Em Santa Catarina tem aventura até debaixo d'agua - Ilha do Arvoredo

Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é formada pela Ilha da Galés , Calhau de São Pedro , Ilha Deserta e a Ilha do Arvoredo que dá nome e delimita o Sul da Reserva. A reserva é um importante centro de estudos científicos da fauna e flora marinha, além de criadouro natural de várias espécies de aves migratórias. É também considerada uma das melhores áreas para o mergulho ecológico no Brasil, pela grande biodiversidade de vida marinha existente no local.
Está localizada a 11 quilômetros ao Norte de Florianópolis  e margeia grande parte da cidade de Bombinhas. Aqui se encontram duas correntes oceânicas, a das Maldivas e a Brasileira. 
Arvoredo é abrigo natural para os navegadores em alto-mar. A ilha possui aproximadamente uma área de 17.800 hectares, e tem baías com águas calmas que protege dos ventos que sopram forte na região. A baía norte esconde do vento Sudeste, que chega a dar até medo no inverno. A baía do Capim, no sudoeste, abriga do vento Nordeste, que sopra bem mais no verão. Quando o clima fica ameaçador, todos os barcos que estão nas redondezas apontam a proa para o Arvoredo. Em dias de mau tempo, as tripulações das traineiras e barcos têm encontro marcado em suas águas protegidas.
O farol, com alcance de 24 milhas, serve como bússola. Arvoredo é ponto de referência para a navegação nos mares do sul. E é o melhor pesqueiro de toda a região. Mergulhadores, pescadores e navegantes idolatram a ilha do arvoredo. Pelo excelente abrigo, pelos momentos de paz e contemplação nas suas águas translúcidas.
Em alguns pontos de mergulho na Ilha do Arvoredo você pode alcançar visibilidade de 7 a 21 metros de acordo com a experiência do grupo. Devido a variedade de peixes (garoupas gigantes, badejos, tainhas, arraia…), tartarugas marinhas que sempre estão por lá e vem aumentando ano a ano, hoje é considerada o melhor ponto de mergulho do Sul do Brasil.  É a que possui os melhores abrigos para navegação, em sua parte sul está localizado o farol do Arvoredo, sob responsabilidade da Marinha do Brasil. Existem alguns naufrágios, sendo que um dos mais recentes é o Granada no Saco do Capim. Na Baía do Farol se encontram canhões de um antigo galeão. No Rancho Norte encontra-se os restos de outro naufrágio.

Postar um comentário

0 Comentários