Suspiros por Veneza



Veneza é como um labirinto, formado não só pelos seus inúmeros canais, mas também pelas suas centenas de ruas estreitas que seguem por entre edifícios, praças e pontes – mais de 400. Estar aqui é como um sonho.
Acho que amei Veneza no momento que vi Helena e Atílio se apaixonando aqui nessa cidade, ao som de “Per amore”, na novela Por amor de 1997 – sim eu tinha 10 anos. Tudo era tão perfeito que nem parecia real.
 Pois bem, é tudo absolutamente real, a cor da água, do céu, os pombos, as gondolas e seus gondoleiros...
O início da história da cidade começou em 421, construída em cima de 177 ilhas de uma lagoa, a cidade cresceu e se fortaleceu economicamente. A posição estratégica no mar Adriático garantiu que os navios, usados tanto para o comércio quanto para fins militares, a tornassem rica e poderosa. Era em Veneza que acontecia o comércio entre o Ocidente e o Oriente, muito antes da América sonhar em ser descoberta. Com a descoberta de novas rotas comerciais a economia da cidade enfraqueceu, houve o período bizantino, depois a era napoleônica, a cidade passa por todas elas e chega aos dias de hoje, recebendo mais de 10 milhões de turistas por ano.
Veneza sem dúvidas está entre as cidades mais lindas do mundo e provavelmente seja a mais romântica. Por onde quer que se vá se enxerga casais apaixonados, andando de braços dados, degustando vinho nos restaurantes, fazendo juras de amor pelos canais. Aqui se respira romantismo. Não é o melhor lugar para quem está sozinha, mas essa solidão também tem seu lado positivo.
Posso sair andando pelas ruelas, sem rumo e me permito sonhar acordada e imaginar outros tempos em que Veneza era ainda mais gloriosa e monumental. Tempos em que os palácios se enchiam de gala para receber bailes de máscaras e amantes trocavam promessas de amor no escuro. As máscaras ainda existem, aos montes nas banquinhas para turistas e música fica por conta das orquestras dos restaurantes da praça San Marco.
Quantos suspiros por Veneza. Essa cidade mágica, de cultura riquíssima e beleza cênica ímpar. E quem disse que eu não estou apaixonada? To sim, por esse lugar.

Postar um comentário

0 Comentários