Irlanda - Day 6 - Irlanda do Norte



No dia seguinte fomos até Belfast, conhecer a St Mary's University College.
Para quem não sabe, Belfast fica na Irlanda do Norte – cheguei ao meu décimo nono país!!!
Até o século passado, a Irlanda e a Irlanda do Norte eram o mesmo país. Porém, após alguns conflitos devido a questões religiosas, políticas e econômicas, os dois se tornaram países independentes. Além da disputa política, havia também a relação religiosa: os recém-chegados no país eram majoritariamente protestantes, enquanto os irlandeses seguiam o catolicismo. Como havia, assim, dois grupos de interesses opostos, os imigrantes britânicos decidiram se concentrar na região ao norte chamada Ulster para evitar conflitos.

O clima de hostilidade durou até o século passado, em 1920, quando o parlamento inglês criou duas regiões com autogoverno limitado na ilha: a de Ulster, ou Irlanda do Norte, com predomínio britânico e de protestantes, e a dos condados restantes, a Irlanda, com maioria católica.
Dois anos depois, a soberania da Irlanda aumentou, o que fez com que ela se tornasse ainda mais independente da Inglaterra. Foi aí que começaram a se acirrar as guerrilhas com grupos armados de ambos os lados, como o IRA (Exército Republicano Irlandês) e os movimentos unionistas.
Após uma série de atentados, em 1949, foi concedida autonomia ao território da Irlanda do Norte.  Mesmo assim, as disputas não finalizaram e, em 1972, ocorreu o mais famoso episódio de conflito: o “domingo sangrento”, cantado pelo U2 (Sunday Bloody Sunday).
Toda essa violência fez com que houvesse uma necessidade de um Tratado de Paz, assinado em 1994 por ambos os lados. Embora ainda exista um clima hostil entre os dois países, acredita-se que tenha diminuído consideravelmente. No dia seguinte no nosso citytour esse clima ficaria mais evidente, quando ficássemos frente a frente com o muro que ainda hoje separa católicos de protestantes.
Atualmente, os dois possuem bandeiras, hinos, sistema político e econômico diferentes – lá a moeda é a libra e não o euro como na Irlanda. A capital da Irlanda do Norte é Belfast, enquanto a da Irlanda é Dublin, que conheceríamos no dia seguinte.
Mas voltando a viagem até Belfast. Não resisti, fui o caminho todo dormindo. O ritmo de poucas horas de sono por dia estava cobrando seu preço, mas o pessoal disse que sentiu minha falta e da Elis, pois passamos por várias ovelhas. Rsrsrs
Após uma breve parada para o lanche, chegamos na Irlanda do Norte. É estranho pensar que tenho muitas lembranças de notícias que ouvia no Jornal Nacional quando criança sobre os conflitos da região e saber que agora eu estava lá, quando eu era criança esse local parecia literalmente em outro planeta, um lugar que eu nem imaginava que um dia poderia visitar.

Nosso primeiro compromisso na Irlanda do Norte era conhecer a St. Mary's que foi fundada em 1900, como a St. Mary's Training College , que se concentrou principalmente na formação de mulheres como professoras. E depois se uniu ao St. Joseph's Training College, muitas vezes chamado de Trench House, que foi criado para formar professores do sexo masculino. A fusão das duas faculdades aconteceu em 1985 e criou a instituição atual. Que hoje tem quase mil alunos.
A instituição oferece cursos nos níveis de graduação e pós-graduação para formação de professores, especialmente para um ethos católico, incluindo um PGCE para o Ensino Médio Irlandês. A faculdade diversificou suas ofertas há vários anos e agora oferece um diploma de bacharel em artes liberais também.

Fomos recepcionados por Peter Finn, o reitor da universidade, e fiquei encantada com ele logo de cara. É muito bonito ver a seriedade e dedicação com a qual a licenciatura é tratada na Irlanda. Ele nos contou que os melhores alunos das classes pensam em serem professores, o que dificilmente acontece no Brasil, e sabemos que isso se deve a uma série de fatores, entre eles a desvalorização que a profissão vem sofrendo há décadas no Brasil.

Ouvimos atentos a apresentação, conversamos um pouco sobre educação e as duas realidades. Almoçamos com o reitor e é claro que o cardápio era sanduíches! hahaha
Saindo da universidade, fomos para o museu do Titanic! Muita gente pode não ter conhecimento, mas o Titanic foi construído lá. Mas como os irlandeses costumam falar “Ele saiu daqui funcionando” uauha. O museu é um prédio imenso, do tamanho original do barco e lá dentro tem tudo, desde a sua construção, a mobília idêntica à que existia dentro do navio, até salas imensas projetando imagens do navio naufragado. É uma visita bem legal – quando voltei ao Brasil até mesmo reassisti o filme, que provavelmente tinha visto pela última vez na década de 90 e foi muito mais emocionante, não apenas por estar mais envolvida com o navio, mas também por estar mais madura para compreender aquela história de amor. Huauha

Eu e Kátia tiramos uma foto simulando que estávamos entrando no navio com nossas malas, pela imagem vocês podem imaginar em que área do navio nós íamos estar né? Huahua Resultado da chuva do dia anterior e da preguiça de lavar o cabelo quando chegamos no alojamento.... eu precisava arrumar minha mala, e acabei não lavando o cabelo.


