O ANO - É DELA CAROL PEREIRA PRESTES A LANÇAR SEGUNDO LIVRO NO ANO

O ANO É DELA
CAROL PEREIRA PRESTES A LANÇAR SEGUNDO LIVRO NO ANO

Na última quinta-feira (19), Caroline Pereira, popularmente conhecida como Carol, realizou uma entrevista com a turma do 9ª4 da Escola de Educação Básica Silva Jardim, sobre seus livros. A entrevista foi organizada pelo professor Mario Sérgio Kalbuch e acompanhada pela professora Ana Paula Kretzer. O resultado da entrevista se tornou uma reportagem, esta escrita pelos alunos: Bruna Botelho, Thais Guckert Meinel e Bianca Forster.


Carol Pereira moradora de Alfredo Wagner, é extremamente apaixonada pelo povo e pela cultura da cidade, onde nasceu e foi criada. Até o fim do ano passado, ela trabalhava na E.E.B. Silva Jardim, como orientadora de Tecnologia Educacional. Ela trabalhou no Silva Jardim durante 8 anos, mesma escola onde estudou fazendo com que existisse um forte vínculo com a mesma.
O governo cortou verbas extinguindo seu cargo. Foi então que ela deixou a rede estadual e passou a trabalhar no município.
Ela conta que foram várias as inspirações para seu primeiro livro, “As aventuras de Eva Schneider”. Mas o que motivou a realmente criar o livro; ela conta na apresentação do mesmo:
“Nem tinha amanhecido. Eu estava sentada na varanda da casa da minha vó, esperando uma carona e comecei a pensar em várias coisas (...). Sobre o fato de morarmos numa cidade com lugares incríveis, com uma história rica que está se perdendo no tempo (...). Ali mesmo, ainda antes dos primeiros raios de sol iluminarem a paisagem, a Eva nasceu.”

Esse livro conta a história de Alfredo Wagner na visão de uma garota de 12 anos, Eva Schneider. Na história, ela veio da Alemanha para ficar com seus tios no antigo Barracão, onde vive muitas aventuras com seus amigos.
Essa obra foi motivo de orgulho para Carol e para a cidade, sem dúvidas foi muito bem recebido por todos. Ela conseguiu despertar nos moradores a vontade de aprender sobre a história de Alfredo Wagner, de um jeito diferente, mais divertido.
Agora ela lançará o seu segundo livro, “Conhecendo Alfredo Wagner”, que deve sair em dezembro desse ano. O que muitos não sabem é que ela passou quatro anos tentando lançar esse livro. Em meio a promessas não cumpridas e caminhos que não tiveram o resultado esperado ela passou quatro anos com o sonho de tornar seu livro real. A autora conta que “ considero esse meu primogênito, apesar de na verdade ele não ser o primeiro, porém, foi a partir dele que surgiu a inspiração e adquiri o conhecimento necessário para escrever Eva! Estou imensamente feliz por essa conquista. Convicta de que devemos persistir em nossos objetivos”.

Os dois livros da autora foram criados a partir de projetos que ela desenvolveu na Escola de Educação Básica Silva jardim. O primeiro “Conhecendo Alfredo Wagner” foi desenvolvido com os alunos do 2º ano do Ensino Médio Inovador em 2013 e o segundo “As aventuras de Eva Schneider” foi desenvolvido com os alunos dos Anos Iniciais em 2016. Os dois projetos são premiados pelo Professores do Brasil, um prêmio do MEC que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
A professora nos conta que: “recebi a informação sobre o prêmio com o projeto da Eva a pouco tempo, mas eu sempre acreditei que ele tinha muito potencial. Enquanto professora, acredito que quando se trabalha com o que faz parte da vida do aluno, sem dúvidas consegue-se uma ligação mais forte entre o educando e o conhecimento. Esse projeto rompeu os muros da escola, pois as famílias tiveram forte participação, a sociedade em geral se envolveu com o projeto. E por fim, com a ajuda da sociedade, das famílias, dos alunos, meu empenho e de meus amigos conseguimos lançar o livro, que hoje já vem sendo amplamente utilizado em outras escolas para ensinar sobre a nossa história e isso me deixa imensamente feliz e faz desse projeto algo muito importante. ”
Espera-se que o segundo livro seja tão bem recebido quanto o primeiro. Conhecendo Alfredo Wagner é um projeto incrível, e além disso, para Carol, ele é um símbolo de que, se a gente persistir no que queremos, tudo é possível.

- “Conhecer nosso lugar, nossos antepassados, é conhecer um pouco mais sobre nós mesmo. ”

Postar um comentário

0 Comentários