Nápoles, submundo da beleza e do caos



Visitar Nápoles nunca esteve em meus planos mas, como Pompeia estava no roteiro, Nápoles veio como um bônus e achei uma experiência legal. Apesar de não ter conhecido os maiores pontos turísticos da cidade, a visita me fez conhecer o seu povo e a maneira como o napolitano vive.
            Cheguei até a cidade de trem, por um caminho L-I-N-D-O entre as montanhas verdes e o mar Mediterrâneo. A única coisa que eu sabia da cidade é que lá que se inventou a pizza, a margherita – o que já era importante – pois é um dos sabores mais populares de toda a Itália, mas nem de longe passava a ideia de tudo o que a cidade representa.
Eu li em algum lugar que Nápoles é uma espécie de Rio de Janeiro italiana, pela mistura de beleza natural e caos. Ao invés de Pão de Açúcar, os napolitanos veem ao longe o Vesúvio; e, no lugar dos comandos dos morros, eles têm a Camorra, organização similar à Máfia siciliana. A princípio eu não entendi bem a referência, mas bastou eu sair da estação de trem para compreender.
Ela é uma das cidades mais antigas da Itália, já existia desde 2.000 a.C. A história explica o tecido urbano, o tecido social muito complexo e a riqueza artística impressionante. Lá, além do italiano, se fala o napolitano que é mais que um dialeto, é considerado um idioma, reconhecido pela UNESCO devido a sua complexidade estrutural. Apesar de toda essa riqueza histórica e cultural, a cidade é também um belo exemplo do caos. Ruas imundas, o trânsito incompreensível, milhões de vendedores de bolsas e tênis de marca – falsificados – pela rua, gente berrando, carros estacionados na contramão, em cima de calçadas, pessoas jogando água suja pela janela de seus apartamentos. Lá a vida pulsa descompassada, apesar de sua beleza cênica incontestável!
Eu estava com Kasia e Bogusia – as polonesas que conheci em Pompeia – e no caminho da estação até o hotel eu já tive essa amostra do caos da cidade. Minhas amigas polonesas estavam impressionadas, nunca tinham visto um trânsito daqueles – lembra muito o trânsito de Ciudad del Este. A bem da verdade, era assustador. O som das buzinas, os vendedores nos abordando, gente discutindo aos berros pela rua. Mas, segurei minha bolsa junto ao corpo e fui. No caminho, Bogusia queria que eu experimentasse um bolinho de arroz e queijo que ela tinha comido no dia anterior, comprado em uma barraquinha de rua. Como dizer não a minha anfitriã? Aceitei! Compramos um capuccino e fomos para o hotel. Lá comemos e Bogusia queria que eu conhecesse o Mercado de rua – outra experiência antropológica.
Pense na caricatura mais exagerada de italianos. Sim, falando alto e fazendo aquele gesto da Nair Bello com a mão. Bem carcamano. Pois é, todos os vendedores eram os mais caricatos possíveis. Ali eu de fato me senti na Itália. Artesanato, legumes, frutas, peixes, linguiça, morcilha, queijos, vinhos, produtos de higiene pessoal, roupa, crianças correndo e brincando, crianças roubando doces de barracas, carrinhos de comida, muitas pessoas e motos dividindo o espaço apertado e se movimentando. Se me permitem mais uma comparação, é a versão italiana da 25 de março, só que com ainda mais barulho e lixo.
Apesar do caos, o mercado é um festival de cores e minhas amigas polonesas se encantavam com toda aquela diversidade e qualidade das frutas e verduras. Me contaram que quando chegam na Polônia os produtos já não tem a mesma qualidade. Compramos tomates, clementinas, linguiças, queijos e vinhos. Vimos de longes um castelo bem bonito, fomos chacoteadas por algumas crianças, discutimos preço com donos de barracas – vale lembrar que a gente não falava italiano e eles não falavam inglês, foi engraçado –  e quase fomos atropeladas 3 vezes por uma italiana de cerca de 150 kg em cima de uma Bis furiosa. Loucura, loucura, loucura!
Voltei para o hotel particularmente realizada, pois foi de fato uma experiência única na Itália. Conheci alguns aspectos singulares de uma das culturas mais ricas do planeta. Foi a beleza junto ao caos.
No hotel abrimos nosso vinho de 1 euro, nosso salame e passamos horas conversando sobre os mais diversos assuntos. Segunda Guerra, Cinema, família, política... tudo isso em meio a muitas risadas por causa do nosso vocabulário limitado e da minha inaptidão com o polonês e delas com o português.
Eu havia passado o dia inteiro com elas, parte em Pompeia – onde visitamos as ruínas, igreja na parte nova da cidade e comemos uma pizza deliciosa por apenas 1,20 euros. A Bogusia cuidou de mim como uma mãezona, me deu frutas, água. Depois, em Nápoles, fez questão que eu conhecesse tudo o que elas gostaram no dia anterior. Ela disse que estava cuidando de mim como gostaria que as pessoas cuidassem da Kasia – que é superdivertida e comunicativa –  quando ela vai viajar. Ela era muito parecida com a minha vó gente, impossível eu não amar.

Quando deu a hora do meu trem, elas me levaram para a estação. Eu tenho certeza que Nápoles tem muito mais a oferecer do que a parte que eu vi. Sei que a cidade é linda, cheia de museus, história e uma cultura maravilhosa. Dessa vez, conheci apenas o caos, mas a cidade ficou mesmo marcada por ter sido nela que conheci duas das pessoas mais bacanas e de bom coração da viagem. Nápoles foi especial.















Postar um comentário

0 Comentários