O nosso hotel ficava do lado do museu e ele foi construído no mesmo estaleiro onde o barco havia sido projetado e construído. Preciso dizer que o hotel era um luxo só! Eu dividi quarto com a Daisy e aproveitei que chegamos antes para tomar banho, no banheiro que mais parecia um quarto de tão grande. Sobre os banheiros, em algumas conversas descobrimos que em alguns quartos tinha box, em outros banheira, em alguns nem um, nem outro, mas no nosso os dois! Hahaha a gente riu disso. Outra coisa que acho engraçada sobre o nosso quarto no hotel é que ele era o número 222, mas como a Daisy não sabia fazer duzentos e vinte e dois em inglês, ela só dizia “two two two”, “two two two”, era engraçado.

Após o banho e todos se estabelecerem nos quartos fomos gravar nosso vídeo para o documentário que Zaldo estava criando, no qual a gente deixou algumas mensagens sobre educação, sobre nossa experiência na Irlanda e também sobre o Prêmio Professores do Brasil. Após a gravação fomos jantar. – No final dos relatos deixo o link do documentário, para quem quiser assistir.

Belfast é uma cidade bem diferente de Limerick, ela lembra muito cidades da Inglaterra – sim, é claro que uma série de fatores evidenciam isso, até mesmo o fato da Irlanda do Norte fazer parte do Reino Unido, eu sei – lá tem até mesmo um mini Big Ben, que ficava bem em frente ao pub McHughs Bar, onde jantamos. Eu estava tão feliz nesse dia, fomos rindo durante toda nossa caminhada até o pub que não consigo relembrar das cenas sem abrir um sorriso, é como se ainda conseguisse sentir o vento gelado batendo no meu rosto.

Nosso hotel era tão imenso, que Lorena até mesmo se perdeu lá dentro e ficou para trás, reencontrando a gente somente mais tarde, já no pub.
Nessa fase da viagem já estávamos muito entrosados e esses momentos eram de pura diversão, ríamos sempre muito e conversamos muito também, sobre os mais diversos temas, dos mais simples aos mais complexos. Foi uma total troca de experiências e de conhecimentos, sem falar que aumentamos, e muito, nosso conhecimento sobre cervejas.

Na janta rimos mais um pouco e tomamos mais alguns litros de cerveja. Bom, eu não sei também como a gente se informava, mas descobrimos um pub chamado The Thirsty Goat - O bode sedento -, que diziam que era bem legal e depois da janta parte da turma foi pra lá: eu, Katia, Elis, Arthur, Graci, Rodrigo, Raquel, Luiza, Matheus, Holly, Breeda e mais um pessoal que foi chegando aos poucos . No local tinha uma banda tocando rock ao vivo e foi lá que nosso grupo eternizou a música que sempre que ouvimos nos faz lembrar da viagem “Don't Look Back In Anger”. Foi muito gostoso ficar no Bode sedento, cercada de gente bacana, cantando, acompanhando a banda. O pub já era bem diferente do nosso pub mais frequentado em Limerick, mais agitado, com mais gente jovem. Ah nostalgia esta enorme. Raquel até mesmo conseguiu interagir com alguns Irlandeses, um pouco antes de Holly nos chamar para ir até um bar no “Merchant Hotel”, super sofisticado, que ficava ali por perto, para a gente tomar caipirinha.

As pessoas dizem que brasileiro bebe bastante, mas a verdade é que nunca chegaremos aos pés dos europeus, que podem misturar absolutamente todo tipo de bebida destilada e não ficar bêbados. Aquela caipirinha foi o golpe final no meu fígado, que já estava pedindo para voltar ao Brasil, porém, tenho que admitir que os irlandeses aprenderam a fazer caipirinhas, mas não posso dizer o mesmo do drink que Elis escolheu, que me arrepia até hoje só de lembrar do gosto. Hahaha.

Voltamos a pé, conversando tranquilas pela rua. Chegando no hotel, Daisy já estava dormindo, então em completo e absoluto silêncio me deitei em minha cama e logo peguei no sono, porém alguns minutos depois Regina e Luiza bateram em nossa porta. Eu acordei um pouco confusa, enquanto Daisy me cutucava, olhei para o lado e não entendia o que uma pessoa estava fazendo na minha cama, levei o maior susto e quase morri do coração. Na verdade nós não estávamos na mesma cama, mas as camas estavam bastante próximas. Nós rimos muito disso depois, pois de fato eu não entendia o que estava acontecendo.

O último dia completo da viagem estava se aproximando.



Postar um comentário

2 Comentários