O uniforme vermelho

Quando eu era pequena, aguardava com muita empolgação o dia 7 de setembro. Sempre queria marchar e ver aquela “banda” passar. Meu sonho era tocar prato e ter uma daquelas roupas vermelhas com cordinhas que as moças lindas da fanfarra usavam.
Se não desse para tocar na fanfarra – pois parecia algo que estava fora do meu alcance – eu poderia ser a baliza, já me sentiria feliz. Mas... Também nunca fui!
Eu cresci e saí da escola, mas o sonho de fazer parte da fanfarra e ter uma daquelas roupas vermelhas ainda estava vivo dentro de mim.
Quando comecei a trabalhar na escola, sempre ficava de olho na fanfarra. Ela funcionava com apoio da comunidade, de professores e ex-alunos.
Chegou então o ano de 2013 e meu amigo Diego assumiu o comando. Ele pretendia fazer uma revolução na fanfarra, mudar os toques, colocar umas dancinhas, enfim, fazer algo diferente e para minha alegria, pediu minha ajuda. Eu aceitei na hora! Parecia que finalmente eu iria realizar meu grande sonho.
Faz quatro anos que iniciamos nosso trabalho e a cada desfile da independência colhemos mais e mais frutos. Diego tem espírito nômade e já foi difundir suas ideias por outros locais. Hoje a minha grande parceira é a Charlene, que assim como eu sonhava em um dia integrar a fanfarra. Ela, Denize, Marciani, Vanessa... Toda essa geração marcada pela era da “roupa vermelha” realiza hoje seu sonho e é impossível não ver o brilho nos olhos de cada uma. Nossa oportunidade tardou, mas nosso destino era realizar esse sonho.
Neste ano estreamos nosso novo uniforme, aquele de “paquita” e nossa satisfação era indescritível.
Dos desejos de infância, só faltou tocar prato, mas eles não foram feitos para mim. Já o bumbão... Esse me escolheu! Ele mesmo, o preterido, mas foi amor à primeira batida.
Foi uma experiência mágica tocarmos nas escolas do interior esse ano. Os olhinhos daqueles pequeninos alunos da Lomba Alta vendo pela primeira vez a nossa “banda”, me lembraram o meu fascínio de criança. Os olhos dos nossos alunos também brilham e esse brilho é de orgulho! O orgulho em carregar o estandarte de nossa escola, a história de uma fanfarra que já marcou gerações e está presente desde os primórdios de nosso educandário.

O mesmo orgulho e gratidão com que escrevo essas palavras. Obrigada a todos que apostaram em nós e se dedicaram a fazer da nossa fanfarra esse espetáculo! Parabéns!







Postar um comentário

0 Comentários