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A agenda era de extrema importância, pois envolvia
visitas a escolas públicas de Limerick, onde pudemos ver um pouco da estrutura
e conhecemos mais sobre o trabalho dos professores de lá, além de interagir com
as crianças. Nas escolas não eram permitidas fotos, então com a ajuda de um
relato escrito pela professora Andréia Rodrigues de Oliveira, autora do projeto
“Identidade, Arte e Literatura: uma parceria colorida”, vou contar um pouco
mais sobre essa experiência para vocês.
Visitamos
três escolas: Limerick School Project, Laurel Hill Coláiste e Catherine
McAuley.
Limerick School Project
A Limerick School Project é uma escola primária
multiconfessional que atende crianças de 6 a 12 anos, num total de 218
crianças.
A organização da escola é muito parecida com as das
nossas – pelo menos as de Santa Catarina. Uma sala de cada “série”, um
professor por sala, mais professores de suporte de aprendizagem e professores
assistentes para necessidades educacionais especiais.
Nessa escola encontramos muitos alunos imigrantes
ou filhos de imigrantes há pouco tempo no país. O que pode ser encarado também
como uma possibilidade muito grande de troca de cultura, que acho que na medida
do possível é explorada pelos professores. Existiam até mesmo alunos
brasileiros e foi a mãe de um desses alunos que foi nossa intérprete. Mas meu grupo tem que agradecer ao intérprete Arthur - professor de Belém, vencedor com o projeto "Festa solidária: leitura, escrita e intervenção na
comunidade" - que foi o grande responsável por toda a tradução.
As paredes da escola eram ornamentadas com muitos
trabalhos de alunos. Trabalhos lindos! Um desses trabalhos retratava algumas pessoas
inspiradoras do mundo, como Che Guevara, Mandela, Frida... bem massa!
Para garantir uma vaga, assim que as crianças
nascem elas já devem ir para a lista de espera, para garantirem uma vaga quando
chegarem a idade escolar.
Laurel Hill Coláiste FCJ
Laurel Hill Coláiste FCJ é uma Escola Secundária
Voluntária Católica para meninas, onde o irlandês é o meio de instrução. Sua
missão é proporcionar uma educação ampla e equilibrada, que promova o
desenvolvimento acadêmico, espiritual, pessoal e criativo de cada indivíduo, em
um ambiente respeitoso e solidário. Ela atende 409 meninas.
Sua visão para a escola é que seja um lugar onde:
- Os Valores cristãos são de suma importância;
- Um forte senso de comunidade prevalece;
- A autoestima de cada pessoa é realizada;
- Os estudantes são educados para uma cidadania
responsável;
- Respeito pelo meio ambiente é uma preocupação
primordial;
- A ética do trabalho duro é incentivada;
- A língua, o patrimônio e a cultura irlandeses são
promovidos;
- O objetivo da escola é cooperar com os pais na
promoção do desenvolvimento pleno e equilibrado de cada aluno.
A Laurel Hill Coláiste já foi classificada várias
vezes como a melhor escola da Irlanda pelo Sunday
Times Guide. Ela é conhecida por sua destreza acadêmica, com destaque nas
tabelas nacionais de classificação do Certificado de Conclusão e entrada de
terceiro nível, ficando no topo de todas as escolas públicas. Para entrar as
alunas prestam uma prova.
Como é de se
esperar de uma escola católica e com uma tradição tão grande, ela é bastante
tradicional, todas as meninas usavam uniforme – aquele com saia, camisa,
gravata, blusão, meia e sapato.
No ciclo Sênior, há matérias obrigatórias - Educação
Religiosa, Orientação Profissional, Educação Física, Irlandês, Inglês, Francês,
Matemática e Tecnologia da Informação - e opcionais - Física, Química,
Biologia, Economia, História, Geografia, Arte, Alemão, Espanhol, Música,
Negócios, Sociologia e Ciência.
Foi nessa escola que Dolores O'Riordan, estudou! –
Vocalista da banda The Cranberries - Dá para acreditar? Além de Dolores, a
Holly – coordenadora da parte internacional da MIC – também estudou lá.
Catherine
McAuley School
Escola
pública confessional (católica) que atende 191 crianças de 8 a 18 anos com
necessidades educacionais especiais, principalmente com Deficiência Leve de
Aprendizado (Q.I. entre 50 e 70).
O diretor, Sr. Greg, nos apresentou a escola
dizendo que a missão da escola era: Que as crianças fossem felizes lá e
preparadas para terem autonomia e independência dentro de suas especificidades,
possibilitando uma inclusão na sociedade, tendo acesso ao ensino, explorando
suas capacidades.
Podia-se notar muitos aquários na escola. Água, de
acordo com pesquisas, acalma as crianças.
Além do currículo, as crianças têm atividades
diferenciadas como Economia de Casa, Cabelo e Beleza e Marcenaria. Essas
atividades visam ajudar as crianças no desenvolvimento de atividades de vida
diárias, conforme Sr. Greg nos explicou.
As salas têm poucos alunos: 6 nas salas de autistas
e cerca de 8/10 nas outras salas. Havia sempre dois professores em sala.
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Depois do almoço fomos para uma rodada de palestras
na Mary I.
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As palestras no
MIC também foram muito legais. Conhecemos o Dr. Trevor O’ Brien -Palestra sobre
Educação para crianças e jovens com necessidades educacionais especiais - , Dr.
Finn Ó Murchú - Palestra sobre o Sistema Educacional Irlandês -, Dr. Ann
Higgins e M.Ed. Ruth Bourke - Palestra sobre o projeto TED – Transforming Education through Dialogue,
que é uma parceria da Mary Immaculate com escolas e outras instituições da
região que procura melhorar e aumentar os resultados educacionais através do
desbloqueio de potencial e inclusão social, ampliando oportunidades - e M.Ed.
Des Carswell - Palestra sobre contexto sócio-político educacional atual.
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No jantar
aconteceu a apresentação de um grupo de dança irlandesa, achamos bem
interessante e acho que não houve quem, mesmo sentado, que não tentou fazer
alguns passinhos. Rsrs
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Saindo dali,
fomos andando – com o Matheus de guia – até uma outra área cheia de pubs, a
ideia era entrar em um com música ao vivo, mas Lorena teve alguns tropeços pelo
caminho e acabamos não entrando no pub. O jeito foi pegar um táxi e voltar para
o alojamento, rindo muito de todas as histórias.
1 Comentários
absolutamente adoravel!
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