esta ali para olhar por baixo da saia das mulheres, outros já dizem que ele é um protesto ao comunismo, retratando como os trabalhadores do regime se comportavam.  


St. Michael's Gate: Como toda cidade medieval Bratislava também possuía muros e portões para proteger a cidade. Eles eram quatro no total, mas apenas um deles continua de pé, o Portão de São Miguel e lá também você irá encontrar o marco zera da cidade, onde você encontra a distancias para 29 cidades do mundo.  

Hviezdoslavovi Square: lá sempre terá alguma coisa interessante rolando e com certeza é o lugar certo para você comprar alguns souvenires. Se você estiver pela Bratislava no final do ano, também pode ir até a praça para prestigiar o mercado de natal, que é montado na praça. 

Blue Church Devín Castle: é uma igreja toda azul, que se mistura com o azul do céu e é tão bonitinha que parece um docinho, da até vontade de comer. Eu não sei da história da igreja e se é famosa apenas por ser fofinha, mas eu achei ela muito linda e peculiar! 

Gastronomia: Se você for pra Bratislava também precisa se experimentar a gastronomia local e lembro que a minha inserção foi através de um Bryndzové halušky nhoque de batata com molho de queijo de cabra e pedaços de bacon, divino. Para mim, a combinação, batata, bacon e queijo jamais pode dar errado e realmente não deu. Amei. Dentro da gastronomia, vale a pena experimentar também um vinho feito a partir do mel. O Vidiecka medovina é uma delícia e eu tomaria mais como um licor do que como um vinho, apesar de ele ter apenas 13,8% de álcool, ser mais fraquinho, sem dúvidas valeu muito a pena conhecer. 



Sad Janka Kráfa: que é um parque frequentado sobretudo pelos habitantes, que até tem uma praia artificial com areia e tudo. Eu cheguei nele depois de através a ponte do disco voador sobre o Rio Danubio a pé e confesso que o castelo visto de lá é ainda mais bonito visto de lá. 
 

É isso gente, Blava, como é carinhosamente chamada a cidade esta guardada em meu coração como uma cidade querida e que quem sabe no futuro eu até volte a visitar!

Postar um comentário

0 Comentários