Brasil Colônia, século
XVII:
Com
a fundação da vilas de Nossa
Senhora da Graça do Rio São Francisco (1658), Nossa Senhora do Desterro (1673)
e Santo Antônio dos Anjos da Laguna (1676) a Coroa Portuguesa estabeleceu uma
base econômica no litoral, e assim, passou a dispor de opções para a expansão
de novos territórios.
Brasil Colônia, século XVIII:
No planalto serrano, às margens
do Caminho das Tropas[1],
fazendas de criação de gado começaram a surgir. A primeira tentativa de criar
um povoado no planalto serrano da Capitania de São Paulo foi em 1766, comandada
por Antônio Correa Pinto. A fundação da vila de Nossa Senhora dos Prazeres das
Lagens ocorreu em 1771.
A partir da fundação da vila de Lages, formou-se uma importante
base econômica entre o litoral e o planalto: agricultura e pecuária,
respectivamente. Com a base econômica estabelecida, fazia-se importante abrir
uma estrada que ligasse Desterro à Lages.
Então,
o Governador da Capitania de Santa Catarina, ordenou, em 1776, que o Tenente
José Luiz Marinho, chefiando um grupo de desbravadores, iniciassem a abertura
de uma estrada em direção ao planalto. E assim o fez, desbravando pela primeira
vez o planalto serrano paulista.
Com
a invasão de Desterro pelos espanhóis em 1777, ficou ainda mais evidenciado a
importância da abertura e implantação de novas estradas que ligassem as vilas
do interior com as do litoral, não só mais por questões mercantis, mas também
por questões civis. Mas, devido ao falecimento do Tenente Marinho, as
explorações e a abertura da estrada foram paralisadas.
Somente
dez anos depois tratou-se de iniciar os trabalhos para reabertura da estrada.
Então, os Alferes Antônio José da Costa e Antonio Marques de Arzão ficaram
incumbidos de estudarem o terreno e refazerem a picada para a abertura da
estrada.
Em 1787, Antonio José da Costa refez o
trajeto, e mais tarde, Antonio Marques de Arzão foi incumbido de encurtar o
traçado marcado por Antonio José da Costa. Após esse minucioso trabalho, os
serviços iniciaram em 14 de Novembro de 1788 e foram concluídos em 6 de
Dezembro de 1790. O caminho aberto passava pelo Morro do Trombudo[2],
local onde a Capitania de Santa Catarina se limitava com a de São Paulo. Para
se chegar até a vila de Lages faltavam ainda cerca de 100 km.
O curso original da Estrada
Desterro-Lages partia de São José de Terra Firme, margeando o Rio Maruim,
passando por São Pedro de Alcântara e Angelina. Estendia-se da Boa Vista até o
Chapadão das Demoras, via Faxinal Preto. De lá, descia na Catuíra, passando
pelo Pinguirito, cruzando, então, a encosta do
Morro do Costão do Frade[3]. Esse local, sombrio e
úmido, tornava o tráfego muito difícil, sendo que constantemente as carroças
atolavam no barro. Assim, em 1792, a Coroa Portuguesa ordenou que Arzão
comandasse o calçamento daquele trecho. O trabalho foi executado com mão de
obra escrava. O resultado foram aproximadamente seis quilômetros de estrada calçada.
Ficou
interessado em conhecer mais sobre “O CAMINHO DE ARZÃO”? O descobrimento dos
Campos de Bom Retiro? Afinal, quem era Antonio Marques de Arzão? Saber mais
sobre a construção da CALÇADA DE PEDRAS? Ou sobre a Colônia Militar de Santa
Tereza, na Catuíra?
O
PROJETO tem como intuito, resgatar a trajetória de Antonio Marques de Arzão, de
Desterro à Lages, em especial o que cerca a construção da Calçada de Pedras,
datada do final do século XVIII. O projeto irá nos permitir conhecer e
compreender a importância daquela obra, tanto para o desenvolvimento de Bom Retiro,
como para o desenvolvimento do Planalto Serrano e por consequência, do Estado
de Santa Catarina.
Pode parecer estranho, mas a ideia do PROJETO
surgiu depois de vermos que atualmente, músicas sem conteúdo algum, prendem
mais a atenção de uma criança ou de um jovem do que a nossa
HISTÓRIA, nossa CULTURA. E saber que, em nossas escolas, nem se quer é citado a
rica história que nosso município traz ao longo desses 225 anos de
descobrimento e 93 anos de emancipação política.
O
projeto está engatinhando, onde pesquisas em mapas antigos, trabalhos
acadêmicos, livros, conversas e pesquisa de campo se fazem presente.
Mas
a cada dia a ideia ganha corpo e novas descobertas são encontradas, o que torna
ainda mais desafiador e incrível o processo de criação desse projeto.
por
Thiago Lins
[1] O chamado Caminho
das Tropas foi uma antiga via
terrestre que ligava Viamão, no Rio
Grande do Sul à Sorocaba, em São Paulo, passando por Santa Catarina e Paraná. Esse caminho foi aberto em 1732, por Cristóvão Pereira de Abreu.
[2] No
cume do Morro do Trombudo, no dia 12
de Abril de 1791, Antônio Marques de Arzão afixou um marco de madeira
delimitando os limites das Províncias de Santa Catarina e São Paulo.
[3] O Morro do Costão do Frade, fica
localizado na comunidade que leva o mesmo nome, e nele, é possível visualizar
uma rocha com uma formação muito interessante. Ela representa o formato de um
Frade. Ainda, durante o século XVIII, foi parada para descanso de Padres
Jesuítas, que se escondiam naquele local, transportando ouro e outros objetos
de valor.
MORRO DO TROMBUDO – Foto Dario Lins |
CALÇADA DE PEDRAS – Fotos Thiago Lins |
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