Irlanda - Day 5 - Um dia típico Irlandês




Uma hora ou outra o sono seria obrigado a chegar, afinal, tínhamos dias cheios de programação e a noite ainda íamos que bater ponto no nosso pub preferido. Tínhamos mais uma vez
uma agenda repleta de passeios, iniciando por uma missa em um mosteiro, que é também uma escola para meninos. O lugar era espetacular, uma construção medieval, com séculos de existência.
                Glenstal Abbey, localizada em Murroe, condado de Limerick. A abadia está localizada em Glenstal Castle e, ao lado dele, um castelo normando construído pela família Barrington. O mosteiro dirige uma escola secundária de internato para todos os meninos em sua área, a Glenstal Abbey School , que abriga aproximadamente duzentos estudantes.


                A programação do dia começou com uma missa na abadia, que era serena, e o silencio da igreja só aumentava meu sono. Eu a acompanhava, até que cochilei de pé. Sim, isso mesmo que você está lendo, eu simplesmente cochilei de pé e quase caí. No meio da queda acordei e me sentei no banco, fazendo um grande barulho. Tentei disfarçar, mas os que já tinham notado minhas cochiladas perceberam do que aquilo estava se tratando. Por outro lado, para os que conseguiram acompanhar a missa, foi uma experiência impressionante ouvir a sonoridade lírica dos cantos gregorianos entoados, em latim e em inglês, pelo coral - também composto só de meninos -, bem como escutar a homilia, em que o padre que presidia a celebração comparava a palavra de Deus com um presente dado aos fiéis, mas que muitos mantinham “dentro da embalagem”. Outro dado interessante era que os alunos da escola que acompanhavam a missa, meninos mais ou menos entre 12 e 16 anos, não pareciam tão interessados na cerimônia quanto os adultos presentes; enquanto estes, sisudos e contritos, mantinham os olhos voltados para o altar, aqueles se distraíam com qualquer movimentação, e sempre olhavam ao redor, parecendo procurar alguma coisa, ou talvez interessados em saber quem eram as pessoas atípicas daquele grupo miscigenado que nós éramos. 
Durante toda a nossa estadia na Irlanda esse foi o único dia de chuva, o que não é muito comum por lá, pois geralmente o comum são dias cinzentos e com uma garoa constante. Inclusive quando chegávamos nos lugares todos diziam “Muito obrigado, vocês trouxeram o sol junto com vocês”. A gente estava se achando, até que, no dia que mais precisávamos do sol, ele resolveu não aparecer.

Do mosteiro seguimos para Clare e nosso almoço era em Lahinch. Que é uma pequena cidade na Baía de Liscannor, na costa noroeste do Condado de Clare, na Irlanda. A cidade tornou-se um popular local para o surf. Após o almoço fomos passear pela praia e foi uma experiência um pouco diferente para nós que estamos acostumados a frequentar a praia em dias de sol e calor, mas mesmo com chuva e frio o local estava lotado, muita gente surfando e também brincando na areia.


Foi muito legal ver a empolgação de alguns colegas que ainda não conheciam o mar. Temos alguns vídeos divertidos de nossa ida até a praia. Lembro com muita saudade de assistir à reação dos colegas. A alegria era certa em qualquer passeio.

De lá seguimos para o local que talvez seja o principal ponto turístico da Irlanda: os Cliffs Of Moher. Sabe aquelas fotos de expectativa versus realidade? Pois é, foi exatamente o que aconteceu nesse momento. Eu particularmente esperava muito da visita, pois já tinha visto inúmeras imagens do local, que parecia surreal de tão lindo, mas chegando lá não dava de enxergar nem dois metros à nossa frente.


Para subirmos, compramos algumas capas de chuva e fomos debaixo d’água, mas, apesar do tempo que não colaborava, foi divertido. É uma pena que não tenha dado para ter uma boa visão lá de cima. Nem as fotos tampouco os vídeos ficaram bons, hora pela chuva que embaçava a lente, ora pelo vento que fazia nossas capas voares e pela combinação de tudo isso que era o anuncio certo de que não teríamos nenhum bom registro fotográfico – Hahaha. Mas apesar da falta de imagens, podemos guardar na memória todas as risadas que a gente deu até lá em cima.

Na volta paramos em uma loja para comprar algumas lembranças e nos esquentar, enquanto algumas pessoas já aguardavam no ônibus, e também onde o nosso motorista tocava gaita, no mais alto estilo irlandês.

Saindo de lá ainda paramos em uma local, que não temos muita certeza, mas que parecia de origem celta, com alguns laços fixados nas árvores e também algumas mensagens. Não entendemos direito e como a chuva estava muito forte e o frio também começava a ficar mais intenso, voltamos ao ônibus para ir a um dos passeios mais esperados da viagem, o banquete no castelo.


Eu não posso negar que estava muito empolgada com essa atração, pois sempre quis participar de algo assim. Bem, ele não foi exatamente como eu pensei; na verdade, não aconteceu dentro do castelo e sim em um anexo, mas me diverti com a dança, a música, com a comida e o vinho servido lá. Deu para entrar no clima medieval. Junto ao castelo ainda existia toda uma vila no estilo Irlandês da idade média, com telhado de palha e as construções típicas daquela época – eu acho que era essa a vila que o motorista do ônibus queria me mostrar no dia anterior. O Rodrigo até mesmo subiu no palco para dançar, acompanhando uma irlandesa. Me emociono até hoje quando ouço “Isle of Hope, Isle of Tears”. Alguns professores acharam que esse é um típico programa “pega turista”, e eu concordo, mas gostei.



Apesar de ser um dia cheio, como seria a nossa última noite em Limerick, nós não podíamos deixar de comparecer ao Dolans, nosso pub preferido da cidade. Não posso também finalizar os relatos sobre o pub sem mencionar o senhor que ficou apaixonado pela Raquel. O jovem de cerca de 80 anos, sempre que a via se abria em sorrisos e vinha para nossa mesa conversar, a gente acha que ele era o dono do bar, mas o miserável não nos pagou nem um pint. uhahuauha
Mesmo hoje, cinco meses após a viagem eu ainda me sinto encantada por Limerick, pela MIC e por tudo o que vivi nesses dias que passei lá. Certamente, dentro do meu coração existe uma vontade forte de voltar lá e criar mais algumas saudosas memórias.




Postar um comentário

0 Comentários